Gema   A partir desta sexta-feira, 6, o Grupo de Estudos Qualitativos e Métodos Mistos em Saúde (Gema) dá início às reuniões entre estudantes de iniciação científica, pós-graduação, professores(as) e pesquisadores(as). Os encontros serão realizados nas tardes de sexta-feira em Brasília. A proposta é desenvolver estratégias de aprendizagem colaborativa para a ampliar a compreensão de abordagens epistemológicas.

  Coordenado pelas professoras Valéria Mendonça e Fátima Sousa, o Gema proporcionará sessões de leitura; comunicação oral; estudos de caso; exposições temáticas dialogadas com participação de convidados nacionais e internacionais; análises coletivas; discussões epistemológicas e metodológicas; além de cursos de aperfeiçoamento e atualizações. Para facilitar o processo de aprendizado, a tecnologia será uma aliada, assim, também ocorrerão sessões virtuais ou por vídeo/ webconferência.

  As professoras destacam que é preciso retribuir a confiança e os recursos investidos, divulgando os resultados para além das estantes físicas ou virtuais, por meio da tradução do conhecimento e da própria comunicação científica. “Esse empenho é fundamental para fortalecer as pesquisas frente aos desafios da saúde no Brasil e no mundo. A motivação do Grupo é exercitar a generosidade do compartilhamento afetuoso, respeitoso e ético dos diversos saberes expressos ao Gema pelas dimensões filosóficas da ontologia, axiologia, epistemologia, metodologia e retórica”.

As sessões serão amplamente divulgadas e abertas aos interessados(as). As sugestões bibliográficas e videográficas serão produzidas  em grupo. As primeiras apresentações serão voltadas ao estado da arte de cada pesquisa dos integrantes do Grupo, com total de dez reuniões por semestre. As reuniões serão realizadas em Brasília, na Faculdade de Ciências da Saúde/ UnB, no Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp) ou, inclusive, em algum café da cidade.

_____________________________________________________________________________________

Por: Carolina Magalhães

Fonte: Gema

Contribuição: Ádria Albarado

Gostaria de receber nossos boletins? Inscreva-se aqui. 

instagram youtube