Aqui você encontrará os principais acontecimentos da Saúde Coletiva e da Faculdade de Ciência da Saúde para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)
Registre sua presença clicando no botão abaixo.
1970 – 1979
A “Faculdade de Ciências Médicas” da UnB passou a ser denominada por “Faculdade de Ciências da Saúde (FS) ”
uma vez que a Reforma Universitária (RU) de 1968 designou que os cursos da área da saúde, incluindo o de Enfermagem, deveriam integrar Centros de Ciências da Saúde ou Centros de Ciências Biomédicas (UnB, 1962, CARDOSO, DYTZ; 2008).
Surgimento do Movimento da Reforma Sanitária no Brasil
Esse movimento nasceu no contexto da luta contra a ditadura. O movimento foi sendo construído pelo conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. Foi um movimento que teve por objetivo a defesa social e política em torno de um sistema de saúde que pudesse ser acessado por todos os indivíduos.
INPS de 1966 foi substituído pelo Instituto de Assistência Medica da Previdência Social (INAMPS)
O Inamps se constituía como a política pública de saúde, responsável pela assistência médica aos trabalhadores que contribuíam com a previdência social. Os setores da população que não faziam esta contribuição não podiam acessar aos serviços de saúde.
5º Conferência de Saúde
Realizada em agosto de 1975. Dedicou-se a discutir 5 temas sendo eles: 1. Implementação do Sistema Nacional de Saúde; 2. Estratégias para a implementação do Programa de Saúde Materno-Infantil; 3. Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica; 4. Programa de Controle das Grandes Endemias; 5. Programa de Extensão das Ações de Saúde às Populações Rurais. Mas a principal contribuição da 5ª conferência foram as propostas de organização do Sistema Nacional de Saúde.
Criação do centro brasileiro de estudos de saúde (Cebes)
Feito a partir da movimentação de um grupo de sanitaristas de São Paulo, dando engajamento para a Revista Saúde em Debate e tornando-se assim um dos principais veículos de propagação de notícias e informações sobre o movimento.
6º Conferência Nacional de Saúde
Nessa conferência, convocada pelo Decreto n. 79.318 de 01/03/77, teve por tema: Controle das grandes endemias e interiorização dos serviços, direcionado à avaliação e análise de estratégias de implantação de programas governamentais.
Criação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
Foi uma forma de organizar as produções de pós-graduação nos campos de saúde pública, medicina social e saúde coletiva. Sua fundação ocorreu na reunião sobre Formação e Utilização de Pessoal de Nível Superior na área de Saúde Pública, organizada pela representação da Opas no Brasil.
Primeiro simpósio sobre Política Nacional de Saúde
baseado em um texto produzido por alunos do Instituto de medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o qual foram discutidos os principais pontos de reivindicação do movimento sanitarista.