O Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (ECOS), integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Comunicação em Saúde Coletiva – CNPq Brasil, criado em 2009 e reconhecido pela Universidade de Brasília (UnB). Conta com o apoio do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), da Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB).
Sua criação primeira, ainda com o nome de Laboratório de Informação e Comunicação em Saúde Coletiva (LICoSC), surgiu com o objetivo de estreitar a participação dos estudantes do DSC/FS, de graduação e pós graduação, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão com os pesquisadores e bolsistas vinculados ao seu primeiro parceiro oficial, a Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde, do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (UTICS/NESP/UnB).
O então LICoSC já nascia ampliando suas parcerias e atividades nacionais com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e internacionais. Assim, em 2014, após firmar cooperação internacional com o Centre de Recherche sur la Communication et la Santé (ComSanté), da Université du Quebéc àu Montreal (UQÀM) e em 2015, a cooperação técnica com a UNESCO – Representação Brasil, o LICoSC preparava-se para esta transição necessária.
A constante oferta de disciplinas na graduação e pós graduação em Saúde Coletiva e Ciências da Saúde, o crescente número de estudantes bolsistas e voluntários vinculados aos projetos de extensão, iniciação científica e aos projetos financiados por editais internos e externos, fortaleceu o eixo Educação, que agora é incorporado ao Laboratório, que ganha também um nome fantasia: ECOS. Ecos do conhecimento, da harmonia, do compartilhamento de saberes individuais e coletivos de uma família de jovens sonhadores de uma comunicação promotora da saúde. Conheça nossa equipe.
Para isso, dispõe de equipamentos audiovisuais disponibilizados para as pesquisas desenvolvidas com a mediação das Tecnologias da Informação e Comunicação, abrangendo produção de conteúdos multimedia com uso de tablets, pockets pc e celulares, além da plataforma web. A multilinguagem é o nosso grande desafio, a fim de permitir o mais alto índice de acessibilidade aos projetos desenvolvidos por iniciativa interna e/ou com os diversos parceiros institucionais estabelecidos.
Que tenhamos vida longa e novos desafios.