Nos dias 18 e 19 de maio deste ano a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB) realizará, por intermédio do Laboratório de Informação e Comunicação em Saúde Coletiva (LICoSC), o IV Encontro Internacional de slideComunicação em Saúde (IV ComSaúde). O evento é uma das atividades proporcionadas pela disciplina Comunicação em Saúde, surgida em 2009, ministrada pela professora doutora Ana Valéria Machado Mendonça. Estudantes da FS e da Faculdade de Ceilândia (FCE) estão envolvidos na atividade.

De acordo com a professora – que divide a coordenação geral do evento com as formandas de Gestão em Saúde Coletiva, Grasiela Sousa (FS) e Natália Fernandes (FCE) – o objetivo do encontro é viabilizar reflexão e discussão sobre temas da informação e comunicação em saúde entre profissionais, gestores, pesquisadores, estudantes e comunidade, de forma ampla, de modo que venha a promover saúde. “Se não criarmos espaços para refletirmos temas que surgem da academia, do serviço e da comunidade, não conseguiremos propor intervenções que sejam eficazes e continuaremos a gastar milhares e milhares de reais em campanhas publicitárias e a população seguirá não as compreendendo, pois não são campanhas de promoção da saúde e isso não é necessariamente um problema da comunicação, mas de diálogo”, ressalta Valéria.

Desde a terceira edição, o Encontro ComSaúde é um dos eventos oficiais do calendário da UnB, realizado bienalmente. Em 2015, a atividade conta com a cooperação internacional da Université du Québec à Montréal (UQÀM) e do Centre de Recherche Sur la Communication et la Santé (ComSanté), do Canadá e, com a cooperação técnica da representação brasileira da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A programação deste ano traz atividades como oficinas de áudio e vídeo; fotografia, grafite, produção de release científico, rádio comunitária; e sessões dialogadas sobre saúde, mídia e poder, e informação e comunicação em saúde baseadas em evidências. De acordo com a coordenação geral do evento, toda a comunidade acadêmica e demais interessados pelo tema são convidados a participar do encontro.