Por Luiza Oliveira
Atividade organizada pelo Dr. Thiago Coelho e pela equipe da Universidade
de Brasília (UnB) no dia 10 de maio, tratou do bruxismo infantil e da saúde bucal.
Com os alunos do 5º ano, a apresentação focou nas causas, efeitos e prevenções
do transtorno. Em turmas para as crianças mais novas, o tema foi abordado de
forma lúdica, com a história sobre um urso que se negava a escovar os dentes.
Durante a visita, a equipe distribuiu informativos, explicando o que é o
bruxismo. De acordo com o material, é uma desordem funcional que causa o ranger
dos dentes. Enquanto o bruxismo em vigília ocorre durante o dia e pode apresentar
contato dentário, o bruxismo do sono é involuntário e noturno. Entre os sintomas
mais comuns estão dor, cansaço na musculatura mastigatória, desgaste dos dentes
e o próprio som do rangido.
O diretor da escola, Valdir Nobre, explicou a importância da Escola Cidadã e
de sua ação no projeto de Promoção à Saúde Bucal no CED Taquara: “O postinho
de saúde daqui não tem atendimento dentário, não tem um consultório, e era um
questionamento da chefe de enfermagem anterior, ela queria trazer um consultório
odontológico para essa região”.
Por isso, além do lado informativo, o Escola Cidadã trouxe o atendimento.
“Tem a questão de ensinar a eles como fazer a escovação, observar se eles
aprenderam, mas quem já tem problemas dentários precisa ser atendido, então não
basta só a informação, tem que ter um acompanhamento”, conclui Valdir Nobre.
O informativo entregue apresenta também as possíveis causas do
desenvolvimento do bruxismo, como fatores emocionais, má qualidade do sono,
problemas respiratórios, refluxos gastroesofágicos ou uso exagerado de fármacos.
Nas crianças, o bruxismo pode se manifestar através de hábitos bucais deletérios
de forma frequente e inconsciente. Tais hábitos acarretam problemas no
desenvolvimento da boca e dos dentes. Comportamentos tais quais sucção de
chupeta, sucção de dedo, sucção labial, pressionamento atípico da língua e
respiração bucal devem ser observados.
Ao questionar a supervisora pedagógica Cristhyane Agapito sobre a escolha
do tema, ela contou que foi pertinente diante do quadro de alunos que têm
ansiedade, o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): “A gente presencia
muito, e se intensificou após o cenário da pandemia”.
Para tratar, é necessário remover os maus hábitos de forma respeitosa. O
uso da chupeta deve ser evitado, porém, mesmo que os pais optem por esse
recurso, é preciso restringir o uso para que não se estenda após os dois anos de
idade, e realizar acompanhamento odontológico periodicamente.