28ª edição - 05 de março de 2018

SEMANA DE ACOLHIMENTO DA FS-UNB
              

 

Entre os dias 5 e 9 de março, a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, promoverá a Semana de Acolhimento aos estudantes e professores.
O Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (ECOS) contribuiu com a organização das atividades, bem como do espaço de recepção.

A grande expectativa para a semana de acolhimento é a Peleja da Equidade, em que serão discutidas as Disparidades de Saúde, as Marginalidades e Saúde, se “Tá no gene, Tá no sangue ou na sociedade?” e as Populações vulneráveis, a população de rua e contextos de atendimento. A Peleja será promovida pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/Ceam/UnB), juntamente com a Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social do Ministério da Saúde (DAGEP/MS) e com o Observatório de Saúde da População em Situação de Rua. A discussão será no dia 06, das 8h ao 12h. Participe!

O tema da Semana de Acolhimento deste ano é “Saúde, Diversidade e Direitos Humanos” e a recepção também será feita por curso. Confira a programação completa.

 

FS-UNB WELCOME WEEK
Between March 5 and 9, the Faculty of Health Sciences of the University of Brasilia will promote the Week of Welcome to students and teachers. The Laboratory of Education, Information and Communication in Health (ECOS) contributed with the organization of the activities, as well as the reception space.
The great expectation for the host week is the Fairness Struggle, in which the Health Disparities, Marginalities and Health will be discussed, if "Is it in the gene, Is it in the blood or in the society?" And the Vulnerable Populations, the population of street and service contexts. Peleja will be promoted by the Nucleus of Public Health Studies of the Center for Advanced Multidisciplinary Studies of the University of Brasília (NESP / Ceam / UnB), together with the Department of Support for Participative Management and Social Control of the Ministry of Health (DAGEP / MS ) and with the Observatory of Health of the Population in Situation of Street. The discussion will be on the 06th, from 8am to 12pm. Get Involved!
The theme of this year's Welcome Week is "Health, Diversity and Human Rights" and the reception will also be done by course. Check out the complete schedule. Check out the complete schedule.

 

NOTÍCIAS



SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O V COMSAÚDE

O Laboratório ECOS convida todas e todos para a quinta edição do CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE. O encontro vai ocorrer entre os dias 26 e 28 de março, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB). O tema deste ano é A COMUNICAÇÃO DE RISCO NO SETOR SAÚDE. Inscreva-se!

Para abrir o encontro o espaço está reservado para Valéria Mendonça – Laboratório ECOS (FS/UnB), Maria Fátima de Sousa – Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB), Antônio Carlos F. Nardi - Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Mauro Junqueira – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Joaquín Molina - Organização Panamericana da Saúde (OPAS).
A programação também inclui mostra de vídeos, apresentação de trabalhos científicos, mesas de debate e a Conferência Magna “Afinal, o que é Comunicação de Risco em Saúde Pública?”.
Também serão apresentados os Componentes 2 e 3 do projeto integrado ArboControl. Para finalizar o encontro, os relatos de experiência abordarão a comunicação de risco em Cuba, no Peru, em Minas Gerais e no Distrito Federal.

Os participantes que desejarem apresentar algum trabalho da temática, ainda podem encaminhar estudos e experiências nas modalidades de Comunicação Oral Curta ou Resumo Expandido. As orientações para submissão são as mesmas para essas duas modalidades. Alguns subtemas são: Comunicação de risco; Comunicação como estratégia para promoção da saúde e Redes sociais e saúde.
A submissão de trabalhos pode ser realizada aqui até o dia 12 de março.

 


LESBOCENSO

A fim de tornar público os trabalhos e as iniciativas relativas à Comunicação e promoção da Saúde, bem como, à promoção da saúde de todas as mulheres, o Laboratório ECOS divulga o LESBOCENSO, formulado pela Associação Lésbica Feminista do DF -  Coturno de Vênus. A Associação Coturno de Vênus é uma organização não governamental, com diretoria não hierárquica, composta por ativistas lésbicas e feministas, fundamentadas no anti-racismo, na anti-LGBTfobia, na anti-gordofobia, focadas em potencializar o respeito e a autonomia das mulheres, bem como na promoção da visibilidade lésbica. Assim, a fim de dar continuidade à luta pela visibilidade lésbica, foi desenvolvido pela Coturno um formulário anônimo para quantificar e mapear mulheres lésbicas de diferentes gerações, raças e etnias, corporalidades e classes sociais, que residam no Distrito Federal e Entorno. As informações serão coletadas até  abril de 2018. Participe!
Fonte: Coturno de Vênus


EDITAIS

Curso ZOTERO

O Centro de Tecnologias Educacionais Interativas em Saúde (CENTEIAS) é responsável por receber, reunir, sistematizar, alimentar e atualizar as informações do site da FS e dos departamentos da instituição. Além disso, elaborou e ministrou no Laboratório de Informática (LIS) conteúdos que apresentem aos interessados as estratégias de buscas de publicações científicas na Internet. Dessa forma, foi disponibilizado o curso Zotero, que é uma ferramenta gratuita e fácil de usar para ajudá-l@ a coletar, organizar, citar e compartilhar suas fontes de pesquisa. Caso tenha interesse no curso, preencha este formulário e garanta sua vaga para a próxima turma.
Fonte e maiores informações: CENTEIAS
 


7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ)

A sétima edição do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa será realizada em Fortaleza, de 10 a 13 de julho. A pretensão da própria organização do evento é que se mantenham os indicadores de sucesso de cada nova edição, incentivando a submissão de artigos científicos que foquem diversos campos de aplicação na Investigação Qualitativa, desde a Educação à Saúde, Ciências Sociais, Engenharia e Tecnologia, entre outras, bem como uma visão transversal e holística, com a abordagem de diversas temáticas e dimensões da investigação. As inscrições podem ser realizadas até 30 de abril, sendo que algumas temáticas para submissão de trabalhos são: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos e Investigação Qualitativa em Contexto Web. Os textos devem ser escritos em português ou espanhol e os artigos aceitos pela Comissão Científica serão publicados nas Atas do Congresso. O prazo para submissão de artigos foi prorrogado para o dia 7 de Março e para submissão de vídeos, 27 de maio. Leia mais.
 


VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde

O VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde será realizado em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil de 04 a 07 de setembro de 2018. A intenção é de fortalecer a identidade e as redes de colaboração ibero-americanas. Esse é o tema central do Congresso. Por isso, sua logo é uma mandala, cujo termo em sânscrito significa “círculo” ou “completude”, simboliza o Universo, bem como representa a procura pela paz interior, procura essa que é representada pelos padrões entrelaçados; expressão de nossa incompletude; nosso desejo de ser-mais, de ser-no-mundo; de busca pela conscientização. É possível submeter trabalhos até 31 de maio, confira as normas.
 


EVENTOS

 

I Semana de Divulgação Científica
Quando: 12 a 14/03/2018
Onde: Fiocruz Brasília
Detalhes: Fiocruz



FÓRUM
 SOCIAL MUNDIAL

QUANDO: 13 A 17/03/2018
ONDE: Salvador - BA
DETALHES: FSM  


V Simpósio Internacional e IX Simpósio Nacional de Literatura e Informática
QUANDO: 14 a 16/03/2018
ONDE: Canoas/RS
DETALHES: Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)


1º Congresso Internacional de Gestão Pública e Saúde
QUANDO: 20 e 21/03/17
ONDE: Universidade de Brasília (UnB)
DETALHES: 1º CIGEPS

 

 

TODOS OS BOLETINS


Para entrar em contato com ECOS:
+55 61 3107-1820/  comsaude@unb.br
Campus Darcy Ribeiro, s/n - Gleba FS/FM - Sala CT 77/12, Asa Norte, Brasília – Brasil
CEP: 70.910-900.
 
Se não desejar receber mais nossos boletins, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.

Se precisar de mais informações envie-nos um email 
If you need more information send us an email