26ª edição - 19 de fevereiro de 2018


V ComSaúde

O Laboratório ECOS tem o prazer de convidar todas e todos para a quinta edição do CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE, o V COMSAÚDE. O encontro será entre os dias 26 e 28 de março, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB). O tema desse ano é A COMUNICAÇÃO DE RISCO NO SETOR SAÚDE.
A programação inclui mostra de vídeos, apresentação de trabalhos científicos e mesas de debate. O evento contará com a presença do professor  Santosh Vijaykumar do Departamento de Psicologia da Universidade Northumbria, Reino Unido, que abordará  a Comunicação do Risco nas Redes Sociais.
Também serão apresentados os Componentes 2 e 3 do projeto integrado ArboControl. O primeiro, coordenado pelo prof. Jonas Lotufo Brant do Departamento de Saúde Coletiva FS/UnB é referente às Novas Tecnologias em Saúde, terá seus resultados preliminares apresentados e o segundo é referente à Educação, Informação e Comunicação para o controle do vetor.
Na programação terá um momento reservado para compartilhar as experiências, com a presença confirmada de  Niurka González, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana, Cuba, que vai explanar sobre a Comunicação de Risco em Cuba.  
Os atalhos para inscrição e submissão de trabalhos estão indisponíveis devido a atualizações dos sites da FS.  A situação será normalizada em breve. Agradecemos a compreensão, desculpe o transtorno e se precisar, entre em contato com o ECOS.

 


V ComSaúde

The Laboratory of Education, Information and Communication in Health (ECOS) is pleased to invite everyone to the fifth edition of the INTERNATIONAL CONFERENCE ON HEALTH COMMUNICATION, COMSAÚDE. The meeting will take place between the 26th and 28th of March, at the Faculty of Health Sciences of the University of Brasília (FS / UnB). This year's theme is THE COMMUNICATION OF RISK IN THE HEALTH SECTOR. The program includes video shows, presentation of scientific papers and discussion boards. The event will be attended by Professor Santosh Vijaykumar of the Department of Psychology at Northumbria University, UK, who will address the Communication of Risk in Social Networks. Components 2 and 3 of the ArboControl integrated project will also be presented. The first, coordinated by prof. Jonas Lotufo Brant of the Department of Collective Health FS / UnB refers to the New Technologies in Health, will have its preliminary results presented and the second is referring to Education, Information and Communication for vector control. In the program will have a moment reserved to share the experiences, with the confirmed presence of Niurka González, from the Faculty of Communication of the University of Havana, Cuba, which will explain about the Risk Communication in Cuba. The shortcuts for registration and submission of papers are unavailable due to updates of FS sites. The situation will be normalized soon. Thank you for understanding, sorry for the inconvenience and if you need, please contact ECOS.

 

NOTÍCIAS


 

Novo Gerenciador de Referências Acadêmicas: CiteULike

O Blog Universo Abierto é um projeto da Biblioteca de Tradução e Documentação da Universidade de Salamanca (UA), que busca ser uma referência para o mundo profissional das bibliotecas e da documentação em geral. Julio Alonso Arevalo, bibliotecário da instituição e formado pela mesma, divulgou a criação da plataforma CiteULike, um serviço gratuito para localizar, armazenar, gerenciar e compartilhar referências acadêmicas. Entre outros benefícios, a novidade é que ele vincula as redes sociais aos programas de gerenciamento de referência. O Universo Abierto explica em detalhes a utilização do CiteULike, clique aqui e saiba mais!
Fonte: Blog Universo Abierto
 


 

Repositórios de Acesso Aberto Permitem Acesso Sem Obstáculos a Informações Científicas

Outro trabalho publicado no Blog Universo Abierto recentemente foi o livro “Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: Repositórios institucionais de acesso”, escrito por Fernando César Lima Leite. A abordagem é sobre as bases conceituais e práticas para a construção de repositórios institucionais em aberto em universidades e institutos de pesquisa no contexto da gestão da comunicação científica e acadêmica. O seu planejamento, implementação e adoção aumentam a visibilidade dos resultados da pesquisa, do pesquisador e da própria instituição. Dessa forma, é possível realizar o download do livro, confira.
Fonte: Blog Universo Abierto
 


 

LESBOCENSO

A fim de tornar público os trabalhos e as iniciativas relativas à Comunicação e promoção da Saúde, bem como, à promoção da saúde de todas as mulheres, o Laboratório ECOS divulga o LESBOCENSO, formulado pela Associação Lésbica Feminista do DF -  Coturno de Vênus.  Assim, a fim de dar continuidade à luta pela visibilidade lésbica, foi desenvolvido pelo grupo um formulário anônimo para quantificar e mapear mulheres lésbicas de diferentes gerações, raças e etnias, corporalidades e classes sociais, que residam no Distrito Federal e Entorno. A Associação Coturno de Vênus é uma organização não governamental, com diretoria não hierárquica, composta por ativistas lésbicas e feministas, fundamentadas no anti-racismo, na anti-LGBTfobia, na anti-gordofobia, focadas em potencializar o respeito e a autonomia das mulheres, bem como na promoção da visibilidade lésbica. A Coturno de Vênus vai coletar informações entre fevereiro e abril de 2018, para consolidar dados sobre “quem somos, onde estamos e quais nossas principais demandas para reivindicação de políticas públicas”, com relação ao grupo de mulheres homossexuais. Em caso de dúvidas, contribuições e sugestões, entre em contato: coturnodevenus@gmail.com. O Lesbocenso está disponível aqui. Participe!
Fonte: Coturno de Vênus

 


EDITAIS

 
Fórum Social Mundial
O Fórum Social Mundial nasceu  em 2001 por organizações e movimentos sociais que, a partir de uma proposta inicial, se auto-convocaram e mobilizaram para um grande encontro em Porto Alegre, em contraposição ao neoliberalismo representado pelo Fórum Econômico Mundial, que ocorria ao mesmo tempo em Davos, na Suiça. O FSM volta ao Brasil após uma fase de intensos debates sobre o futuro das lutas sociais e do próprio processo, com a perspectiva de servir aos movimentos de resistência contra o avanço das forças neoliberais e suas investidas contra as jovens democracias na América Latina.  A edição desse ano ocorrerá em Salvador, Bahia, com seminários, plenárias, oficinas, atividades culturais e conferências. Terá marchas e atos pela cidade. O encontro vai de 13 a 17 de março de 2018, com o tema: “Resistir é criar, resistir é transformar”. Para entrar, navegar, inscrever-se e inscrever pessoas,organizações e atividades no FSM, é necessário criar um perfil de participante. As inscrições ficam abertas até 20 de fevereiro, que também é o prazo para inscrever atividades e feira de economia solidária. Confira mais informações.
 

 

ECOS no ABRASCÃO

O 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que acontecerá de 26 a 29 de julho de 2018 no Rio de Janeiro, realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva –Abrasco, traz o tema “Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia”. Pretende-se reunir professores, pesquisadores, gestores, trabalhadores do SUS, alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas da Saúde Coletiva. Como este será um congresso-processo, o Abrascão 2018 já começou e 11 seminários regionais serão realizados pelo país até abril. O objetivo é já levar um “caderno sobre SUS, direitos e democracia”, como explica Gastão Wagner, presidente da Abrasco, que também divulgou uma carta sobre o congresso. O Laboratório ECOS pretende contribuir com o eixo de Comunicação em Saúde. As inscrições podem ser feitas até 18 de abril e o prazo de submissão de trabalhos vai até dia 21 de fevereiro. Confira aqui as instruções para submissão e Participe!
 


 
7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ)

A sétima edição do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa será realizada em Fortaleza, de 10 a 13 de julho. A pretensão da própria organização do evento é que se mantenham os indicadores de sucesso de cada nova edição, incentivando a submissão de artigos científicos que foquem diversos campos de aplicação na Investigação Qualitativa, desde a Educação à Saúde, Ciências Sociais, Engenharia e Tecnologia, entre outras, bem como uma visão transversal e holística, com a abordagem de diversas temáticas e dimensões da investigação. As inscrições podem ser realizadas até 30 de abril, sendo que algumas temáticas para submissão de trabalhos são: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos e Investigação Qualitativa em Contexto Web. Os textos devem ser escritos em português ou espanhol e os artigos aceitos pela Comissão Científica serão publicados nas Atas do Congresso. O prazo para submissão de artigos se encerra dia 25 de fevereiro e para submissão de vídeos, 27 de maio. Leia mais.
 


EVENTOS



I Jornada Científica da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família

QUANDO: 22 a 24/02/2018
ONDE:
Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)
DETALHES: ESCS




FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

QUANDO: 13 A 17/03/2018
ONDE: Salvador - BA
DETALHES: FSM 



V Simpósio Internacional e IX Simpósio Nacional de Literatura e Informática
QUANDO: 14 a 16/03/2018
ONDE: Canoas/RS
DETALHES: Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)



1º Congresso Internacional de Gestão Pública e Saúde
QUANDO: 20 e 21/03/17
ONDE: Universidade de Brasília (UnB)
DETALHES: 1º CIGEPS

 

 

TODOS OS BOLETINS


Para entrar em contato com ECOS:
+55 61 3107-1820/  comsaude@unb.br
Campus Darcy Ribeiro, s/n - Gleba FS/FM - Sala CT 77/12, Asa Norte, Brasília – Brasil
CEP: 70.910-900.
 
Se não desejar receber mais nossos boletins, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.

Se precisar de mais informações envie-nos um email 
If you need more information send us an email