No dia 9 de outubro, a coordenadora do Laboratório de Educação e Comunicação em Saúde da UnB (ECoS), Professora Valéria Mendonça, e a vice-coordenadora Professora Natália Fernandes participaram da Câmara Técnica de Comunicação em Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).
O encontro reuniu representantes de todos os estados brasileiros para discutir estratégias de enfrentamento à desinformação em saúde e o fortalecimento da comunicação pública voltada à promoção da saúde e à ampliação do acesso ao conhecimento confiável. Durante o evento, foram promovidos debates e trocas de experiências sobre os desafios contemporâneos da comunicação em saúde, especialmente no cenário pós-pandemia, em que a circulação de informações falsas impacta diretamente as políticas públicas e a confiança da população.
Valéria Mendonça reforçou ainda, durante a palestra, a importância do diálogo e da articulação entre instituições de ensino e gestores públicos: “É uma honra poder estar aqui hoje para falar deste assunto tão importante que é a desinformação em saúde”.
Andrey Lemos, professor e mestre em políticas públicas, afirmou: “Nenhum de nós sai daqui do mesmo jeito que a gente entrou porque as experiências que foram aqui compartilhadas muito agregam no nosso trabalho, na pesquisa, na nossa forma de pensar em gestão”.
Em sua fala, o docente destacou ainda que encontros como esses são cada vez mais necessários para a saúde dos Estados do Brasil. “Eu não tenho dúvidas que o Sistema de Saúde ganha muito com esse tipo de atividade, independente de onde a gente esteja amanhã”, completou.
