Aqui você encontrará os principais acontecimentos da Saúde Coletiva e da Faculdade de Ciência da Saúde para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)
Registre sua presença clicando no botão abaixo.
1980 – 1989
7º Conferência Nacional de Saúde
Tema: Implementação e desenvolvimento de serviços básicos de saúde- PrevSaúde. Extensão das ações de saúde por meio dos serviços básicos. Esse tema foi de interesse dos sanitaristas devido à cobertura da assistência em saúde de acordo com as diretrizes internacionais (OMS OPAS) de ampliação da atenção básica na saúde.
Criação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Órgão do Poder Executivo do Distrito Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde.
Criação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Criado em 3 de fevereiro de 1982. Pautado pelos princípios do direito público, surge a partir do desejo dos secretários estaduais de saúde à época de atender a recomendação de Alma Ata cujo lema era “Saúde para todos no ano 2000”.
Fim da Ditadura Militar no Brasil.
Marcado pelo fortalecimento da sociedade como sujeito histórico é o movimento “Diretas já”.
Criação do Nesp
Nasceu pela necessidade imposta pelas mobilizações da sociedade brasileira que desembocaram no Movimento Sanitário Brasileiro e, posteriormente, no Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira.
8ª Conferência Nacional da Saúde:
Marco da Reforma Sanitária. Saúde com Direito; Reformulação do Sistema Nacional de Saúde e Financiamento Setorial. Foram discutidas as principais demandas do movimento sanitarista: fortalecer o setor público de saúde, expandir a cobertura para todos e integrar a medicina previdenciária à saúde. O documento criado ao final do evento era um esboço para a criação do Sistema Nacional de Saúde – SUS.
Criação dos Sistemas Unificados e Descentralizados de saúde (SUDS)
Tinham como diretrizes a UNIVERSALIZAÇÃO, EQUIDADE E INTEGRALIDADE NO ACESSO À SAÚDE; DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES DE SAÚDE E IMPLEMENTAÇÃO DOS DISTRITOS SANITÁRIOS. Pela primeira vez houve repasse do governo federal para os estados e municípios ampliarem suas redes de saúde o SUDS representa o antecedente imediato do SUS.
Abrasco e Cebes organizam a Programação de Saúde Coletiva da 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Processo da Ciência (SBPC)
22 e 23 de setembro, Seminário Estratégias Políticas para a Reforma Sanitária. Realização: Abrasco. 30 de novembro, Comissões da Abrasco: Ciências Sociais; Saúde e Trabalho; Planejamento e Organização de Serviços; Ensino de Graduação; Nutrição; Epidemiologia; Política de Saúde.
A Constituição Brasileira reconhece o direito de acesso universal à saúde a toda a população, por meio de um Sistema Único de Saúde.
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Evolução do conceito de saúde como ausência de doença para o completo bem-estar físico, mental e social do homem.
Simpósio sobre Constituinte e Lei Orgânica da Saúde
Lei Nº 8.080, LeiOrgânica da Saúde 080, de 19 de setembro de 1990. Dipõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.