curso-logo

revisao3

A segunda edição do Curso de Revisão Sistemática Mediada por Tecnologias, foi ministrado e coordenado pela profª Drª Andreia Drummond (na foto abaixo), pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB) e parceira do Laboratório ECOS. A revisão sistemática é uma metodologia de síntese de evidências que avalia criticamente e interpreta todas as pesquisas relevantes disponíveis sobre uma questão particular. Essa metodologia vem sendo utilizada há cerca de um ano pelos pesquisadores – mestrandos e doutorandos – do NESP, que buscam conhecer a produção científica brasileira sobre os temas dos observatórios de equidade que integram a Rede, como o de saúde LGBT e o de saúde mental – OBSAM.

Andreia Drummond participa do NESP no âmbito da Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde, apoiando pesquisas nas áreas que compreendem estudos qualitativos, revisões sistemáticas, estudos mistos e outros processos facilitadores da pesquisa mediados por tecnologias. É Professora Adjunta I – Classe A, dedicação exclusiva, do Departamento de Odontologia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: odontologia social e preventiva, saúde coletiva, epidemiologia, inquéritos epidemiológicos em saúde bucal, iniquidades em saúde, promoção de saúde e revisões sistemáticas.

revisao2

A turma dessa segunda edição foi de quarenta alunos, composta de professores da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), bem como de alunos de pós-graduação de ambas as universidades (representados na primeira foto). Foram avaliados aspectos como metodologia, conteúdo e se atendeu as expectativas, sendo que os resultados foram bastante positivos, com destaque para a professora Andreia.

Alguns comentários das avaliações, quanto à professora, foram: “Sobre a coordenação/condução é basicamente perceptível que, além do acúmulo teórico para abordar o termo, a professora desempenha seu papel com muito carinho.” e “A linguagem adequada e clara e acessível, disponibilidade da docente para esclarecer e tirar dúvida. Buscar que os alunos aproveitassem os seus temas. O apoio dela foi bem integrado, obrigado!”. E comentários quanto ao evento, de modo geral: “Curso muito bom, muito útil, condução leve, agradável.” e ”O curso foi muito bem estruturado conseguindo fazer abordagem para pessoas com diferentes níveis de experiências com a revisão sistemática.”.

revisao1

Abaixo, o vídeo-resumo do encontro, com comentários de participantes do curso, bem como da professora e coordenadora do mesmo, Andreia Drummond, produzido pela equipe do Comunica FS. Confira!