A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) é uma agência especializada das Nações Unidas. Busca somar esforços com o governo brasileiro e com a sociedade civil em torno de objetivos comuns para o desenvolvimento do país, alinhados aos objetivos estabelecidos pelos Estados-membros da UNESCO e das Nações Unidas.

A Unesco acredita que o acesso à informação e a compreensão dos fatos são fundamentais para que as mudanças sociais ocorram. Não basta agir, mas mostrar como agiu e quais foram as conseqüências dessa ação. A ampla divulgação de estudos e documentos sempre foi considerada fundamental para a Organização, como uma forma de atuar e de se posicionar em seu trabalho pela paz entre os povos.

Assim, em 2016 foi oficializada a parceria com a Unesco, que apoiou a Faculdade de Ciências da Saúde e o Lab ECoS. Porém, anterior à isso, as instituições idealizaram a comunicação em saúde para todos, por meio do projeto Rádio Web Saúde, que teve a participação de Dyego Ramos, à época, graduando em Saúde Coletiva e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).  A Unesco também apoiou o trabalho de tradução em libras, do Laboratório, que foi afirmado pela produção e tradução de material audiovisual da Unesco, para trabalhar com jovens e gênero. 

Dyego contribui sobre como foi a experiência:

Entrei para o projeto a convite da professora Valéria Mendonça. Projeto Rádio Web Saúde, Um projeto de extensão desenvolvido por estudantes de saúde coletiva na área de comunicação em saúde. Enquanto graduando de saúde coletiva e intérprete de língua brasileira de sinais – LIBRAS , promovíamos a acessibilidade na web para pessoas surdas ou com alguma limitação auditiva. Foi um privilégio compor a equipe e dialogar como serviços de saúde de forma equânime!

plante um livro

O projeto “O SUS que não se vê na mídia”, são fotos de Karina Zambrana e Radilson Carlos Gomes, em pôsteres na FS que apresentam a invisibilidade de situações que não são expostas nos noticiários televisivos. A exposição foi uma das ações do IV Encontro Internacional de Comunicação em Saúde, preconizado pelo Lab ECoS. O apoio da Unesco continuou com relação ao projeto de coleta de livros, também da Faculdade de Ciências da Saúde. 

 

Por: Carolina Magalhães