PESQUISADORAS EM PORTUGAL
O projeto Formação de Capacidades e sua Relação com o Sistema Único de Saúde é um dos eixos da pesquisa: “Da política institucional aos processos do cuidar: estudos comparados sobre as práticas de promoção da saúde nas Equipes da Estratégia Saúde da Família no Brasil e seus similares no Canadá, México e Portugal”.
Assim, para realizar a pesquisa de campo do projeto, entre os dias 12 a 19 de outubro, as pesquisadoras Fátima Sousa, Valéria Mendonça, Maria dos Remédios Oliveira, Elizabeth Alves e Natália Fernandes estiveram em Portugal. O objetivo foi de entrevistar gestores e profissionais de saúde, além de realizar visitas técnicas nas unidades do sistema de saúde local.
A equipe conheceu a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, onde puderam entrevistar o professor Luis Pisco. Na Universidade Nova de Lisboa, o contato ocorreu na Escola Pública de Saúde e no Instituto de Higiene e Medicina Tropical. A oportunidade do campo ocasionou, ainda, na participação do grupo no Seminário SNS: o futuro começa hoje.
Natália destaca o importante incentivo aos profissionais de saúde que podem utilizar um período de quinze dias por ano, para formação continuada. Ou seja, podem se dedicar a algum curso do próprio interesse, na área da saúde, como participantes ou mediadores.
As pesquisadoras também conheceram uma Unidade de Saúde da Família em Cascais, com estrutura semelhante a das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Brasil. Por meio do médico de família, André Biscaia, foi possível compreender a situação atual do sistema e da Atenção Básica de Saúde de Portugal.
Todas as visitas e entrevistas contribuíram enormemente com o projeto, apenas restando à equipe, agradecer todo o apoio na construção de soluções aos desafios dos serviços de saúde.
Fonte: Ádria Albarado
Contribuição: Natália Fernandes
Gostaria de receber nossos boletins? Inscreva-se aqui.