IMG_6524O Encontro Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva – ERESC/DF 2019, ocorreu entre 29 de julho e 03 de agosto, na Faculdade de Saúde do campus Darcy Ribeiro.

Organizado pelos graduandos em Saúde coletiva da região Centro-Norte, trouxe como tema a defesa irrestrita do SUS e democracia. A vice-coordenadora do Laboratório ECoS, Elizabeth Alves, participou do encontro, realizando uma fala sobre Saúde LGBTqi+. Dentre outras presenças, o encontro contou com a presença do coordenador do curso de saúde coletiva da Faculdade de Ceilândia, professor Everton Nunes.

IMG_6532

Foram abordadas as identidades LGBTqi+, os tipos de homofobia, bem como a questão dos direitos sexuais e de autodeterminação. Também foram mencionados determinantes sociais da população LGBTqi+ e as situações de vulnerabilidade que esse grupo estratégico perpassa. Além disso, foram elencados alguns países que criminalizam e penalizam condutas homossexuais, bem como a ampliação de direitos que vem sendo conquistada ao redor do mundo. Por fim, foram apresentadas as percepções de gestores, profissionais e usuários do SUS, com relação ao tema e alguns apontamentos para o futuro, como intensificar a educação permanente em saúde. 

Confira mais fotos no perfil do ComunicaFS