Aqui você encontrará os principais acontecimentos da Saúde Coletiva e da Faculdade de Ciência da Saúde para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)
Registre sua presença clicando no botão abaixo.
1960 – 1969
Inauguração de Brasília
Em 21 de abril de 1960 sob o governo do presidente Juscelino Kubitschek.
Plano Geral da Rede Médico-Hospitalar de Brasília, conhecido como Plano Bandeira de Mello
Tinha como princípios, a estruturação dos serviços de saúde com nítida separação entre as áreas de ação dos órgãos executivos e normativos, obtidos por meio da criação, em 1960, da Fundação Hospitalar do Distrito Federal (FHDF) como um órgão de administração central.
Instituição do Código Nacional de Saúde
Ele foi instituído através do Decreto n° 49.974 – A/61, dispondo sobre Normas Gerais de Defesa e Proteção à Saúde a serem observadas em todo o território nacional por qualquer pessoa, física ou jurídica, de direito público ou privado, inclusive Estados, Territórios, Distrito Federal e Municípios, instituições civis ou militares, entidades autárquicas, paraestatais e privadas, de qualquer natureza.
Inauguração da Universidade de Brasília- UnB em 21 de abril de 1962
Com a promessa de reinventar a educação superior, entrelaçar as diversas formas de saber e formar profissionais engajados na transformação do país. O antropólogo Darcy Ribeiro definiu as bases da universidade e o educador Anísio Teixeira planejou o modelo pedagógico. O arquiteto Oscar Niemeyer transformou as ideias em prédios.
3º Conferência Nacional da Saúde
Proposta inicial de descentralização da saúde. Realizada em dezembro de 1963, o encontro teve como temas centrais a formulação de uma Política Nacional de Saúde mais adequada à realidade do país, a qual seria consolidada em um Plano Nacional de Saúde, integrando as três esferas federativas: União, estados e municípios, com vistas à descentralização e à municipalização das ações.
Início da Ditadura Militar no Brasil
O regime militar assumiu o controle político, econômico e social de 1964 a 1985. Esse período foi marcado por violência, censura, repressão, exílio, prisão e diversas outras formas de coerção da sociedade. O objetivo do Estado era criar um sistema que concretizasse seu monopólio intelectual sobre a massa populacional.
Foi criado o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas na Universidade de Brasília- UnB.
Foi criado o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS)
Responsável pela administração dos direitos e garantias dos trabalhadores de utilizar os serviços de saúde. Este, configurou uma medida de racionalização administrativa sem alterar a tendência do período anterior em relação aos serviços como assistência médica e cobertura previdenciária. Este instituto previa uma assistência limitada ao contingente de trabalhadores com carteira assinada.
4º Conferência Nacional da Saúde
Teve por tema, ” Recursos humanos necessários às demandas de saúde no País”, teve por foco a identificação das necessidades de formação de recursos humanos e as responsabilidades do Ministério da Saúde e das instituições de ensino superior da área na capacitação de profissionais e no desenvolvimento da política de saúde. Contou ainda com um painel internacional sobre a política e realizações da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e as experiências sanitárias da Venezuela e da Colômbia.
Ocorreu a Reforma Universitária (RU)
proporcionou grandes modificações que se colocam presentes atualmente na organização das instituições educacionais brasileiras.