COMUNICAÇÃO PROMOTORA

Comunicação Promotora de Saúde: estratégias de enfrentamento de epidemias de ISTs, HIV/AIDS e hepatites virais em população jovem – CNPq

O projeto Comunicação promotora de saúde: estratégias de enfrentamento de epidemias de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais em população jovem, é um projeto nacional realizado pela Universidade de Brasília (UnB), com a participação de Estações Regionais, na Estação Norte contamos com a participação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Estação Nordestes temos o Instituto Federal da Paraíba Campus Sousa (IFPB), na Estação Sul temos a participação central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e outras instituições, e para finalizar a Estação Sudeste com a Universidade Estadual Paulista (UNESP). O projeto tem financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  A pesquisa tem como objetivo analisar a qualidade e adequação das estratégias educativas e comunicacionais voltadas a prevenção das ISTs, HIV/Aids e hepatites virais dirigidas a população jovem brasileira nos últimos 10 anos (2010 – 2019).

A pesquisa é de âmbito nacional e será realizada nas cinco regiões do Brasil, com foco na cidade local de cada polo, a saber: Centro – Oeste – Brasília; Norte – Manaus; Nordeste- João Pessoa; Sul – Rio Grande do Sul; Sudeste – São Paulo. E tem como público estratégico Comunidades consideradas em situação de vulnerabilidades econômicas, sociais e culturais, entre elas os jovens e adultos entre15 e 24 anos, com ISTs, HIV/Aids e hepatite virais.

A presente pesquisa propõe-se a investigar o cenário atual das Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST, HIV/aids e das hepatites virais, elementos que promovam a prevenção destes agravos em saúde em jovens do Brasil. A pesquisa busca conhecer também as estratégias de Comunicação e Educação utilizadas para se comunicar com os jovens sobre prevenção e promoção da saúde, conforme as suas características e cultura local.

O aumento significativo destas infecções alerta os pesquisadores, gestores, profissionais de saúde e tomadores de decisões em saúde que se trata de um problema de saúde pública contemporâneo.

Conheça mais do projeto
Abaixo, apresentamos mais dados sobre o projeto. Você pode acessar, fazendo o download dos documentos.

+55 61 31071820

Visite nossas redes sociais

ecos@unb.br
Campus Darcy Ribeiro – Gleba FS/FM