IMG_20150901_090321734

Não por acaso a professora Ana Valéria Machado Mendonça, do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UNB) é uma “comunicadora social a serviço da promoção da saúde”. Na manhã desta terça-feira, 1º, ela doou, oficialmente, mais de 50 livros sobre Línguas Neolatinas, Comunicação e Filosofia ao projeto “Plante um livro no jardim da FS”. Dentre eles, um sobre a “Teoria da Oratória” e a coleção “Os Titãs”.

Os livros foram das mães de Valéria – isso mesmo, ela tem duas – Maria Blandina de Souza e Maria do Carmo Mendonça, que já não estão mais neste plano, mas no coração, nas lembranças e nessa linda herança agora deixada para a FS dos Sonhos. “Que esta coleção sirva de inspiração para futuros compartilhamentos entre o passado, o presente e o futuro das gerações”, escreveu Valéria em um dos livros, depois de respirar fundo, tentar segurar as lágrimas e ser abraçada pelas diretoras Fátima Sousa e Karin Sávio.

Os exemplares foram recebidos pelas diretoras da FS/UNB e agora farão parte do espaço de leitura e convivência que está sendo implementado na Faculdade. Emocionada, Valéria entregou sua herança afetiva aos colegas professores, alunos, colaboradores e a toda comunidade da FS dos Sonhos. “Minha mãe dizia que não precisávamos de presentes e nós [os irmãos e ela] ganhávamos livros”, contou com a voz embargada.

Na verdade, querida “Vavá”, os livros são sim presentes e de duas grandes mulheres, professoras, que fizeram a diferença na sua educação e podem, por meio dos livros, tocar mentes e corações de outras pessoas para que acreditem e colaborem com um mundo melhor através da leitura e da educação.

A direção, a equipe do ComunicaFS e do Laboratório de Informação e Comunicação em Saúde (LiCoSC) e toda a comunidade acadêmica da FS, agradecem pela mais preciosa herança.

Por Ádria Albarado