De pôsteres de anatomia à equipamentos antigos, a apresentação ilustra evoluções e mudanças com o passar do tempo.
Por Laíse Matos
Entre os dias 13 e 17 de maio, a exposição “Enfermagem, admirável profissão que atravessa eras: práticas e instrumentos do passado, presente e futuro”, estará aberta ao público interno e externo das 9h às 17h. A iniciativa é do Centro de Memória do Curso de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB), projeto de extensão da Faculdade de Ciências da Saúde, coordenado por Mariana Franzoi e Andrea Mathes, professoras do Departamento de Enfermagem.
“Vem para celebrar a Semana Brasileira de Enfermagem e enaltecer essa profissão que, sem dúvidas, atravessa eras”, contou Franzoi em relação ao evento. O papel da exposição é mostrar ainda o valor da profissão: “Se fez essencial no passado, se faz essencial hoje e, com certeza, se fará no futuro, porque ela atravessa a dimensão do cuidado humano”.
Um dos focos é Florence Nightingale — conhecida como Dama da Lâmpada —, pioneira da enfermagem moderna e motivo pelo qual o símbolo da profissão é uma lamparina. Na exposição, é possível ver réplicas do uniforme utilizado por ela em 1854, durante a Guerra da Criméia, e da famosa lamparina que a acompanhava. Como parte da proposta, os elementos são visualizados em contraste com instrumentos e vestes adotadas atualmente.
A idade dos cartazes de anatomia também chama atenção, porque datam 1918. De acordo com Franzoi, foram revisados, editados e ampliados por Max Brodel, ilustrador médico alemão da Escola de Medicina Johns Hopkins, considerado o “pai da ilustração médica moderna”. No mercado atual, podem custar mais de mil dólares, a depender do estado.
“Os pôsteres são apoiados em papel sobre o tecido original com os tarugos de madeira originais ainda presos na parte superior e inferior, apresentando desgastes moderados de manuseio e manchas devido ao tempo”, completou a professora. O material pertence ao Departamento de Enfermagem da UnB.
Além da observação dos objetos, há ainda explicação da equipe do projeto de extensão e um vídeo inicial que trata do tema. Na tarde de segunda-feira (13), Maiara de Oliveira, estudante do quarto semestre — Vivências 3, no ciclo do curso — de Enfermagem, ministrou a apresentação dos elementos expostos.
Outra forma de aumentar os conhecimentos é oferecida através de QR codes com textos e referências, para caso haja interesse de se aprofundar na temática:
Vídeo: Demonstração do uso dos QR codes por Maiara de Oliveira, estudante. Cena captada por Laíse Matos
A exposição conta com certificado da Associação Brasileira de Enfermagem, na seção do Distrito Federal. Como uma das colaboradoras da iniciativa, Maiara de Oliveira enxerga e frisa a importância da comunidade conhecer o histórico da profissão. “Todos estão convidados! Docentes, discentes, técnicos”, reforçou a estudante.