31ª edição - 2 de abril de 2018

RESULTADOS DO 5º ENCONTRO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE - Parte 1

1º dia

IV Mostra de Filmes do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral da População em Situação de Rua: Cortes em Riscos. O coordenador do Observa Pop Rua, prof. Pedro Jabur, citou a importância de captar a população em situação de rua, que geralmente está em risco e debater sobre a mesma, “dando voz a quem não tem”, por ser invisibilizada.

Mostra de Filmes do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral LGBT: Memórias LGBT, coordenado pelo prof. Edu Turte Cavadinha. Henrique Medeiros, pesquisador do Observa LGBT, comentou a importância de abordar o tema em outras plataformas, que não seja apenas na escrita como é amplamente utilizado no meio acadêmico.


Mesa de abertura
      

Coordenadora de estágio da FS/UnB, Profª Carla Targino
Coordenadora do Laboratório ECOS, Profª Valéria Mendonça
Representando o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), o Diretor de Comunicação social, Diego Espíndola
Representando o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), a Assessora de Comunicação, Adriane Cruz.

 

Conferência Magna: “Afinal, o que é Comunicação de Risco em Saúde Pública?”

Castiel explicou que qualquer comunicação pode ser entendida como de risco, especialmente no campo da saúde. Para ele, existe uma crença de que a verdade está nos estudos quantitativos, mas que muitas vezes tomam colocações moralistas.

2º dia
Apresentações de trabalhos
               

Mesa de debate - Gestão da Informação e do Conhecimento: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação do Risco em Saúde

         
Mohammad Asadul, diretor da equipe de desenvolvimento do EpiInfo no Centers for Disease Control and Prevention (CDC), comentou que valoriza a postura das instituições do Brasil por utilizarem e colaborarem com o EpiInfo e agradeceu por isso, porque é o que aprimora a ferramenta.

 


A discussão também contou com a apresentação de Rebecca Levine - Membro da equipe integrada de gerenciamento de vetores no CDC, além da contribuição e mediação do Profº Jonas Lotufo Brant.



3º dia
Mostra de Webdocs Brasil, aqui tem SUS – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)



Relatos de Experiência 

A mesa final contou com a mediação de Mariella Oliveira-Costa - ECOS/FS/UnB e Fiocruz Brasília e com as apresentações e conteúdos de Márcia Turcato que trouxe o contexto da comunicação de Risco no Brasil (NUCOM/SVS/MS) e Susan Prado e Leonardo Duarte, do Setor de Mobilização (SES/MG), que abordaram a comunicação de risco em Minas Gerais, bem como sobre o Grupo de Teatro Saúde em Cena


A comunicação de Risco no DF ficou com Fabiana Mendes, da Gerência de Risco em Serviços de Saúde, da Diretoria de Vigilância Sanitária (GERIS/ DIVISA/SES/DF), nova parceria do Laboratório.
 

                                          












Estela Roeder - A comunicação de Risco no Peru e Niurka González - A comunicação de Risco em Cuba - Faculdade de Comunicação - Universidade de Havana, Cuba.
 

 


Professora do Departamento de Odontologia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e pesquisadora do NESP/Ceam/UnB, Andreia Drummond, apresentou o reggaeton da Dengue.

 


EDITAIS

I Encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde 

Representantes de Instituições de Ensino Superior de várias regiões do Brasil vão se reunir com o objetivo de discutir sobre caracterização, gestão e integração de universidades promotoras de saúde por meio da Rebraups. As inscrições podem ser realizadas até 22 de abril de 2018 e a submissão até 16 de abril.
 


7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ)

A sétima edição do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa será realizada em Fortaleza, de 10 a 13 de julho. As inscrições podem ser realizadas até 30 de abril, sendo que algumas temáticas para submissão de trabalhos são: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos e Investigação Qualitativa em Contexto Web. Os textos devem ser escritos em português ou espanhol e os artigos aceitos pela Comissão Científica serão publicados nas Atas do Congresso. O prazo para submissão de vídeos vai até o dia 27 de maio. Participe!
 


VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde

O VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde será realizado em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil de 04 a 07 de setembro de 2018. A intenção é de fortalecer a identidade e as redes de colaboração ibero-americanas. Esse é o tema central do Congresso. Por isso, sua logo é uma mandala, cujo termo em sânscrito significa “círculo” ou “completude”, simboliza o Universo, bem como representa a procura pela paz interior, procura essa que é representada pelos padrões entrelaçados; expressão de nossa incompletude; nosso desejo de ser-mais, de ser-no-mundo; de busca pela conscientização. É possível submeter trabalhos até 31 de maio, confira as normas.
 


EVENTOS


Convenção Internacional "Cuba Salud 2018"
QUANDO: 23 a 27/04/2018
ONDE: Havana, Cuba.  
DETALHES: convencionsalud2018




14º Congresso Internacional de Pesquisa Qualitativa
QUANDO: 16 a 19/05/2018
ONDE: Universidade de Illinois - EUA
DETALHES: Instituto Internacional de Investigação Qualitativa - IIQI



13º Congresso Internacional da Rede Unida
QUANDO: 30/05 a 02/06/2018
ONDE: Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
DETALHES: redeunida.org

 


TODOS OS BOLETINS


Para entrar em contato com ECOS:
+55 61 3107-1820/  comsaude@unb.br
Campus Darcy Ribeiro, s/n - Gleba FS/FM - Sala CT 77/12, Asa Norte, Brasília – Brasil
CEP: 70.910-900.
 
Se não desejar receber mais nossos boletins, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.

Se precisar de mais informações envie-nos um email 
If you need more information send us an email