Escola Cidadã

O projeto “Escola Cidadã: promovendo saúde e educação para o exercício da cidadania” tem como objetivo apresentar um modelo de integração com a comunidade a partir de estratégias de divulgação da agenda 2030 e os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) a partir da proposta de Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), defendida pela UNESCO. Com o impacto da pandemia em nossas vidas, é preciso retomar as atividades de ensino e pesquisa numa perspectiva de extensão, que envolva as comunidades nos principais desafios globais: a erradicação da fome, priorizar uma agricultura sustentável, garantir saúde, bem-estar, educação de qualidade, acesso à água potável e saneamento básico.

A experiência da pandemia mostrou que as iniciativas de preservação e cuidado com a vida humana dependem de ações internacionais integradas cada vez mais solidárias e que se fortalecem com a consciência da população de cada cidade sobre o seu papel e responsabilidade.

A Universidade de Brasília apresenta no projeto “Escola Cidadã: promovendo saúde e educação para o exercício da cidadania” um modelo de integração com especialistas de vários campos para instalação de atividades formativas em uma comunidade periférica e que teve impactos significativos durante o primeiro ano da pandemia. A “Escola Cidadã” se conecta com a escola pública nas atividades extracurriculares e com a comunidade por meio da escola e seus professores. Conforme defende a Unesco, a educação é o ODS 4, a ação mais importante e da qual dependem todas as outras previstas na consolidação de toda a Agenda 2030. Uma educação que assegure uma formação inclusiva, equitativa de qualidade para promover oportunidades para todas as pessoas, principalmente as mais vulneráveis, e que traga qualidade de vida. Da educação depende a consciência crítica que constrói cidadania, sendo, portanto, um fator essencial para atingir todos os demais ODS propostos na Agenda 2030.

É preciso despertar nas cidades e em suas comunidades, o compromisso social com a sustentabilidade, promovendo consumo e produção de produtos e serviços de forma responsável. O cuidado com a vida começa no cotidiano dos bairros e periferias, observando as ações que garantam uma mudança urgente em nosso modo de pensar e agir. Defender um estilo de vida saudável, superando dificuldades e desigualdades acentuadas na pandemia. Com organização coletiva e a valorização das culturas locais, poderemos alcançar o mundo que queremos em 2030, mas precisamos iniciar esse debate nas escolas, com as gerações futuras, resolvendo as demandas sociais do presente. Da mesma forma que um plano de ação mobiliza governos, a sociedade civil e o setor privado para os ODS, o tema da qualidade de vida em período pandêmico pode contribuir para a transformação de uma região vulnerável do Distrito Federal (DF), servindo de referência para iniciativas em outras comunidades periféricas.

OBJETIVO GERAL

Promover ações estratégicas de saúde e educação para o exercício da cidadania, por meio do fortalecimento de redes sociais comunitárias com a implementação de projetos formativos, informacionais, comunicacionais mediados por tecnologias e com metodologias participativas, adotando o modelo de Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) com os conteúdos da Agenda 2030 (UNESCO).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Elaborar ações didático pedagógicas com processos de formação e qualificação para a implementação da agenda 2030 e para a abordagem de temas correlatos;

• Qualificar gestores e professores das escolas públicas da localidade, formuladores de políticas públicas de saúde e de ambiente do Governo para a tomada de decisão e para a implementação de ações de comunicação que minimizem os riscos de adoecimento e mortes e contribuam para a promoção da saúde da população;

• Fomentar o desenvolvimento dos subprojetos de que compõem esse projeto, visando o alfabetizar mediático, formar jovens por meio das ações de educomunicação imprensa, educação para a cidadania global;

• Promover o intercâmbio de experiências, vivências, ações de integração dos projetos locais oriundos doas diferentes territórios da Cidade Estrutural;

• Sistematizar metodologia de gestão compartilhada de saúde e de ambiente que possa servir de parâmetro para a atuação nesse campo de ação intersetorial, visando a consolidação de indicadores que permitam avaliar e monitorar as ações de saúde e ambiente;

• Produzir materiais pedagógicos e institucionais que assegurem os processos de informação, educação e comunicação aplicados às ações comunitárias.

DESCRIÇÃO DO OBJETO

A proposta da Escola Cidadã (EC) é trabalhar as questões de saúde a partir de um olhar multidisciplinar reforçando os aspectos de informação, comunicação e educação em saúde. Com a perspectiva de proporcionar mais autonomia e governança com ações de comunicação midiática focadas na saúde coletiva. Considerando o entendimento de que saúde é um estado de bem-estar físico e mental e depende diretamente das condições de vida da população, enfatizamos que uma ação que possa realmente ter um impacto decisivo precisa estar amparada no tripé informação, comunicação e educação com ações de extensão participativas. As propostas que motivarão a criação de cursos de formação serão construídas em mesas-redondas, rodas de conversas, workshops e transformadas em produtos audiovisuais e editoriais. Na EC valoriza-se o saber local e o seu diálogo com o conhecimento científico. É “cidadã” porque saúde é cidadania, porque saúde é basilar para o acesso à dos outros direitos e porque informação, comunicação e educação em saúde é um direito humano básico. Esse projeto se amplia e se aplica em subprojetos, com produtos e serviços de informação gerados nas seguintes atividades:

1. Curso online Estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – Curso JAVU (criado em 2019), em sua terceira turma e já alcançando mais de 2.500 pessoas em todo o país;

2. Curso online ARBOCONTROL – Educação, Informação e Comunicação para o Controle do Vetor – Arbocontrol nas Escolas, distribuído em 11 módulos, totalizando 180h/a, o curso a distância tem por objetivo promover a qualificação a distância para o processo de trabalho de professoras/es e agentes escolares envolvidas/os no sistema público de ensino brasileiro no combate às arboviroses dengue, zika e chikungunya;

3. Implantação nas escolas da “Imprensa Popular” (Canal LabECoS), com temática de educação para a Cidadania Global na Cidade Estrutural, a ser trabalhada com metodologias participativas;

4. Linha editorial voltada para os ODS, construída por editora popular a partir de contribuições da comunidade.

A população coparticipante é composta prioritariamente por professores da rede pública de ensino, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias (ACE) e lideranças comunitárias que transitam, não só nos espaços públicos e privados, mas também nos espaços íntimos das comunidades, frequentando as casas, escolas e outros locais comunitários, conversando com as pessoas, observando o que acontece, orientando as famílias, posição que propicia inúmeras possibilidades de intervenção, de apoio e de estabelecimento de experiências mais democráticas, combatendo situações de autoritarismo, de abandono, de violência e de violação de direitos.

Este Projeto de formação cidadã é dirigido a esses segmentos moradoras/es da Cidade Estrutural, tendo na comunidade o principal articulador à construção de práticas educativas para a cultura de paz, com abordagem comunitária e participativa, multiplicando métodos e conteúdos na minimização dos fenômenos violentos que priorize crianças e jovens em idade escolar, atingindo alcançando também, mulheres, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidades.

Coordenação: Profa. Fátima Sousa