Na última semana, entre 22 e 26 de abril de 2019, a equipe da Rádio Web Saúde, do Laboratório ECoS, participou do 1º Seminário e 1ª Oficina de Comunicação, Produção de Mídias Sociais e Novas Linguagens Juvenis em Prevenção Combinada. O encontro foi promovido em Brasília, pela organização ECOS – Comunicação em Sexualidade, que desde 1990 atua com temas como: gênero, identidade de gênero e diversidade sexual, juventude, direitos sexuais e reprodutivos, raça/etnia e prevenção das IST/HIV/Aids.

oficina da ECOS 2

  Segundo a organização, os casos de HIV/Aids entre jovens no Brasil aumentaram 700% de 2007 a 2017. Sendo que a dificuldade ou falta do acesso à informação e prevenção é consequência da forma que os direitos sexuais e reprodutivos são tratados no Brasil, o que consequentemente aumenta a vulnerabilidade dos jovens às IST/HIV/Aids e hepatites virais, bem como o diagnóstico tardio. Também se percebe a dificuldade de criar estratégias de comunicação que abordem a Prevenção Combinada de maneira a alcançar, democratizar e engajar jovens, em especial aqueles em situação de maior vulnerabilidade e discriminação, como os jovens gays, travestis e transexuais.

  Assim, com a necessidade de proporcionar um espaço de diálogo e produção para o enfrentamento das IST/HIV/Aids e do estigma e discriminação contra aquel@s que vivem com HIV/AIDS, os primeiros dias do encontro se voltaram ao Seminário ou Grupo de Trabalho.

  Foi apresentada a mandala da Prevenção Combinada, um pouco da situação atual de casos de HIV/Aids, bem como quais grupos estão acessando a Profilaxia Pré Exposição ao HIV (PREP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP), por Gil Casimiro. Daniel Castro, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), trouxe algumas estratégias de comunicação sobre Prevenção Combinada, como a do grupo “Deu positivo e agora?”.  

  Além disso, foram trocadas experiências pessoais como a do criador de conteúdo Gabriel Comicholi e de grupos como o ANIS – Instituto de Bioética. O professor Edu Cavadinha, que compõe o Laboratório ECoS, contribuiu trazendo o contexto da saúde LGBTQI+ no Brasil. Em seguida, foi realizada uma produção conjunta de propostas para os subtemas da Comunicação, da Juventude e Sexualidade e da Prevenção Combinada, onde, em grupos, foram colocadas as percepções de todxs ali presentes.

  Nos outros três dias do encontro, foram oferecidas oficinas práticas para a produção de conteúdos para redes sociais, onde os grupos produziram vídeos, roteiros, mensagens-chave, identidades visuais, avisos de pauta e comunicados de imprensa, sendo que alguns produtos já foram postados em perfis das redes sociais. Confira o trabalho desenvolvido por parte da equipe da Rádio Web Saúde, em conjunto com outros participantes, nos perfis do Instagram: @tprepow e @babado_positivo.

  A orientação para as oficinas foi realizada por Gabriel Comicholi, por Mariana Fernandes e Aline Czezacki. Lembrando que todo o material será oferecido ao Ministério da Saúde como contribuição ao trabalho de prevenção ao HIV/Aids entre jovens.

  Além disso, foram realizadas entrevistas com a equipe da organização ECOS: Juny Kraiczyk, Moira Escorse e Ivana Genin, bem como com a equipe do Coletivo 105, de Brasília: Mauro Siqueira e Aoshi Kearun. @s participantes do evento foram divers@s, com ativistas do movimento negro, da luta contra o estigma do HIV/Aids, do coletivo da cidade, que é da estrutural, além de jovens engajad@s com cinema e cultura e com a luta pelos direitos das pessoas trans.  

  O Laboratório ECoS parabeniza o empenho de todxs envolvidxs e agradece à organização ECOS pela maravilhosa oportunidade de trocar, discutir e produzir conhecimento, a chave para todos nós evoluirmos.

______________________

IMG_1572

 

Quem é a organização ECOS > http://ecos.org.br/perfil/

Confira os registros do encontro realizados pela organização ECOS > https://www.facebook.com/ecos.1989/

Conheça a UNAIDS > https://unaids.org.br/

 

Por: Carolina Magalhães e Rádio Web Saúde

Fonte: Organização ECOS – Comunicação em Sexualidade.