O Observatório do Erro é uma iniciativa que pretende oferecer a estudantes de graduação em Saúde Coletiva uma formação básica em teoria do conhecimento a partir da apreensão de noções sólidas em conteúdos como: critérios de aceitabilidade de um enunciado como verdadeiro; conceito de evidência; os parâmetros de cientificidade e seus limites; o lugar da crença no saber; a distinção entre racionalidade científica e racionalidade religiosa, entre outros.
Ele nasce no contexto da Pandemia do Covid 19 e sua atuação prática se dará nas redes sociais com vistas à identificação e contraposição a compartilhamentos de informações que contenham erro, mentira, ou falácia e que demonstrem potencial para causar prejuízo ao controle da pandemia ou de suas consequências sanitárias, sociais e econômicas.
Neste sentido, pretende combater o obscurantismo no campo da saúde cuja expressão nos últimos anos vem se dando por meio de uma relativização radical dos conceitos de verdade e de conhecimento, tendo como pano de fundo intenções políticas, religiosas ou morais. Pretende por fim se apresentar como elemento de oposição ao fenômeno de modelagem da opinião pública por meio de apelos emotivos e crenças religiosas, em detrimento de fatos, evidências ou argumentos fundamentados, o que mais recentemente foi conceituado como fenômeno da pós-verdade. O Observatório do Erro pretende se manter em atividade mesmo após a resolução do quadro pandêmico do Covid19, interferindo com os mesmos propósitos em outras áreas e temas diversos da Saúde Coletiva. Ele terá coordenação do Prof. Cláudio Lorenzo.