Laboratório ECoS marca presença em diálogo promovido pelo G20

Coordenadoras do projeto participaram do encontro que discutiu a promoção de integridade da informação

Por Laíse Matos

Nos dias 30 de abril e 1º de maio, São Paulo sediou o evento paralelo do Grupo de Trabalho (GT) de Economia Digital do G20 — fórum multilateral com países industrializados e emergentes —, promovido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) e com foco na integridade da informação. Convidadas, as coordenadoras do projeto Escola Cidadã, Valéria Mendonça e Fátima de Sousa, participaram do diálogo que se pautou no combate à desinformação, ao discurso de ódio e às ameaças contra instituições públicas.

“O tema da integridade antecede a questão da desinformação. Estamos falando de qualidade, de confiabilidade da ciência”, disse Valéria Mendonça, professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB). Esse raciocínio foi completado por Fátima Sousa: “É um assunto muito caro à sociedade de hoje”.

Legenda: Da esquerda para direita, Fátima Sousa e Valéria Mendonça na abertura do evento. Acervo pessoal.

Como apontado por Valéria, a discussão trouxe foco para os princípios que também são defendidos pelo Laboratório ECoS: a busca por acessibilidade informativa e o fim das lacunas sociais deixadas pela desinformação. “Foi uma participação de muita importância não só para o Laboratório ECoS, mas sobretudo para o projeto Escola Cidadã, o qual eu tenho a honra de compor a equipe”, contou Fátima, também professora do Departamento de Saúde Coletiva da UnB.

Para o Escola Cidadã, iniciativa que promove o combate à propagação de notícias falsas ainda no ambiente escolar, as práticas de alfabetização midiática, também discutidas no evento, são fundamentais para desenvolver a integridade da informação, como dito pela professora Fátima. “O Escola Cidadã é um local essencial, eu diria, vital, para que a gente possa fazer essa discussão já na base, no ensino básico e de forma ascendente nas instituições de ensino superior.”

Legenda: Valéria Mendonça e Fátima Sousa com Thiago Braga, diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e a professora da Faculdade de Ciência da Informação da UnB Michelli da Costa, à espera da sessão solene de início do evento

“É na educação que reside uma das principais apostas para revertermos esse quadro dramático que estamos vivendo”, afirmou Bruna Rosa, secretária de estratégia e redes da SECOM, no painel intitulado “Protegendo crianças e adolescentes online e iniciativas de Educação Midiática”. Na sessão de abertura do evento, Melissa Fleming, subsecretária-geral de Comunicações Globais da Organização das Nações Unidas (ONU), falou da meta a ser alcançada quando à integridade da informação: “A nossa visão é que tenhamos um ecossistema, cenário de informação, que não seja poluído, mas que seja saudável e floresça”.

Legenda: Melissa Fleming durante fala de apresentação na sessão de abertura coordenada pelo embaixador Laudemar Aguiar. A mesa inicial também contou com a participação do Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO, Tawfik Jelassi, e do Ministro-Chefe da SECOM, Paulo Pimenta, que compartilham do ideal da subsecretária-geral

Apesar das dificuldades no enfrentamento dos discursos de ódio, segundo Maria Fátima Sousa, saber que todos estão preocupados com o tema é fundamental para que o diálogo, principalmente entre países da América Latina, possa gerar ações coletivas. “A ideia era justamente ver o que o outro está pensando e saber como o Brasil e esses países podem se juntar para encontrar alternativas eficazes.”

Entre outros assuntos debatidos dentro da integridade da informação, vale destacar a luta contra notícias falsas sobre mudança climática. No painel, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, falou das alternativas para impedir a desinformação: “São várias as formas que buscamos, hoje, para garantir essa checagem, assim como estratégias diversas, por meio da educação, da saúde e da imprensa, para que a gente possa trazer a informação verídica”.

Legenda: Painel “Integridade da informação como fundamento da luta contra a mudança climática” com presença de, da esquerda para a direita, Marie Santini, Antonia Gawel, Angie Holan, Sônia Guajajara, Hannah Balieiro e João Guilherme Santos. Foto de Ana Valéria Mendonça

O evento paralelo foi transmitido ao vivo no YouTube e está disponível na íntegra no site do G20.

Publicação G20

aneka resep masakan paling enak