medalha conasems

Esse foi o 8º ano consecutivo em que o Laboratório ECOS/FS/UnB e o Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/CEAM/UnB) trabalham na relatoria dos congressos do CONASEMS. Ambos os laboratórios são geridos pela profª Valéria Mendonça, que coordena a relatoria dos congressos, com apoio da profª Fátima Sousa (FS/UnB) e da profª Elizabeth Alves Prado (FCE/UnB).

Por conta da parceria nesses 8 anos,  a profª Valéria Mendonça foi condecorada pelo CONASEMS com uma premiação honrosa, uma medalha que simboliza essa vitória.

E ESSE ANO, VOCÊ PODE FAZER PARTE DESSE TIME! Inscreva-se aqui para a relatoria do XXXV CONASEMS, que será realizado entre 01 e 05 de Julho, em Brasília. Venha agregar conhecimento teórico e prático sobre saúde!

Na última edição, de 2018, contribuíram com o evento os pesquisadores sanitaristas: Lucas Oliveira, Natália Fernandes e Priscila Torres, mestrandos em Saúde Coletiva e de ambos os Laboratórios, além dos mestres em Saúde Coletiva, Vítor Átila Prado (MS e NESP) e João Paulo Fernandes, que colaborou com o fórum do CONASEMS, onde são registradas e disponibilizadas as relatorias, os encaminhamentos estabelecidos de cada sessão e o plano de trabalho apresentado no encerramento do evento.

relatoriO grupo de relatoria do 34º CONASEMS foi composto por 60 alunos de graduação, residência e especialização na área da saúde, uma parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual do Pará (UEPA) e foi representado, no CONASEMS, por Kandice Falcão. As atividades de relatoria foram iniciadas no dia 24, antes do evento em si, durante a reunião com a equipe de relatores, em que foi realizada a capacitação. O objetivo foi de alinhar os pontos principais que devem ser observados nas mesas, oficinas, palestras e debates, além de conhecer o fórum, já que as atividades do CONASEMS apresentam encaminhamentos, ou seja, propostas para a tomada de decisão, a fim de melhorar o SUS.

relatorDe acordo com a pesquisadora mestranda em Saúde Coletiva, Natália Fernandes, a importância da relatoria ser realizada, especialmente num evento abrangente como o CONASEMS, é que ao registrar-se um pouco das discussões de diversos temas da área da saúde, além das sugestões que surgem das atividades, está sendo construído o registro histórico do próprio SUS, já que é apresentado o que vem dando certo ou não, e ainda, possíveis mudanças.

Para além disso, tal registro é disponibilizado para quem não pôde comparecer, mas que deseja compreender um pouco do que ocorreu e das propostas encaminhadas. Dessa forma, a relatoria ultrapassa as paredes e datas do evento. A pesquisadora também apontou que o diferencial desta edição ficou por conta da participação  empolgada dos alunos de Belém, que destacaram a grandiosidade do encontro, e ainda, a união com o 6º congresso Norte e Nordeste.

homenagem05

A pesquisadora mestranda em Saúde Coletiva, Priscila Torres, agradece em nome de toda a equipe, à representante do Cosems – PA, Ângela Pessoa, que participou da mobilização junto aos estudantes e as universidades locais para a efetivação do treinamento. Aos relatores que realizaram o trabalho com dedicação e comprometimento, fundamental ao êxito da relatoria direcionada. E ao CONASEMS pela confiança e pela parceria estabelecida durante os eventos realizados.

Obrigada e até a próxima!