Portugal
Perfil do país e dados gerais da visita
Portugal é um país situado no sudoeste da Europa, na Península Ibérica. O seu território foi habitado por várias civilizações até que as suas fronteiras foram definidas há nove séculos, durante a “Reconquista Cristã”. O país tem uma área de 92.230 km² (menor que o estado de Santa Catarina, no Brasil) e uma população de 10,6 milhões de habitantes. Portugal é uma república democrática e um dos 27 membros da União Europeia, desde 1986. A sua capital é Lisboa, e o seu território inclui duas regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é muito alto, ocupando a 42ª posição no ranking global. A moeda nacional é o euro. O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal é de 529 bilhões de dólares (51º no mundo), com um PIB per capita de 51.257 dólares (40º no mundo). A língua portuguesa é falada em vários países e é considerada a quinta mais falada no mundo.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi uma das maiores conquistas do processo democrático português iniciado com a Revolução do 25 de abril de 1974, que restituiu a Liberdade e a Democracia aos portugueses. A Constituição da República, aprovada em 2 de abril de 1976, consagrou no artigo 64º o direito de todos à proteção da saúde e o dever de a defender e promover. Em cumprimento dessa obrigação constitucional, a Lei nº 56/79 criou o SNS no âmbito do Ministério dos Assuntos Sociais, assegurando o direito à proteção da saúde. O SNS foi considerado uma conquista da democracia, mobilizando médicos, pessoal de saúde e hospitais. Com gestão descentralizada e participada, garantiu pela primeira vez a universalidade, generalidade e gratuitidade dos cuidados de saúde. Tornou-se um símbolo da justiça social e da consolidação democrática em Portugal.
A visita a Portugal realizou-se entre 21 de Julho e 8 de Agosto de 2025, no âmbito do estudo comparativo sobre o papel dos profissionais dos Cuidados de Saúde Primários na prevenção da desinformação em saúde. As primeiras cinco entrevistas, que tiveram lugar a partir dos Olivais Sul e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), foram conduzidas pela Profª Ana Valéria M. Mendonça, coordenadora do projeto, com assistência do mestrando Luís Maciel Costa, que conduziu as restantes 18 entrevistas.
Reunimos com o Prof. Dr. Tiago Correia, do IHMT, da Universidade Nova de Lisboa, parceira local para a realização da pesquisa. Nos Olivais Sul, tivemos a ajuda da Drª Paula Broeiro para conseguir 12 entrevistas no Centro de Saúde dos Olivais. Através do Dr. João Valente, conseguimos algumas entrevistas com profissionais de saúde da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) e por meio do Dr. João Correia, conseguimos uma entrevista adicional a uma profissional do Centro de Saúde de Águeda.
Obtiveram-se entrevistas a profissionais de saúde baseados nos Olivais Sul, em Almada-Seixal e Águeda. As especialidades dos entrevistados foram as seguintes: Nove médicas de família (incluindo a coordenadora-geral do Centro de Saúde dos Olivais), cinco enfermeiras, três médicas internas de saúde pública, um médico/gestor de saúde pública, uma técnica de Saúde Ambiental, um responsável administrativo, um médico do desporto e fisiatra, uma assistente técnica e uma assistente social.
