COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: EXPERIÊNCIAS DA RÁDIO WEB SAÚDE COM JOVENS LATINO-AMERICANOS
 

Esse foi o título do artigo que divulga os resultados obtidos em oficina realizada no I Seminário Latino-Americano sobre Juventude, Saúde Pública e Participação Social, ocorrido em Brasília em 2012. A autoria ficou a cargo da coordenadora do Laboratório ECOS, professora doutora Ana Valéria Machado Mendonça, contando também com a participação da diretora da Faculdade de Saúde, doutora Maria Fátima de Sousa, e dos pesquisadores do laboratório Grasiela de Sousa Pereira, Dyego Ramos Henrique, Raelma Paz Silva e Weverton Vieira da Silva Rosa. Esses resultados foram posteriormente apresentados no VI Encontro Pan-Americano de Comunicação (COMPANAM 2013), da Sociedade Latina de Comunicação Social da Faculdade de Ciências da Informação – Universidad de La Laguna (Argentina).

Brasília sediou, em 2012, o I Seminário Latino-Americano sobre Juventude, Saúde Pública e Participação Social. Esse evento foi promovido pelo Ministério da Saúde, com o apoio do Departamento de Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (DOGES). O encontro foi moderado pela equipe do Projeto Rádio Web Saúde, parte do Laboratório ECOS, da Universidade de Brasília, o qual foi idealizado e realizado por estudantes de graduação em Saúde Coletiva com base em estratégias de comunicação em saúde subsidiadas por novas tecnologias de informação e comunicação.

Ao longo do evento, os presentes foram agrupados em oficinas cujos temas eram Determinantes Sociais da Saúde, Participação Juvenil, e Direito Universal à Saúde. Na ocasião, os jovens tiveram oportunidade de apresentar algumas de suas inquietações sobre a temática, e suas conclusões subsidiaram a elaboração de uma Carta de Intenções sobre a Participação das Juventudes da América Latina em Saúde Pública, aprovada em plenária. Foi possível verificar que na carta se espelham as expectativas dos jovens acerca da participação política por eles almejada, e raras vezes contemplada, nas políticas públicas do continente. O seminário contou com a participação de cerca de 350 jovens de 16 países da América Latina, integrantes do Movimento Jovem de Políticas Públicas, com idades variando entre 12 e 21 anos. Confira o artigo completo aqui.


HEALTH COMMUNICATION: EXPERIENCES OF THE WEB RADIO HEALTH WITH LATIN AMERICAN YOUNG PEOPLE

This was the title of the article that discloses the results obtained in a workshop held at the First Latin American Seminar on Youth, Public Health and Social Participation, occurred in Brasilia in 2012. The authorship was entrusted to the coordinator of the ECOS Laboratory, Professor Ana Valéria Machado Mendonça, with the participation of the director of the Faculty of Health, Dr. Maria Fátima de Sousa, and the researchers of the laboratory Grasiela de Sousa Pereira, Dyego Ramos Henrique, Raelma Paz Silva and Weverton Vieira da Silva Rosa. These results were later presented at the VI Pan-American Communication Meeting (COMPANAM 2013), from the Latin Society of Social Communication of the Faculty of Information Sciences - University of La Laguna (Argentina).
Brasília hosted in 2012 the First Latin American Seminar on Youth, Public Health and Social Participation. This event was promoted by the Ministry of Health, with the support of the Department of General Ombudsman's Office of the National Health System (DOGES). The meeting was moderated by the Team Radio Web Health Project, part of the ECOS Laboratory of the University of Brasilia, which was conceived and carried out by undergraduate students in Public Health based on health communication strategies subsidized by new information and communication technologies.
Throughout the event, the participants were grouped in workshops whose themes were Social Determinants of Health, Youth Participation, and Universal Health Law. At the time, the youth had the opportunity to present some of their concerns about the subject, and their conclusions subsidized the elaboration of a Letter of Intent on the Participation of Latin American Youth in Public Health, approved in plenary. It was possible to verify that the letter mirrors the expectations of the young people about the political participation that they longed for, and rarely contemplated, in the continent's public policies. The seminar was attended by about 350 young people from 16 countries in Latin America, members of the Youth Public Policy Movement, ranging in age from 12 to 21 years. Check out the full article.

 


ARTIGOS ACADÊMICOS NO TWITTER SÃO MAIS DISSEMINADOS


José Luis Ortega é pesquisador da web do Laboratório de Cybermetria do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha (CSIC), e afirma que a disseminação de artigos científicos no Twitter, medida pelos tweets, é de grande importância para o impacto científico, sendo este medido por citações. Ele diz que pesquisas recentes analisaram 4.176 artigos de pesquisa de 350 periódicos, os quais foram categorizados a fim de verificar como se dá o impacto da citação, e se este seria um reflexo da disseminação e não da qualidade da pesquisa. “Os resultados mostraram que artigos de periódicos com conta própria são 46% mais twittados, em média, do que artigos de periódicos sem uma conta do Twitter.”
Segundo Ortega, os resultados deixam claro que a presença institucional de periódicos de pesquisa no Twitter é fundamental para a disseminação e visibilidade de seus resultados, mas que o número de menções no Twitter deve ser entendido como uma métrica de disseminação, e não como um indicador de impacto acadêmico. Leia mais.

Fonte: Blog Scielo
 


EDITAIS

1º CIGEPS

          
 
O 1º Congresso Internacional de Gestão Pública e Saúde (1º CIGEPS) vai ocorrer na Universidade de Brasília (UnB), dias 20 e 21 de março. O evento busca ampliar os estudos e diálogos científicos, para além das fronteiras nacionais de forma a aprofundar o campo de produção de conhecimento. Outro objetivo é de garantir um espaço de disseminação de pesquisas na área de gestão, tendo como elemento central o campo da política de saúde e sua gestão, articulados à academia. O espaço será para palestras, workshops em pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa, fóruns de discussão, além da oportunidade de construção de network com pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Serão aceitos artigos escritos em português, espanhol ou inglês. Submissão até 28 de janeiro. Participe!
 

III Congresso Internacional de Comunicação e Pensamento
 

Trazendo a temática Geração de smartphone: comunicação móvel a terceira edição do  Congresso Internacional de Comunicação e Pensamento se realizará na Faculdade de Comunicação da Universidade de Sevilha - Espanha. Organizado pelo Laboratório de Estudos em Comunicação (ladecom), grupo comunicar e governo da Espanha, o encontro está dividido por 32 simpósios. Entre eles: estudos culturais multidisciplinares em comunicação e jornalismo, violência na era da comunicação móvel, poder e democracia na sociedade da informação e feminizando a rede: tendências comunicativas e perspectiva de gênero. O Congresso será realizado dias 21, 22 e 23 de março, sendo que o fim do prazo para o envio de resumos de trabalhos é 30 de janeiro de 2018.  Participe!
 


Inscrições - IAMCR 2018

 
A conferência anual da Associação Internacional para Pesquisa de Mídia e Comunicação (IAMCR 2018) vai ocorrer de 20 a 24 de junho de 2018, na Universidade de Oregon, Eugene, EUA. O tema desse ano é Reimaginar a Sustentabilidade: Comunicação e Pesquisa de Mídia em um Mundo em Mudança. Faltando 50 dias até o fim do prazo para envio de propostas para o IAMCR 2018, a Associação divulgou a imagem ao lado para mostrar os títulos das propostas já recebidas. Os convites são individuais, para apresentação de propostas das seções temáticas de 31 grupos de trabalho e podem ser em inglês, francês, português e espanhol. As inscrições para trabalhos e propostas de painel  serão recebidas até 31 de janeiro de 2018. Participe!
 

EVENTOS



14 ª   Conferência Internacional sobre Ciências Sociais

QUANDO: 2 e 3/03/2018
ONDE: Frankfurt, Alemanha.
DETALHES: ICSS XIV




V Simpósio Internacional e IX Simpósio Nacional de Literatura e Informática
QUANDO: 14 a 16/03/2018
ONDE: Canoas/RS
DETALHES: Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)




1º Congresso Internacional de Gestão Pública e Saúde
QUANDO: 20 e 21/03/17
ONDE: Universidade de Brasília (UnB)
DETALHES: 1º CIGEPS


 

III Congresso Internacional de Comunicação e Pensamento
QUANDO: 21 a 23/03/2018
ONDE: Universidade de Sevilha
DETALHES: Congresso

 

 



Confira também o boletim do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade - LAISS.

 

TODOS OS BOLETINS


Para entrar em contato com ECOS:
+55 61 3107-1820/  comsaude@unb.br
Campus Darcy Ribeiro, s/n - Gleba FS/FM - Sala CT 77/12, Asa Norte, Brasília – Brasil
CEP: 70.910-900.
 
Se não desejar receber mais nossos boletins, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.

Se precisar de mais informações envie-nos um email 
If you need more information send us an email