Espanha
Perfil do país e dados gerais da visita
A Espanha conta com uma população estimada em cerca de 49,3 milhões de habitantes em 2025, densidade populacional coloca desafios e oportunidades para os serviços de saúde, sobretudo na distribuição territorial dos cuidados na atenção primária à saúde, uma vez que áreas urbanas concentram grande parte da população.
No âmbito dos cuidados de saúde primários, o Sistema Nacional de Saúde da Espanha opera através de uma rede que inclui mais de 3.000 centros médicos e 10.055 clínicas locais de acordo com dados de 2014. Essas unidades são responsáveis pelo primeiro contato dos cidadãos com o sistema de saúde — oferecendo consultas com profissionais da medicina, da enfermagem, além de ações de prevenção e programas comunitários, configurando-se a base deste sistema. Destaca-se que o país possui aproximadamente 301.684 médicos registados e 345.969 enfermeiros, totalizando cerca de 975.243 profissionais de saúde registados.
Neste contexto, a Universidade de Alicante (UA) surge como uma frente acadêmica de formação relevante para o setor da saúde no país, e sua Faculdade de Ciências da Saúde é reconhecida pelos seus programas em Enfermagem, Saúde Pública e Psicologia da Saúde. A UA tem estabelecido – em colaboração com hospitais e centros de saúde públicos – convenções para a realização de práticas dos seus estudantes das áreas sanitárias e alicerça, assim, a ligação entre a formação académica e os cuidados de saúde primários.
E por meio desta universidade, as pesquisadoras do Lab ECoS, Prof.ª Mercedes Neto (UERJ) e Prof.ª Angela Carneio (UNIVASF) se reuniram com o Prof. Ivan Caravaca entre o primeiro e último dia da visita no país – 29/09 a 03/10/2025 – para organização das atividades de coleta de dados da pesquisa.
De acordo com o relatório executivo de 2023 do Sistema Nacional de Saúde da Espanha, o nível de cuidados primários (CP) inclui 3.042 centros de saúde (centros principais) e 9.998 consultórios ou postos locais — perfazendo um total de cerca de 13.040 unidades de atendimento primário em 2023. Em Alicante, há aproximadamente 95 centros de saúde básicos e 170 consultórios locais de cuidados primários, dos quais o perfil estrutural e de profissionais são similares. Os pesquisadores Lab ECoS estiveram no “Centro de Salud Hospital Provincial – Pla” por três dias realizando as entrevistas, um dia com discentes da saúde da universidade apresentando o projeto na disciplina “Intervenções Comunitárias”, com o uso das redes sociais como meio de comunicação e promoção da saúde, além das reuniões iniciais e finais com planejamento e avaliação do trabalho no país.
Após nossa inserção em campo, a Associação de Enfermagem Comunitária do país realizou divulgação da nossa pesquisa em suas redes e sítios de propaganda, a saber:
Site da Associação de Enfermagem Comunitária:
Facebook da Associação de Enfermagem Comunitária:
