A Espanha conta com uma população estimada em cerca de 49,3 milhões de habitantes em 2025, densidade populacional coloca desafios e oportunidades para os serviços de saúde, sobretudo na distribuição territorial dos cuidados na atenção primária à saúde, uma vez que áreas urbanas concentram grande parte da população.
No âmbito dos cuidados de saúde primários, o Sistema Nacional de Saúde da Espanha opera através de uma rede que inclui mais de 3.000 centros médicos e 10.055 clínicas locais de acordo com dados de 2014. Essas unidades são responsáveis pelo primeiro contato dos cidadãos com o sistema de saúde — oferecendo consultas com profissionais da medicina, da enfermagem, além de ações de prevenção e programas comunitários, configurando-se a base deste sistema. Destaca-se que o país possui aproximadamente 301.684 médicos registados e 345.969 enfermeiros, totalizando cerca de 975.243 profissionais de saúde registados.
Neste contexto, a Universidade de Alicante (UA) surge como uma frente acadêmica de formação relevante para o setor da saúde no país, e sua Faculdade de Ciências da Saúde é reconhecida pelos seus programas em Enfermagem, Saúde Pública e Psicologia da Saúde. A UA tem estabelecido – em colaboração com hospitais e centros de saúde públicos – convenções para a realização de práticas dos seus estudantes das áreas sanitárias e alicerça, assim, a ligação entre a formação académica e os cuidados de saúde primários.
E por meio desta universidade, as pesquisadoras do Lab ECoS, Prof.ª Mercedes Neto (UERJ) e Prof.ª Angela Carneio (UNIVASF) se reuniram com o Prof. Ivan Caravaca entre o primeiro e último dia da visita no país – 29/09 a 03/10/2025 – para organização das atividades de coleta de dados da pesquisa.
De acordo com o relatório executivo de 2023 do Sistema Nacional de Saúde da Espanha, o nível de cuidados primários (CP) inclui 3.042 centros de saúde (centros principais) e 9.998 consultórios ou postos locais — perfazendo um total de cerca de 13.040 unidades de atendimento primário em 2023. Em Alicante, há aproximadamente 95 centros de saúde básicos e 170 consultórios locais de cuidados primários, dos quais o perfil estrutural e de profissionais são similares. Os pesquisadores Lab ECoS estiveram no “Centro de Salud Hospital Provincial – Pla” por três dias realizando as entrevistas, um dia com discentes da saúde da universidade apresentando o projeto na disciplina “Intervenções Comunitárias”, com o uso das redes sociais como meio de comunicação e promoção da saúde, além das reuniões iniciais e finais com planejamento e avaliação do trabalho no país.
Após nossa inserção em campo, a Associação de Enfermagem Comunitária do país realizou divulgação da nossa pesquisa em suas redes e sítios de propaganda, a saber:
Site da Associação de Enfermagem Comunitária:
Facebook da Associação de Enfermagem Comunitária:
España tiene una población estimada de aproximadamente 49,3 millones de habitantes en 2025. Esta densidad poblacional presenta tanto desafíos como oportunidades para los servicios de salud, especialmente en la distribución territorial de la atención primaria, ya que las zonas urbanas concentran gran parte de la población.
En el ámbito de la atención primaria, el Sistema Nacional de Salud español opera a través de una red que incluye más de 3.000 centros médicos y 10.055 consultorios locales, según datos de 2014. Estas unidades son responsables del primer contacto de los ciudadanos con el sistema sanitario, ofreciendo consultas con profesionales médicos y de enfermería, así como acciones preventivas y programas comunitarios, que constituyen la base de este sistema. Cabe destacar que el país cuenta con aproximadamente 301.684 médicos colegiados y 345.969 enfermeros, lo que suma un total aproximado de 975.243 profesionales sanitarios colegiados.
En este contexto, la Universidad de Alicante (UA) se consolida como un centro de formación académica relevante para el sector sanitario del país, y su Facultad de Ciencias de la Salud es reconocida por sus programas de Enfermería, Salud Pública y Psicología de la Salud. La UA ha establecido, en colaboración con hospitales y centros de salud pública, convenios para que sus estudiantes de áreas relacionadas con la salud realicen prácticas, fortaleciendo así el vínculo entre la formación académica y la atención primaria de salud.
A través de esta universidad, las investigadoras del Lab ECoS, la profesora Mercedes Neto (UERJ) y la profesora Ángela Carneiro (UNIVASF), se reunieron con el profesor Iván Caravaca entre el primer y el último día de su visita al país (del 29 de septiembre al 3 de octubre de 2025) para organizar las actividades de recopilación de datos para la investigación.
Según el informe ejecutivo de 2023 del Sistema Nacional de Salud español, la atención primaria (AP) incluye 3.042 centros de salud (centros principales) y 9.998 consultorios o puestos locales, lo que suma aproximadamente 13.040 unidades de atención primaria en 2023. En Alicante, existen aproximadamente 95 centros básicos de salud y 170 consultorios locales de atención primaria, con perfiles estructurales y profesionales similares. Las investigadoras del Lab ECoS pasaron tres días en el Centro de Salud Hospital Provincial – Pla realizando entrevistas por tres dias, un día con estudiantes universitarios de salud que presentaron el proyecto en el curso de “Intervenciones Comunitarias”, utilizando las redes sociales como medio de comunicación y promoción de la salud, además de celebrar reuniones iniciales y finales para la planificación y evaluación del trabajo en el país.
Tras nuestro trabajo de campo, la Asociación de Enfermería Comunitaria del país difundió nuestra investigación a través de sus redes y sitios web promocionales, a saber:
Sitio web de la Asociación de Enfermería Comunitaria:
Página de Facebook de la Asociación de Enfermería Comunitaria:
+55 61 31071820
Visite nossas redes sociais