27ª edição - 26 de fevereiro de 2018

 

PARCERIA: DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO DF

Na última quarta, 21 de fevereiro, a equipe do Laboratório ECOS se encontrou com representantes das gerências da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA), que compõe a Superintendência de Vigilância Sanitária (SVS), que por sua vez atua na Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). O Diretor da instituição, Manoel Silva Neto recebeu a equipe e enfatizou a importância da Vigilância Sanitária para a saúde pública e coletiva, especialmente no sentido de aderir a temática de forma mais robusta e obrigatória ao currículo das graduações em saúde. Na ocasião foram apresentados os processos de trabalho das equipes da DIVISA, como da gerência de alimentos (GEALI) e de risco (GERIS). Para além disso, foi citado o Plano de Trabalho de Comunicação da instituição, o qual é o foco da parceria com o Laboratório ECOS e com o Centro de Tecnologias Educacionais Interativas em Saúde (CENTEIAS), ambos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB). Rosa Nancy responsável pela área de comunicação da DIVISA, explicou que o plano tem a vertente interna e externa de atuação, com eixos a serem modificados como o da intranet, do site e do boletim. Este último já vem sendo formulado e divulgado. Ao final do encontro o Laboratório ECOS apresentou sua forma de atuação, bem como seus projetos, por meio de vídeo produzido pela Rádio Web Saúde. No site da Rádio Web Saúde foi divulgada uma curta produção audiovisual sobre a temática, confira.   
 


 

PARTNERSHIP: HEALTH SURVEILLANCE DIRECTORY - CURRENCY

On the last Wednesday, February 21, the team of the ECOS Laboratory met with representatives of the Sanitary Surveillance Directorate (DIVISA), which compose the Sanitary Surveillance Superintendency (SVS), which in turn works in the State Health Department of the Federal District (SES / DF). The Director of the institution, Manoel Silva Neto received the team and emphasized the importance of Health Surveillance for public and collective health, especially in the sense of adhering to the theme in a more robust and mandatory way to the curriculum of health graduations. At the time, the work processes of the teams of the DIVISA, as well as the food management (GEALI) and risk management (GERIS) were presented. In addition, the Institution's Communication Work Plan was cited, which is the focus of the partnership with the ECOS Laboratory and the Center for Interactive Educational Technologies in Health (CENTEIAS), both of the Faculty of Health Sciences of the University of Brasília (FS / UnB). Rosa Nancy responsible for the communication area of ​​DIVISA, explained that the plan has the internal and external strand of action, with axes to be modified such as the intranet, the website and the bulletin. The latter has already been formulated and disseminated. At the end of the meeting the ECOS Laboratory presented its way of acting, as well as its projects, through video produced by Radio Web Saúde. On the website of Radio Web Health, a short audiovisual production on the theme was announced, check it out.

 


NOTÍCIAS


V COMSAÚDE


O Laboratório ECOS tem o prazer de convidar todas e todos para a quinta edição do CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE, o V COMSAÚDE. O encontro será entre os dias 26 e 28 de março, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB). O tema desse ano é A COMUNICAÇÃO DE RISCO NO SETOR SAÚDE.
A programação inclui mostra de vídeos, apresentação de trabalhos científicos e mesas de debate. O evento contará com a presença do professor  Santosh Vijaykumar do Departamento de Psicologia da Universidade Northumbria, Reino Unido, que abordará  a Comunicação do Risco nas Redes Sociais.
Também serão apresentados os Componentes 2 e 3 do projeto integrado ArboControl. O primeiro, coordenado pelo prof. Jonas Lotufo Brant do Departamento de Saúde Coletiva FS/UnB é referente às Novas Tecnologias em Saúde, terá seus resultados preliminares apresentados e o segundo é referente à Educação, Informação e Comunicação para o controle do vetor.
Na programação terá um momento reservado para compartilhar as experiências, com a presença confirmada de  Niurka González, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana, Cuba, que vai explanar sobre a Comunicação de Risco em Cuba.  

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste formulário. Os participantes que desejarem apresentar algum trabalho da temática, poderão encaminhar estudos e experiências nas modalidades de Comunicação Oral Curta ou Resumo Expandido, os quais serão publicados nos anais do congresso. As orientações para submissão são as mesmas para as duas modalidades e a partir disso, a comissão de organização do V COMSAÚDE vai definir qual será a melhor forma de apresentação no encontro. Alguns subtemas são: experiências de comunicação no SUS; redes sociais e saúde; e educação on line em saúde. A submissão de trabalhos pode ser feita até o dia 02 de março, aqui. 
 


LESBOCENSO

A fim de tornar público os trabalhos e as iniciativas relativas à Comunicação e promoção da Saúde, bem como, à promoção da saúde de todas as mulheres, o Laboratório ECOS divulga o LESBOCENSO, formulado pela Associação Lésbica Feminista do DF -  Coturno de Vênus.  Assim, a fim de dar continuidade à luta pela visibilidade lésbica, foi desenvolvido pelo grupo um formulário anônimo para quantificar e mapear mulheres lésbicas de diferentes gerações, raças e etnias, corporalidades e classes sociais, que residam no Distrito Federal e Entorno. A Associação Coturno de Vênus é uma organização não governamental, com diretoria não hierárquica, composta por ativistas lésbicas e feministas, fundamentadas no anti-racismo, na anti-LGBTfobia, na anti-gordofobia, focadas em potencializar o respeito e a autonomia das mulheres, bem como na promoção da visibilidade lésbica. A Coturno de Vênus vai coletar informações entre fevereiro e abril de 2018, para consolidar dados sobre “quem somos, onde estamos e quais nossas principais demandas para reivindicação de políticas públicas”, com relação ao grupo de mulheres homossexuais. Em caso de dúvidas, contribuições e sugestões, entre em contato: coturnodevenus@gmail.com. O Lesbocenso está disponível aqui. Participe!
Fonte: Coturno de Vênus

 


EDITAIS

 
7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ)

A sétima edição do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa será realizada em Fortaleza, de 10 a 13 de julho. A pretensão da própria organização do evento é que se mantenham os indicadores de sucesso de cada nova edição, incentivando a submissão de artigos científicos que foquem diversos campos de aplicação na Investigação Qualitativa, desde a Educação à Saúde, Ciências Sociais, Engenharia e Tecnologia, entre outras, bem como uma visão transversal e holística, com a abordagem de diversas temáticas e dimensões da investigação. As inscrições podem ser realizadas até 30 de abril, sendo que algumas temáticas para submissão de trabalhos são: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos e Investigação Qualitativa em Contexto Web. Os textos devem ser escritos em português ou espanhol e os artigos aceitos pela Comissão Científica serão publicados nas Atas do Congresso. O prazo para submissão de artigos foi prorrogado para o dia 7 de Março e para submissão de vídeos, 27 de maio. Leia mais.


 

VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde

O VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde será realizado em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil de 04 a 07 de setembro de 2018. A intenção é de fortalecer a identidade e as redes de colaboração ibero-americanas. Esse é o tema central do Congresso. Por isso, sua logo é uma mandala, cujo termo em sânscrito significa “círculo” ou “completude”, simboliza o Universo, bem como representa a procura pela paz interior, procura essa que é representada pelos padrões entrelaçados; expressão de nossa incompletude; nosso desejo de ser-mais, de ser-no-mundo; de busca pela conscientização. É possível submeter trabalhos até 31 de maio, confira as normas.

 

EVENTOS

 

I Semana de Divulgação Científica
A Fiocruz Brasília realizará sua I Semana de Divulgação Científica, a fim de debater conceitos de divulgação, popularização da ciência e comunicação científica, além de expor as diferentes formas de divulgação da ciência e a percepção pública sobre ciência. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 8 de março. Leia a notícia completa e a programação aqui.

Quando: 12 a 14/03/2018
Onde: Fiocruz Brasília



1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

Quando: 27/02 a 2/03/2018
Onde: Centro de Eventos da Ascade, Asa Sul, Brasília.
Detalhes: 1ª CNVS





V Simpósio Internacional e IX Simpósio Nacional de Literatura e Informática
QUANDO: 14 a 16/03/2018
ONDE: Canoas/RS
DETALHES: Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)




1º Congresso Internacional de Gestão Pública e Saúde
QUANDO: 20 e 21/03/17
ONDE: Universidade de Brasília (UnB)
DETALHES: 1º CIGEPS

 

 

TODOS OS BOLETINS


Para entrar em contato com ECOS:
+55 61 3107-1820/  comsaude@unb.br
Campus Darcy Ribeiro, s/n - Gleba FS/FM - Sala CT 77/12, Asa Norte, Brasília – Brasil
CEP: 70.910-900.
 
Se não desejar receber mais nossos boletins, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.

Se precisar de mais informações envie-nos um email 
If you need more information send us an email