34ª edição - 23 de abril de 2018

PROJETO ARBOCONTROL
#AGORAVAI

O projeto integrado ARBOCONTROL é organizado em 4 componentes, sendo que, a coordenação do COMPONENTE 3 – Educação, Informação e Comunicação para o controle do vetor - ficou a cargo da Profa. Valéria Mendonça, que também coordena o Laboratório ECOS, bem como o NESP/CEAM. Esse eixo foca na avaliação das Estratégias de Educação, informação e comunicação, produzidas pelo Ministério da Saúde no controle do vetor Aedes aegypti e das arboviroses dengue, zika e chikungunya, bem como na tradução do conhecimento para gestores, acadêmicos e população.

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) é um mapeamento dos municípios brasileiros, que identifica se o local apresenta situação satisfatória, em alerta ou em risco. Dessa forma, esse mapeamento foi utilizado no Projeto, para selecionar os  municípios a serem pesquisados, considerando que os mesmos também teriam que ter aderido o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Programa Saúde da Família (PSF/ESF). Tendo em vista o exposto, o presente projeto terá atuação em municípios estratégicos, como: João Pessoa (PB), Macapá (AM), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Planaltina (GO); Gentil (PR), Cascavel (RS), Gramado (RS).

E, após a liberação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) para realização das pesquisas de campo, os pesquisadores iniciaram as viagens. Acompanhe os próximos passos dessa caminhada nos boletins.

#AgoraVai!!!! 



PROJECT ARBOCONTROL #nowwillgo!

The ARBOCONTROL integrated project is organized into 4 components, and a COORDINATION of COMPONENT 3 - Education, Information and Communication for the control of the vector - was in charge of Profa. Valéria Mendonça, who also coordinates the ECOS Laboratory, as well as NESP / CEAM. This axis focuses on the evaluation of Education, information and communication strategies, produced by the Ministry of Health in controlling the vector Aedes aegypti and arboviruses dengue, zika and chikungunya, as well as translation of knowledge for managers, academics and population.

The Rapid Survey of Aedes aegypti Infestation Index (LIRAa) is a mapping of the Brazilian municipalities, which identifies the location presents a satisfactory situation, on alert or at risk. In this way, the mapping was used in the Project, to select the municipalities, and considering that they too would have to have joined the Health in School Program (PSE) and the Family Health Program (PSF / ESF). In view of the above, the present project has been seen in strategic municipalities such as: João Pessoa (PB), Macapá (AM), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Planaltina ; Gentil (PR), Cascavel (RS), Gramado (RS).

And, after a release from the Ethics and Research Committee (CEP) for the conduct of field research, the researchers began the trips. Follow the next steps of this walk in the newsletters.   #nowwillgo!
 


EDITAIS

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM SAÚDE COLETIVA
 

As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao curso de Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva, para o Segundo Período Letivo de 2018, deverão ser efetuadas pessoalmente, de 07 a 11/05/2018, Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB. Confira maiores informações neste edital.

 

XI COLÓQUIO INTERNACIONAL MICHEL FOUCAULT
 

O XI Colóquio Internacional Michel Foucault vai ocorrer em Florianópolis, de 25 a 29 de setembro abordando o tema FOUCAULT E AS PRÁTICAS DE LIBERDADE. O encontro se divide em três Simpósios Temáticos: Foucault, as Artes e a Literatura; Subjetivação, Liberdade, Linguagem; e Michel Foucault e a Biopolítica. O evento  é promovido pela UFSC, local do evento, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia PUC-PR. As inscrições podem ser realizadas por aqui, até 10 de maio para ouvintes e a partir de 20 de maio para para os apresentadores. Doutoras/es e docentes de IES do Brasil e do exterior e doutorandas/os em coautoria com doutoras/es poderão submeter propostas de apresentação, até 7 de maio. Confira!
 


CONCURSO DE APOIO À PRODUÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS INÉDITAS
 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), torna público o Concurso de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Inéditas, nos gêneros animação e documentário, voltadas para temáticas de interesse da saúde pública. O prazo final para Inscrições e entrega dos Projetos e documentação é 4 de junho. Confira os detalhes e participe!
 

INSTITUTO DE VERÃO NO CANADÁ

A Universidade McGill, em Montreal, Canadá, está oferecendo o Instituto de Verão, com o foco em metodologias inovadoras. Além de métodos mistos de Pesquisa em Saúde e Epidemiologia, nós adicionamos dois novos cursos: Meta-análise clínica & Pesquisa Básica em Ciências e pesquisa qualitativa em saúde com Crianças e Jovens. Os cursos estão previstos para a primeira quinzena de julho. Participantes anteriores têm elogiado as atividades. Confira os detalhes.
 


EVENTOS


14º Congresso Internacional de Pesquisa Qualitativa
QUANDO: 16 a 19/05/2018
ONDE: Universidade de Illinois - EUA
DETALHES: Instituto Internacional de Investigação Qualitativa - IIQI




12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

QUANDO: 26 a 29/07/2018
ONDE: UERJ - Rio de Janeiro
DETALHES: ABRASCÃO


 


TODOS OS BOLETINS


Para entrar em contato com ECOS:
+55 61 3107-1820/  comsaude@unb.br
Campus Darcy Ribeiro, s/n - Gleba FS/FM - Sala CT 77/12, Asa Norte, Brasília – Brasil
CEP: 70.910-900.
 
Se não desejar receber mais nossos boletins, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.

Se precisar de mais informações envie-nos um email 
If you need more information send us an email