Debate com a Mestranda Priscila Brito sobre Comunicação de Risco


No Planejamento Estratégico do Laboratório ECOS e do Comunica FS para 2018 foram desenvolvidas oficinas de organização dos processos de trabalho, de práticas de cuidado e de avaliação e programação, orientadas pelo mestre em educação, pesquisador, escritor, consultor e terapeuta, Carlos Silvan. A partir disso, surgiram demandas importantes como a de realizar grupos de estudo no Laboratório ECOS. Dessa forma, o ano começa com novas expectativas e diversas atividades previstas para a equipe. Composta de mestrandos, doutorandos, pesquisadores e graduandos e com a chegada de novos integrantes, a proposta é de [re]alinhar e aprofundar conceitos referentes às linhas de pesquisa e atuação do ECOS.
Na última sexta dia 26/01, a agenda do Laboratório trouxe a sanitarista Priscila Brito (na foto abaixo), mestranda em saúde coletiva (Lattes), com o trabalho A comunicação de risco e as arboviroses emergentes no Brasil: Dengue, Zika e Chikungunya, orientado pela coordenadora do ECOS, a profa. Dra. Valéria Mendonça. A pesquisadora do Laboratório e do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB), guiou o debate sobre a comunicação de risco em saúde (na foto acima), tema de suma importância para as atividades da equipe, porque se refere ao projeto ArboControl e por ser o tema do próximo COMSAÚDE, evento realizado pelo Laboratório ECOS.
No Projeto Integrado ArboControl: Arbovírus dengue, zika e chikungunya compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes aegypti - moléculas do Brasil e do mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação consta o componente 3, de educação, informação e comunicação para o controle do vetor, o qual a profa. Dra. Valéria Mendonça, também realizará a coordenação. Para o encontro, foram disponibilizados textos ao grupo de estudos e na discussão foram analisados vídeos sobre a comunicação de risco. Em breve serão disponibilizados no site da Rádio Web Saúde produções audiovisuais com a temática. O próximo tema será sobre Vigilância Sanitária.



Debate with Master Student Priscilla Brito on Risk Communication

In the Strategic Planning of the ECOS Laboratory and the Comunica FS for 2018, workshops were organized to organize work processes, care practices and evaluation and programming, guided by the master in education, researcher, writer, consultant and therapist, Carlos Silvan . From this, important demands have arisen such as to carry out non-laboratory ECOS study groups. In this way, and with new expectations and various activities planned for the team. Composed of masters, doctoral students, researchers and graduates with the creation of new members, a proposal to [re] align and deepen concepts regarding the lines of research and updating of ECOS.
On the last Friday, 01/26, the Laboratory's agenda brought health worker Priscila Brito (in the photo beside), a master's degree in collective health (Lattes), with the work Risk communication and emerging arboviruses in Brazil: Dengue, Zika and Chikungunya, guided by the coordinator of the ECOS, the prof. Dr. Valéria Mendonça. The researcher of the Laboratory and the Nucleus of Studies in Public Health of the Center for Multidisciplinary Advanced Studies of the University of Brasília (NESP / CEAM / UnB), guided the debate on the communication of risk in health (in the photo above), a topic of paramount importance to the activities of the team , because it refers to the ArboControl project and because it is the theme of the next COMSAÚDE, an event carried out by the ECOS Laboratory. In the ArboControl Integrated Project: Arbovirus dengue, zika and chikungunya share the same insect vector: the mosquito Aedes aegypti - molecules from Brazil and the world for control, new technologies in health and information management, education and communication is component 3, from education, information and communication for the control of the vector, which is profa. Dr. Valéria Mendonça, will also carry out the coordination. For the meeting, texts were made available to the study group and in the discussion videos about risk communication were analyzed. Audiovisual productions with thematic will soon be made available on Radio Web Saúde's website. The next topic will be on Sanitary Surveillance.

 

NOTÍCIA



As redes sociais e o efeito na saúde
 

O Laboratório ECOS acompanha as notícias do Portal de la Comunicación InCom-UAB: O portal dos estudos de comunicação, do Institut de la Comunicación da Universidad Autônoma de Barcelona (InCom-UAB),  porque contribuem e compõem as linhas de pesquisa e discussão da equipe. O Portal tem-se constituído como mediador e ponto de referência na Internet para todas as pessoas interessadas nos estudos sobre os meios de comunicação, a sociedade da informação, as tecnologias da informação e comunicação (TIC), e as suas repercussões e influências na organização social. Assim, foi publicada uma notícia de Enrique Dans, pesquisador que estuda os efeitos da inovação tecnológica sobre pessoas, empresas e sociedade como um todo. Além de sua atividade docente e como Consultor Sênior em Inovação e Transformação Digital na IE Business School. O autor explica essa polêmica relação entre as redes sociais e a saúde. Ele comenta que, como tudo, as pessoas que exageram no uso de qualquer rede social podem sofrer algum dano ou efeito colateral que o autor compara aos efeitos do doce, leite ou queijo. A rede social destacada é o facebook, sendo que o autor problematiza a questão com vários questionamentos e provocações, destacando como aspecto positivo, a possibilidade de manter contato com amigos, parentes e contatos profissionais, gerando ainda mais oportunidades de socialização. De forma negativa, ele concorda que o facebook é sim, apenas uma das tantas coisas que pode transformar alguém para pior. Mas o alerta ficou: “Isso significa que não precisamos fazer nada? Não tão pouco. Se parte do uso indevido das redes sociais são pessoas que as usam para fazer com que outras pessoas sofram por meio de assédio, insultos, ameaças ou atitudes negativas, devemos tentar restringir esses comportamentos. Se houver pessoas deprimidas ou que considerem o suicídio em parte devido ao uso das redes sociais, devemos tentar detectar e detê-lo, porque tentar ajudar nessas situações é sempre potencialmente positivo.”. leia a notícia completa aqui.
Fonte: Portal de la Comunicación InCom-UAB.

 


EDITAIS

                    
III Congresso Internacional de Comunicação e Pensamento

Trazendo a temática Geração de smartphone: comunicação móvel a terceira edição do  Congresso Internacional de Comunicação e Pensamento se realizará na Faculdade de Comunicação da Universidade de Sevilha - Espanha. Organizado pelo Laboratório de Estudos em Comunicação (ladecom), grupo comunicar e governo da Espanha, o encontro está dividido por 32 simpósios. Entre eles: estudos culturais multidisciplinares em comunicação e jornalismo, violência na era da comunicação móvel, poder e democracia na sociedade da informação e feminizando a rede: tendências comunicativas e perspectiva de gênero. O Congresso será realizado dias 21, 22 e 23 de março, sendo que o fim do prazo para o envio de resumos de trabalhos é 30 de janeiro de 2018.  Participe!
 


Inscrições - IAMCR 2018

 
A conferência anual da Associação Internacional para Pesquisa de Mídia e Comunicação (IAMCR 2018) vai ocorrer de 20 a 24 de junho de 2018, na Universidade de Oregon, Eugene, EUA. O tema desse ano é Reimaginar a Sustentabilidade: Comunicação e Pesquisa de Mídia em um Mundo em Mudança. Se aproximando ao fim do prazo para envio de propostas para o evento, a Associação divulgou novamente o livro PERSPECTIVAS CRÍTICAS SOBRE MÍDIA, PODER E MUDANÇA, em que três dos editores e quase todos os autores do capítulo são membros do IAMCR. Os convites são individuais, para apresentação de propostas das seções temáticas de 31 grupos de trabalho e podem ser em inglês, francês, português e espanhol. As inscrições para trabalhos e propostas de painel  serão recebidas até 31 de janeiro de 2018. Participe!
 

 

V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos – V SIPEQ

Apoiando a ideia de que as investigações efetuadas em Pesquisa Qualitativa têm evidenciado sua importância em diversas áreas das ciências, a Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos – SE&PQ e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE promovem o encontro, que será em Foz do Iguaçu, a partir de 31 de maio. A temática da quinta edição do evento é: PESQUISA QUALITATIVA NA EDUCAÇÃO E NAS CIÊNCIAS EM DEBATE. O objetivo é de focar nos modos de analisar os dados construídos de forma qualitativa, considerando as concepções de qualidade subjacentes à investigação e aos recursos que contribuem com essa análise e interpretação, bem como o rigor que sustenta seus procedimentos, buscando compreender ainda, como esses estudos se especificam na área da Educação, na de Ensino de Ciências Biológicas, Humanas, Exatas e/com Tecnologias, Psicologia e Saúde. Os trabalhos inscritos podem ser encaminhados para a sessão de Comunicação Oral e para a sessão de Pôster, até 31 de janeiro. Participe!
 


 
V COMSAÚDE

A quinta edição do  CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE, promovido pelo Laboratório ECOS, o COMSAÚDE, vai ocorrer entre os dias 26 e 28 de março, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB). O tema desse ano é A COMUNICAÇÃO DE RISCO NO SETOR SAÚDE e as inscrições já estão abertas! Os participantes poderão encaminhar estudos e experiências nas modalidades de Comunicação Oral Curta ou Resumo Expandido, os quais serão publicados nos anais do congresso. Algumas temáticas são: Experiências de comunicação no SUS, Redes sociais e saúde e Educação on line em saúde. Participe! A submissão de trabalhos pode ser feita até o dia 02 de março, aqui.
 


EVENTOS



14 ª   Conferência Internacional sobre Ciências Sociais

QUANDO: 2 e 3/03/2018
ONDE: Frankfurt, Alemanha.
DETALHES: ICSS XIV




V Simpósio Internacional e IX Simpósio Nacional de Literatura e Informática
QUANDO: 14 a 16/03/2018
ONDE: Canoas/RS
DETALHES: Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)




1º Congresso Internacional de Gestão Pública e Saúde
QUANDO: 20 e 21/03/17
ONDE: Universidade de Brasília (UnB)
DETALHES: 1º CIGEPS


 

III Congresso Internacional de Comunicação e Pensamento
QUANDO: 21 a 23/03/2018
ONDE: Universidade de Sevilha
DETALHES: Congresso


 

TODOS OS BOLETINS


Para entrar em contato com ECOS:
+55 61 3107-1820/  comsaude@unb.br
Campus Darcy Ribeiro, s/n - Gleba FS/FM - Sala CT 77/12, Asa Norte, Brasília – Brasil
CEP: 70.910-900.
 
Se não desejar receber mais nossos boletins, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.

Se precisar de mais informações envie-nos um email 
If you need more information send us an email