3- Cascavel (PR) e Vilhena (RO)

Entre os dias 6 e 10 de maio, os municípios visitados pelos pesquisadores do projeto integrado ARBOCONTROL foram Cascavel (PR) e Vilhena (RO).

Embarcaram em Cascavel, a mestranda em Saúde Coletiva, Natália Fernandes, o sanitarista Lucas Oliveira, ambos pesquisadores do NESP/CEAM/UnB,  e a graduanda em Saúde Coletiva, Sâmara Cristina, todos pela FS/UnB. Foram realizadas 4 oficinas com a comunidade cada uma com 6 participantes, 21 entrevistas com profissionais de saúde e 14, com professores.

Natália destacou a fantástica atuação dos Agentes de Combate às Endemias na cidade, que ainda se subdividem para um equipe focar somente no PSE. Devido também ao trabalho de excelência dos Agentes Comunitários de Saúde de Cascavel,  foi atingida a cobertura de praticamente 100% da Atenção Primária em Saúde e identificada a situação de risco dos bairros por meio do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). 

vilhenaaRumo à Vilhena (RO), se colocaram as pesquisadores do ECOS, Priscila Torres, que é sanitarista e pesquisadora também do NESP/CEAM/UnB, além da graduanda em Farmácia, Michelle Scheidegger, ambas com apoio de Wânia Fernandes Ribeiro. Wânia é Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação (FACED), Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF) e compõe o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ FACED/UFAM), além de liderar o grupo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD). Foram realizadas 2 oficinas com a comunidade, uma com 13 participantes, no bairro Setor 19 e outra, com 11 participantes, no bairro Bela Vista. 14 entrevistas foram efetivadas com profissionais de saúde das UBSF: Liro Hoesel, Afonso Monsur de França e Leonardo Alves de Sousa. E ainda foi possível executar entrevistas com 10 professores, de 3 escolas: O Colégio Militar Tiradentes, a escola estadual Luis Carlos e a municipal, Bianca e Leonardo. (Entenda melhor a Estratégia Saúde da Família –ESF). 

 Confira as fotos aqui.

E acompanhe e compartilhe os vídeos do Projeto ArboControl.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *