COVID

CIÊNCIA CIDADÃ


O projeto “Ciência Cidadã: ouvindo e falando sobre o cotidiano de comunicação de risco. O que nos diz a experiência de isolamento social nos tempos de covid-19?”, coordenado pela professora Muna Muhammad Odeh, do Departamento de Saúde Coletiva, foi aprovado na chamada pública realizada pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), Decanato de Extensão (DEX) e pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à Covid-19 (CPIE) da Universidade de Brasília.

Em entrevista exclusiva ao Café História, o historiador peruano Marcos Cueto, editor científico da Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, da Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), nos explica sobre a ciência cidadã.

PLANO DE COMUNICAÇÃO DE RISCO


Tenha acesso ao Plano de Comunicação de Risco clicando no link abaixo.

SAÚDE MENTAL E COVID-19 NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO


Já se consolidaram a primeira e a segunda etapa, que tiveram como objetivo ouvir as falas de estudantes da Universidade de Brasília (UnB), sobre suas experiências vivenciadas neste momento de isolamento social, buscando compreender como estão lidando com suas emoções, com o medo, suas incertezas, mas também escutar sobre a descoberta de novas emoções como a SOLIDARIEDADE e a capacidade de RESILIÊNCIA.

Na terceira etapa vamos encaminhar esse informe interno para os estudantes coautores, contendo os dados quantitativos e qualitativos, e as categorizações que foram feitas com base nas respostas obtidas nas as primeiras etapas.

QUALIDADE DA INFORMAÇÃO


Na literatura, os autores ainda não chegaram a um consenso sobre o que é qualidade da informação, mas geralmente o que encontramos são os critérios de qualidade da informação e as técnicas aplicadas aos processos de avaliação da qualidade. Afinal, a qualidade da informação é um dos mais importantes aspectos a serem considerados, pois se trata de um dos elementos fundamentais e que precisam ser considerados, já que informações insuficientes ou insatisfatórias podem ter consequências graves para os indivíduos, famílias e comunidades.

A agência Health Information Technology Institute – HITI (acesse aqui) adota oito critérios sobre a qualidade da informação em saúde. Alguns deles são a Credibilidade e o Conteúdo, além das Fontes e muito mais. Quer saber mais sobre a qualidade da informação em saúde? Então visite nosso Plano de Comunicação de Risco.
Aqui, você também vai conhecer o que estamos pesquisando sobre Fake News em parceria com o Projeto SOS Imprensa, da Faculdade de Comunicação da UnB.

Esta pesquisa é monitorada pela mestranda em Saúde Coletiva, Luana Dias.

LIVES TEMÁTICAS


O Ecos preparou lives com diferentes temas. Acesse abaixo todos os conteúdos preparados especialmente pelo labotatório para as lives temáticas.

SOLIDARIEDADE ÉTICA E CRÍTICA


Quando decidimos ampliar as atividades do LabECoS, em parceria com a disciplina de Saúde Mental em Saúde Coletiva e de Políticas Públicas de Saúde, imaginamos que o tema solidariedade não poderia se limitar a atos de caridade, compaixão, fraternidade ou filantropia.

TRADUÇÃO DO CONHECIMENTO


A tradução do conhecimento surgiu da necessidade de preencher lacunas entre as evidências das pesquisas e as tomadas de decisões voltadas para as práticas e políticas de saúde. Tem como objetivo, estreitar essas lacunas a partir de estratégias que maximizem o impacto dos esforços de pesquisa.

As iniciativas de tradução do conhecimento, buscam reduzir as barreiras existentes entre a comunicação utilizada entre a comunidade, profissionais da saúde, gestores e instituições acadêmica.

O processo de tradução do conhecimento é formado pela interpretação do conhecimento, a contextualização e a adaptação que devem ser passadas para os envolvidos de ações de gestão da informação, da melhor maneira que seja compreendida pelas pessoas envolvidas.

Esta pesquisa é monitorada pela Profa. Me. Natália Fernandes

+55 61 31071820

                    Visite nossas redes sociais

ecos@unb.br
Campus Darcy Ribeiro – Gleba FS/FM
Sala CT 77/12, Asa Norte
70.910-900 | Brasília/DF – Brasil

+55 61 31071820

ecos@unb.br Campus Darcy Ribeiro – Gleba FS/FM Sala CT 77/12, Asa Norte 70.910-900 | Brasília/DF – Brasil

                    Visite nossas redes sociais