Parceria com DIVISA/DF
A parceria entre o Laboratório ECoS e a Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA), que compõe a Superintendência de Vigilância Sanitária (SVS), se firma desde fevereiro de 2018. Na época, o Diretor da instituição, Manoel Silva Neto recebeu nossa equipe e enfatizou a importância da Vigilância Sanitária para a saúde pública e coletiva, e que, por isso, deveria ser inserida de forma mais robusta ao currículo das graduações em saúde.
A DIVISA também participou da 5ª edição do Encontro Internacional de Comunicação e Saúde, do ECoS, em março de 2018. A temática referente à comunicação de Risco no DF foi apresentada por Fabiana Mendes, da Gerência de Risco em Serviços de Saúde, da (GERIS/ DIVISA/SES/DF).
Desde maio do mesmo ano, também foi inaugurado como fruto dessa parceria, o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Vigilância Sanitária do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (GEPE-VISA/NESP/Ceam/UnB).
A DIVISA, que faz parte da Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), passou a receber o apoio do Laboratório ECoS no sentido de traduzir conhecimento e compartilhar saberes em saúde, uma das frentes do nosso Lab. Até agora, foram realizadas produções audiovisuais, de folders, além do apoio na edição dos boletins da instituição.
Ocorreu, ainda, o grupo de estudos sobre o processo de trabalho da VISA e para que o planejamento em saúde seja efetivado, com o farmacêutico e coordenador do Comitê Gestor da Qualidade em VISA, Nelson Frick.
E assim, em outubro, foi realizado o 1º Seminário de Gestão da Qualidade em VISA do DF, no qual foi lançada oficialmente a Política da Qualidade em Vigilância Sanitária-DF.
É fundamental o contato de estudantes e pesquisadores da saúde com a Vigilância Sanitária, já que a mesma pode alcançar todos os cursos e sub-temas da saúde. Além disso, a VISA compõem o Sistema Único de Saúde e realiza ações a fim de fortalecê-lo, quando orienta, propõe e fiscaliza uma série de produtos, medicamentos e estabelecimentos utilizados por todos nós, cotidianamente. Busca fornecer um consumo seguro para a população, reduzindo e eliminando riscos, informando-a e promovendo saúde.
Por: Carolina Magalhães