Aqui você encontrará os principais acontecimentos da Saúde Coletiva e da Faculdade de Ciência da Saúde para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)
Registre sua presença clicando no botão abaixo.
2000 – 2020
11ª Conferência Nacional da Saúde
Tema: “Efetivando o SUS: acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde com controle social”, com o desafio de efetivar o SUS e humanização na atenção à saúde com controle social. 1. Controle social; 2. Financiamento da atenção à saúde no Brasil; 3. Modelo assistencial e de gestão para garantir acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde, com controle social.
Criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar
Regulamentação do setor privado de saúde
1ª Conferência Nacional de Vigilância Sanitária
Tema: “Efetivar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: proteger e promover a saúde constituindo cidadania”. Promoção: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Ministério da Saúde (Anvisa/MS).
Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS 01/2002)
definiu a regionalização e assistência à saúde.
Programa Mais Médicos
criado pelo governo brasileiro para ampliar a atenção primária em saúde e suprir a carência de médicos.
7° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva
Ocorreu a apresentação de um conjunto de atividades culturais denominado “Cultura é saúde”, enfocando o tema saúde. Essas atividades estiveram presentes durante todo o congresso e compreenderam diferentes manifestações que promoveram uma interação entre a arte e a saúde.
12ª Conferência Nacional da Saúde
Foram identificadas as lacunas e desafios a serem enfrentados e as diretrizes propostas para o avanço na consolidação do SUS e da Reforma Sanitária.
Criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
Instituir o componente pré-hospitalar móvel previsto na Política Nacional de Atenção às Urgências, por meio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU-192, suas Centrais de Regulação (Central SAMU-192) e seus Núcleos de Educação em Urgência, em municípios e regiões de todo o território brasileiro, como primeira etapa da implantação da Política Nacional de Atenção às Urgências, conforme as orientações gerais previstas nesta Portaria.
Criação do programa “Farmácia Popular do Brasil”
foi instituído pelo Decreto nº 5.090/2004, que regulamentou a Lei nº 10.858/2004, e dispôs que a criação do programa decorria da necessidade de ações para promover a universalidade do acesso aos medicamentos, permitindo sua disponibilidade por um baixo custo.
Publicação do Plano Nacional de Saúde
é o instrumento norteador do planejamento do SUS, no qual são explicitadas as políticas e os compromissos de médio prazo do setor saúde, com vigência de quatro anos. De 2004 á 2007 denominado “Um Pacto pela Saúde”.
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS
Gestão estabelecida pelos gestores das esferas federal, estadual e municipal, com objetivos e metas compartilhadas
13ª Conferência Nacional da Saúde
1. Desafios para a efetivação do direito humano à saúde no Século XXI: Estado, sociedade e padrões de desenvolvimento; 2. Políticas públicas para a saúde e qualidade de vida: o SUS na Seguridade Social e o pacto pela saúde; 3. A participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde.
Ação efetiva para a regulamentação da Emenda Constitucional nº29
trata do financiamento das ações e serviços públicos de saúde
Curso de graduação em SC implantado
1ª turma iniciou no 2º semestre. Campus Ceilândia.
Pandemia do vírus H1N1
chamado vírus da gripe suína H1N1, em junho de 2009, a Organização Mundial da Saúde declarou a gripe suína pelo H1N1 uma pandemia. Ela se espalhou para mais de 70 países.
5ª Reunião Nacional dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva.
em Brasília em novembro de 2010.
Segunda implantação de graduação em SC
1ª turma no primeiro semestre de 2010 FS no campus Darcy Ribeiro.
Programa de Descentralização Progressiva das Ações de Saúde (PDPAS)
PDPAS para as Diretorias Gerais de Saúde e as Unidades de Referência Distrital da Rede Pública de Saúde do Distrito Federal. A Portaria nº 83 de 28/05/2010 regulamenta o Programa de Descentralização Progressiva de Ações de Saúde.
14ª Conferência Nacional da Saúde
Teve por objetivo discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade. A conferência resultou em sugestões de importantes mudanças no padrão de funcionamento do Sistema Único de Saúde, o SUS real.
Criação da estratégia rede cegonha e regulamentação da LEI 8.080/90 que dispõe sobre a organização do SUS.
lançada em 2011 pelo governo federal para proporcionar às mulheres saúde, qualidade de vida e bem estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida.
5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena
Teve como objetivo aprovar diretrizes para as políticas de saúde executadas nas aldeias, por parte dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que integram o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).
4° Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora
Teve como objetivo propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST).
15ª Conferência Nacional de Saúde
Teve como objetivos a mobilização da sociedade em defesa do direito universal à saúde e do SUS; a ampliação do diálogo com a sociedade e a representação de sujeitos e atores sociais políticos nas esferas públicas de participação da saúde; a avaliação da situação de saúde da população brasileira; a participação do processo de formulação do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Nacional de Saúde (PNS) e o debate das reformas democráticas e populares do Estado
Pandemia do novo coronavírus (Covid 19)
Com o cenário da Pandemia de COVID-19, que se propagou por todo o mundo a partir da confirmação do primeiro caso em dezembro de 2019 na China, ocorrendo o primeiro caso no Brasil em 26 de fevereiro de 2020.