tattooesaude  Dando continuidade às ações do agir da comunicação em saúde, compreendendo a importância da relação multidisciplinar entre esses campos, que trocam e incorporam elementos, é que se busca o fortalecimento do SUS e a [re]produção de sentidos na sociedade.

Assim, como resultados da disciplina de Comunicação e Saúde, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde, os alunos elaboraram produtos sobre a Vigilância Sanitária. A disciplina compõe a parceria com a Diretoria de Vigilância Sanitária do DF (Divisa), no sentido de fortalecer a temática no meio acadêmico. O Laboratório ECoS apoiou a produção audiovisual dos grupos, que utilizaram os boletins da Divisa como ponto de partida.

Foram abordados os temas de uso racional de medicamentos, no formato de podcast e de vídeo-animação; também foram lembrados os cuidados na alimentação e ao fazer tatuagem, com os perfis do Instagram: visando_comida e tattooesaude; além da elaboração de cartazes personalizados.

A iniciativa é fundamental no processo de aprendizagem, no sentido de colocar na prática a tradução do conhecimento de documentos técnicos, promovendo ainda a democratização da informação.

Contribuindo com a relevância do agir da Comunicação em Saúde na formação de um sanitarista mais completo e humanizado e buscando elevar o acesso à informação como também um determinante de saúde e um direito social, Roney Vargas Barata, primeiro bolsista do laboratório, que hoje é médico psiquiatra, comenta:

Refletindo um pouco meu contato com a Prof. Valeria Mendonça, em 2010, quando cursava a disciplina de Saúde e Sociedade, após esse período tive diversas atividades com ela como o PET Saúde Paranoá, fui bolsista de iniciação científica da FAP DF e estagiário do NESP.

Acredito que esse contato durou quase 05 anos, em que pude colaborar com  atividades diversas como a relatoria do CONASEMS e participar do primeiro encontro de comunicação em saúde da UnB.

O grande mérito das atividades desenvolvidas é facilitar o contato entre a prática e a pesquisa, a qual às vezes segue distanciado em especial em algumas áreas de conhecimento.

Foi uma oportunidade de melhorar a aprendizagem da comunicação, uma estratégia de suma importância ao atendimento clínico, ainda mais pensando na psiquiatria, uma área da medicina com grande correlação com as ciências sociais aplicadas.

O laboratório de Comunicação em Saúde foi um sonho realizado ao longo da trajetória da Dra. Valéria ao longo dessa quase uma década de UnB. Desejo àqueles que ingressarem as melhores realizações, pois essa é uma oportunidade única de aprimorar o ensino, pesquisa e extensão em saúde na área da comunicação.

Agradeço profundamente a oportunidade de ter convivido com as pessoas do Laboratório e do NESP nesse período”.

E para seguirmos ecoando conhecimento e abraçando novos estudantes, o Laboratório ECoS comemora seus 10 anos de atuação!

São 10 anos promovendo o agir da Comunicação em Saúde.

Fique atent@ à próxima edição especial do nosso Boletim e aos próximos passos dessa caminhada.

São 10 anos de triunfos e metas superadas! Parabéns professora Valéria! Parabéns pra nós!

só 10 anos

Por: Carolina Magalhães

instagram youtube

Gostaria de receber nossos boletins? Inscreva-se aqui.

Conheça a Rádio Web Saúde