comsanté cabeçalho

Desde 2014, foi realizada a cooperação internacional com o Centre de Recherche sur la Communication et la Santé (ComSanté), da Faculdade de Comunicação da Université du Quebéc àu Montreal (UQÀM), desde o encontro em Montreal entre a Profa. Valéria Mendonça e a Profa  Lise Renaud, diretora do grupo, à época.

O Centro de Comunicação e Pesquisa em Saúde tem a dupla missão de pesquisar e mobilizar, de forma interdisciplinar, o conhecimento em comunicação e saúde.
Em 2015, a parceria se fortaleceu, quando ocorreu o IV Encontro Internacional de Comunicação em Saúde. E em 2016, quando o tema da semana de acolhimento da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília foi Comunicação e Saúde.

Valéria e Lise 2016

 

Nesta conferência, a pesquisadora do ComSanté, Profa  Lise Renaud provocou os presentes, abordando que o campo da comunicação e saúde é muito maior do que “internet e campanha de mídia” como a maioria das pessoas pensa.

Confira como foi esse encontro, clicando aqui.

 

Ainda em 2016, a parceria com o ComSanté e com outros órgão, proporcionou o Seminário “O papel e a importância da comunicação para a promoção da saúde“, realizado em Curitiba/PR, como parte das atividades de pré-conferência da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da União Internacional para Promoção da Saúde e Educação (UIPES).

Em março deste ano, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Brasília) produziu o VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional  sobre As Relações da Saúde Pública com a Imprensa: fake news e saúde, onde foi  oferecido o minicurso sobre Informar-se em um mundo de falsas informações: interpretar e produzir conteúdos em um novo ecossistema informacional. Na ocasião, Alexandre Coutain, novo presidente do ComSanté, foi quem abordou o assunto, que também foi o tema no curso de verão da Universidade mencionada.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse aqui as apresentações e relatoria do minicurso!

 

Fonte: ComSanté

Por: Carolina Magalhães

instagram youtube