No dia 16 de março, o grupo RECRIAR-SE, representado pela professora Maria Raquel Pires do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB), entregou um exemplar do jogo VIOLETAS à coordenadora do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (ECOS), Profa. Dra. Ana Valéria Mendonça com o objetivo de estimular os debates e ampliar as discussões e estratégias desenvolvidas no ambiente universitário para combater a violência de gênero.

A entrega do jogo estendeu-se aos demais chefes de departamentos dos cursos de Odontologia, Farmácia, Saúde Coletiva, Enfermagem e Nutrição da FS/UnB.

O Jogo

Fruto de um projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) que tem como instituição executora a Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a a Escola de Enfermagem da USP, o Jogo Violetas: cinema&ação no enfrentamento da violência contra a mulher é  a mais recente produção do grupo RECRIAR-SE.

violetass

Trata-se de um jogo cooperativo e de estratégia em que todas(os) as(os) jogadoras(res) jogam juntas(os) contra o tabuleiro. Os personagens em cena são: o(a) educador(a); o(a) operador(a) de direito; a(o) integrante de políticas públicas/profissional de saúde e a(o) cidadã(o) do movimento de mulheres. Elas /eles atuam de forma integrada para conter a violência contra a mulher, que se espalha por todo o tabuleiro. No jogo VIOLETAS as(os) jogadoras(res) enfrentam as VIOLÊNCIAS, respondendo perguntas relacionadas a cenas de filmes e ações estratégicas em defesa da CIDADANIA. Ao final, ou todas(os) ganham (caso adquiram os quatro tokens preenchendo a coluna da esquerda do tabuleiro) ou todas(os) perdem a partida (se acabarem as cartas de um dos montes ou se todas as peças pretas ocuparem o tabuleiro ou ainda se a violência estiver agrupada, cercando alguma cidade).

Por que Violetas?

Violeta é nome feminino, um nome de mulher. Violeta é ainda uma cor. Hematomas, coágulos de sangue sob a pele, adquirem um tom violeta por alguns dias após uma pancada. Eis a cor da violência, portanto, contra a qual se luta. Violeta também é a cor da Espiritualidade e do despertar da Consciência. É a cor da dignidade, do respeito próprio e da nobreza. Uma cor associada à clarividência e à intuição, favorecendo o relaxamento mental e a conexão com estados mais elevados de consciência. Limpa e purifica os pensamentos. Tem o poder de transmutar a energia negativa em positiva. É, por fim, a cor adotada pelo movimento feminista, identificando as lutas pela igualdade de direitos.

Cinema & Ação no Enfrentamento da Violência Contra a Mulher

O jogo Violetas se vale das narrativas de filmes que contam histórias reais ou fictícias sobre mulheres e as diversas formas de violência que perpassam o universo feminino. Essas tramas, marcadas por conflitos e conquistas, dores e glórias, são utilizadas, de forma lúdica, para fazer pensar ações de enfrentamento da violência contra a mulher.

O jogo já está disponível para compra e pode ser adquirido na Loja Virtual do site do RECRIAR-SE.

Por Tamires Marinho