33ª edição - 16 de abril de 2018

PROJETO ARBOCONTROL

O Projeto Integrado ArboControl: Arbovírus dengue, zika e chikungunya compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes aegypti - moléculas do Brasil e do mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação, segue dando continuidade às ações previstas no componente 3, referente à educação, informação e comunicação para o controle do vetor. A coordenadora do Laboratório ECOS, Profa. Valéria Mendonça, juntamente com Elizabeth Prado coordenam este componente. Assim, no dia 07 de março a equipe se reuniu para construir os conceitos referentes à informação, educação e comunicação em saúde, que serão referência nas buscas dos artigos da temática.

Composta de mestrandos, doutorandos, pesquisadores e graduandos e a partir das demandas que surgiram ao longo de 2017, o grupo do Laboratório vem se fortalecendo, ao promover oficinas com e para os integrantes do ECOS. A exemplo, já ocorreu a oficina de EndNote com o sanitarista Yure Rodrigues, que contribui com o projeto e apresentou como se deu a busca bibliográfica da pesquisa no VComsaúde. O prof. Roberto Carlos, o coordenador do eixo: ARBOVÍRUS DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA: O ESTADO DA ARTE DA INVESTIGAÇÃO NO BRASIL, utiliza o Scooping Review, um tipo de análise que tem a liberdade de mapear a extensão e amplitude da literatura, mantendo cada vez mais, o rigor e a transparência ao longo das pesquisas. A pergunta de pesquisa desse eixo é sobre o que tem sido estudado sobre prevenção em educação, informação e comunicação em saúde nos estudos populacionais de casos autóctones de Dengue, Zika e Chikungunya.

 


Project ArboControl

The ArboControl Integrated Project: Arbovirus dengue, zika and chikungunya share the same vector insect: the mosquito Aedes aegypti - molecule and control changes Forecast in component 3, referring to education, information and communication for vector control. The coordinator of the ECOS Laboratory, Profa. Valéria Mendonça, together Elizabeth Prado coordinate this component. Thus, on March 7, the team met to build the concepts of information, education and communication in health, which are based on the searches of the articles of the theme.

Comprised of masters, doctoral students, researchers and graduates and the emerging demands throughout 2017, the Laboratory group has been strengthened by promoting workshops with and for ECOS members. An example of this has already happened in the EndNote workshop with the sanitarian Yure Rodrigues, who happened with the project and presented himself as a bibliographical search of the research in VComsaúde. The prof. Roberto Carlos, the coordinator of the axis: ARBOVIRUS DENGUE, ZIKA AND CHIKUNGUNYA: THE STATE OF THE ART OF RESEARCH IN BRAZIL, use the Scooping Review, a type of analysis that has the freedom to map an extension and amplitude of the literature, linking more and more , rigor and transparent throughout the research. The research question of this axis is about what has been studied about prevention in education, information and communication in health in the population studies of autochthonous cases of Dengue, Zika and Chikungunya.

 


EDITAIS

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ECOS
 

O Laboratório ECOS/FS/UnB e o Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP/CEAM/UnB) lançam edital interno simplificado para seleção de alunos de iniciação científica. Serão disponibilizadas 09 vagas para voluntárias(os) para estudantes de graduação de Brasília, de todas as áreas do conhecimento, em projetos como: Saúde na Mídia: Redes Sociais e Comunicação de Risco; Educação, saúde e equidade; e Conhecimentos, atitudes e práticas sobre Dengue, Zika e Chikungunya: uma revisão.
As inscrições podem ser feitas até 18/04/2018. Os detalhes estão neste Edital. Participe!

 


MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM SAÚDE COLETIVA
 

As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao curso de Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva, para o Segundo Período Letivo de 2018, deverão ser efetuadas pessoalmente, de 07 a 11/05/2018, Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB. Confira maiores informações neste edital.

 

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
 

A Fiocruz Brasília abre inscrições para o processo seletivo do próximo curso de Especialização em Saúde Coletiva. Serão oferecidas 35 vagas para ingresso no 2º semestre de 2018 e 35 vagas para o 1º semestre de 2019. A inscrição deve ser realizada de 18 a 20 de abril, por meio deste site e deve ser entregue envelope lacrado com a documentação na Secretaria da Escola Fiocruz de Governo, conforme descrito neste edital. Confira.
 


CONCURSO DE APOIO À PRODUÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS INÉDITAS
 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), torna público o Concurso de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Inéditas, nos gêneros animação e documentário, voltadas para temáticas de interesse da saúde pública. O prazo final para Inscrições e entrega dos Projetos e Documentação é 4 de junho. Confira os detalhes e participe!
 

EVENTOS


Seminário: Discurso sobre PrEP: entre liberdade e normatividade
QUANDO: 19/04/2018
ONDE: Université du Québec à Montréal (UQAM)
DETALHES: Comsanté


Convenção Internacional "Cuba Salud 2018"
QUANDO: 23 a 27/04/2018
ONDE: Havana, Cuba.  
DETALHES: convencionsalud2018




14º Congresso Internacional de Pesquisa Qualitativa
QUANDO: 16 a 19/05/2018
ONDE: Universidade de Illinois - EUA
DETALHES: Instituto Internacional de Investigação Qualitativa - IIQI



12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

QUANDO: 26 a 29/07/2018
ONDE: UERJ - Rio de Janeiro
DETALHES: ABRASCÃO



 


TODOS OS BOLETINS


Para entrar em contato com ECOS:
+55 61 3107-1820/  comsaude@unb.br
Campus Darcy Ribeiro, s/n - Gleba FS/FM - Sala CT 77/12, Asa Norte, Brasília – Brasil
CEP: 70.910-900.
 
Se não desejar receber mais nossos boletins, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.

Se precisar de mais informações envie-nos um email 
If you need more information send us an email