36ª edição - 08 de maio de 2018

ECOS, NESP e McGill

       
Nova parceria é firmada com o Laboratório ECOS/FS/UnB e o Núcleo de Estudos em Saúde Pública NESP/CEAM/UnB. É a vez da Universidade McGill, em Montreal, Canadá. A fim de apoiar a equipe do Laboratório ECOS e do NESP, ao alinhar e aprofundar conceitos referentes às linhas de pesquisa e atuação de ambos os grupos, a Universidade McGill oferece o curso de Métodos Mistos de Pesquisa em Saúde. É primeira vez que esse curso é ofertado fora do Instituto e será oferecido na FS/UnB, nessa próxima semana. A Pesquisa de Métodos Mistos (PMM) integra metodologias quantitativas e qualitativas, necessárias nas abordagens das pesquisas relacionadas à Saúde Humana e ao Bem-Estar.
Dentre as professoras que irão ministrar o curso, Belinda Nicolau é doutora em Epidemiologia e Saúde Pública na University College London (UK) e é professora associada da Faculdade de Odontologia da Universidade McGill. Mary Ellen Macdonald, também estará presenta. Doutora em antropologia médica, a pós-doutoranda em Cuidados Paliativos Pediátricos, é associada aos Departamentos de Pediatria e Oncologia, e da Escola de Enfermagem e Unidade de Ética Biomédica, além de presidir o Grupo de Pesquisa em Saúde Qualitativa da McGill. Quan Nha Hong, também apoia o encontro. Ela é terapeuta ocupacional doutoranda em ciências clínicas e avaliação e gestão de tecnologias em saúde, também na Universidade McGill, pelo Department of Family Medicine, Faculty of Medicine. Seu projeto de pesquisa de doutorado é sobre a validação dos Métodos Mistos como Ferramenta de Avaliação.

 


ECOS, NESP and McGill                           

New partnership is signed with the ECOS / FS / UnB Laboratory and the Nucleus of Studies in Public Health NESP / CEAM / UnB. It is the turn of McGill University in Montreal, Canada. In order to support the team of the ECOS Laboratory and the NESP, by aligning and deepening concepts related to the research and action lines of both groups, McGill University offers the course of mixed methods of Health Research. It is the first time that this course is offered outside the Institute and will be offered at FS / UnB next week.
The Mixed Methods Research (PMM) integrates quantitative and qualitative methodologies, necessary in the research approaches related to Human Health and Well-being.
Among the teachers who will teach the course, Belinda Nicolau holds a PhD in Epidemiology and Public Health from University College London (UK) and is an Associate Professor in the Faculty of Dentistry at McGill University. Mary Ellen Macdonald, will also be there. PhD in medical anthropology, postdoctoral fellow in Pediatric Palliative Care, is associated with the Departments of Pediatrics and Oncology, and the School of Nursing and Biomedical Ethics Unit, as well as chairing the McGill Qualitative Health Research Group. Quan Nha Hong, also supports the meeting. She is an Occupational Therapist, PhD student in clinical sciences and evaluation and management of health technologies, also at McGill University, Department of Family Medicine, Faculty of Medicine. His PhD research project is on the validation of Mixed Methods as an Assessment Tool.

 


NOVIDADES DO PROJETO ARBOCONTROL!!!

Na última semana, embarcaram em Cascavel: a mestranda em Saúde Coletiva, Natália Fernandes, o sanitarista Lucas Oliveira, ambos pesquisadores do NESP/CEAM/UnB,  e a graduanda em Saúde Coletiva, Sâmara Cristina, todos pela FS/UnB (foto ao lado).
Rumo à Vilhena (RO), se colocaram as pesquisadores do ECOS, Priscila Torres, que é sanitarista e pesquisadora também do NESP/CEAM/UnB, além da graduanda em Saúde Coletiva, Michelle Scheidegger, ambas com apoio de Wânia Fernandes Ribeiro, Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação (Faced).
E desde o dia 1º de maio, o desembarque ocorreu em Goiânia (GO) com a vice-coordenadora do Laboratório, a profº Elizabeth Alves e a mestranda em Saúde Coletiva, Natália Fernandes, ambas, pesquisadoras também do NESP/CEAM/UnB. Foram realizadas 3 oficinas.
E, por fim, em Campina Grande, compareceram o profº e terapeuta Carlos Silvan, a pesquisadora sanitarista do NESP/CEAM/UnB, Pricila Torres e o doutorando em ciências da saúde pela (FS/UnB), Luciano Camilo. De 2 e 4 de maio, foram realizadas 11 entrevistas com profissionais de saúde de 3 UBS e 13 entrevistas com professores, além de uma oficina com a comunidade.
O Laboratório ECOS, em nome de seus pesquisadores e coordenação, agradece o apoio da gestão local para a realização das atividades de campo, assim como a contribuição de cada participante da pesquisa ARBOCONTROL e parabeniza os trabalhos desenvolvidos no âmbito da saúde, da educação e da comunidade nos municípios pesquisados. Leia mais.

 


EDITAIS
ESTÁGIO NO ARBOCONTROL
 
Edital interno simplificado para seleção de alunos para estágio no projeto Integrado ArboControl: Arbovírus dengue, zika e chikungunya compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes Aegypti – moléculas do Brasil e do mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação, que integra o Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde – ECOS/FS/UnB e o Núcleo de Estudos de Saúde Pública – NESP/CEAM/UnB. Inscrições de 02 a 11/05/2018. Veja aqui os detalhes.
 

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM SAÚDE COLETIVA
 

As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao curso de Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva, para o Segundo Período Letivo de 2018, deverão ser efetuadas pessoalmente, de 07 a 11/05/2018, Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB. Confira maiores informações neste edital.
 


INSTITUTO DE VERÃO NO CANADÁ - McGill

A Universidade McGill, em Montreal, Canadá, nova parceria com o Laboratório ECOS, está oferecendo o Instituto de Verão, com o foco em metodologias inovadoras. Além de métodos mistos de Pesquisa em Saúde, foram adicionados dois novos cursos: Meta-análise clínica & Pesquisa Básica em Ciências e Pesquisa Qualitativa em Saúde com Crianças e Jovens. Os cursos estão previstos para a primeira quinzena de julho. Participantes anteriores têm elogiado as atividades. Confira os detalhes.
 


EVENTOS


Pint of Science - Um gole de ciência

O Pint of Science é uma iniciativa que surgiu na Inglaterra em 2013 e hoje é considerado um dos maiores eventos de divulgação científica no mundo, já que aproxima o público da ciência de uma forma descontraída. Assim, entre um gole e outro, serão discutidos assuntos da saúde, política, alimentação, biologia, física, política e psicologia. Nos dias 14, 15 e 16 de maio, os pesquisadores da Fiocruz Brasília sairão de suas salas para conversar com o brasiliense no Armazém do Ferreira, na 202 norte. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Ciência da Ciência e Ciência Cidadã e uso do canabidiol para fins medicinais serão temas debatidos nos três dias. Participe! Confira a programação completa do Pint of Science no Brasil e no mundo.


14º Congresso Internacional de Pesquisa Qualitativa
QUANDO: 16 a 19/05/2018
ONDE: Universidade de Illinois - EUA
DETALHES: Instituto Internacional de Investigação Qualitativa - IIQI




12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

QUANDO: 26 a 29/07/2018
ONDE: UERJ - Rio de Janeiro
DETALHES: ABRASCÃO

 


TODOS OS BOLETINS


Para entrar em contato com ECOS:
+55 61 3107-1820/  comsaude@unb.br
Campus Darcy Ribeiro, s/n - Gleba FS/FM - Sala CT 77/12, Asa Norte, Brasília – Brasil
CEP: 70.910-900.
 
Se não desejar receber mais nossos boletins, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.

Se precisar de mais informações envie-nos um email 
If you need more information send us an email