CURSO DE REVISÃO SISTEMÁTICA 'PARA MESTRANDOS E DOUTORANDOS NA SEMANA UNIVERSITÁRIA
 
O curso será promovido pelo Grupo de Estudos em Revisões Sistemáticas, integrante do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB). A iniciativa faz parte de uma parceria entre o ECOS e a Dra. Andréia Drummond, professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuris (UFVJM) e pesquisadora do NESP que ministrará o curso, no âmbito da Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (UTICS). A revisão sistemática é uma metodologia de síntese de evidências que avalia criticamente e interpreta todas as pesquisas relevantes disponíveis sobre uma questão particular. Essa metodologia vem sendo utilizada há cerca de um ano pelos pesquisadores – mestrandos e doutorandos – do grupo mencionado, que buscam conhecer a produção científica brasileira sobre os temas dos observatórios de equidade que integram a Rede, como o de saúde LGBT e o de saúde mental. Participe! Inscrição e informações através do email: comsaude@unb.br.


COURSE IN SYSTEMATIC REVIEW FOR GRADUATE STUDENTS IN THE UNIVERSITY WEEK
The course will be promoted by the Systematic Review Studies Group, from the Center for Studies in Public Health of the Center for Advanced Multidisciplinary Studies of the University of Brasília (NESP/CEAM/UnB). The initiative is part of a partnership between ECOS and Dr. Andréia Drummond, professor from the Federal University of the Jequitinhonha and Mucuris Valleys (UFVJM) and a researcher from NESP who will teach the course, within the scope of the Information and Communication Technologies Unit in Health. Systematic review is a methodology of synthesis of evidence that critically evaluates and interprets all relevant research available on a particular issue. This methodology has been used for about a year by the researchers – masters and doctoral students – of the group mentioned, who seek to know the Brazilian scientific production on the themes of the equity observatories that integrate the Network, such as LGBT health and mental health. Get Involved! Registration and information through the email: comsaude@unb.br.
 

EDITAIS


MESTRADO E DOUTORADO NA UnB

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde comunica a abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para ingresso no primeiro semestre de 2018. As inscrições poderão ser realizadas de 06/11/2017 a 10/11/2017 conforme Edital nº 02/2017. Participe!

1ª EDIÇÃO - LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE
 
O Laboratório de Inovações em Educação na Saúde tem como objetivo identificar, valorizar e dar visibilidade às experiências dos territórios no âmbito da Educação Permanente em Saúde, desenvolvidas de forma individual e/ou colaborativa pelos atores do SUS. As inscrições das experiências são gratuitas e poderão ser efetuadas  até 21 de novembro de 2017, por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico disponível nesse link. O seminário das experiências será em 2018. 


EDIÇÃO ESPECIAL DA REVISTA PAN-AMERICANA DE SAÚDE PÚBLICA

Revista Pan-Americana de Saúde Pública, publicada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), anuncia a chamada de artigos para a próxima edição especial intitulada Atenção Primária à Saúde nas Américas: 40 anos de Alma-Ata. Para orientar os autores na produção e submissão dos trabalhos, o comitê editorial definiu quatro tópicos fundamentais para a edição especial: estratégias e programas para reduzir as desigualdades em saúde e na atenção à saúde; aumento da capacidade de resposta no primeiro nível de atenção; liderança e governança e; organização da comunidade para promover o acesso universal à saúde e a cobertura universal de saúde. Serão aceitos artigos escritos em Português, Inglês e Espanhol. O prazo para submissão dos trabalhos encerra no dia 29 de dezembro de 2017. Participe!
 

EVENTOS


ECOS NA SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UnB

Durante a Semana Universitária, será possível aproveitar o espaço e o momento para dar continuidade ao Planejamento Estratégico do Laboratório ECOS e do Comunica FS para 2018, no qual serão ofertadas oficinas de organização dos processos de trabalho, práticas de cuidados e de avaliação de 2017, bem como programação para 2018, para os colaboradores das duas equipes. O processo vem sendo facilitado pelo professor José Carlos Silva (Carlos Silvan), educador, pesquisador, escritor, consultor e terapeuta, formado mestre em Educação pela UFPB, com trabalhos em Antropologia da Saúde. Além disso, com foco também na capacitação dos colaboradores daquelas equipes e de alunos da Faculdade de Ciências da Saúde, o ECOS realizará oficinas de produção audiovisual, fotografia, vídeo e edição de vídeo para possibilitar a produção desses tipos de conteúdo pelo grupo. O evento deste ano tem por tema “Ciência, Ousadia e Integração Social: Conhecimento, Democracia e Resistência”, e busca reunir alunos, professores, comunidade e servidores.
O Laboratório ECOS, em parceria com o COMUNICA FS, mais uma vez ofertará diversas atividades, tais como o Lambe Lambe (cabine de fotos) – nos dias 23 e 24, o dia inteiro –, a oficina de fotografia com tecnologias do dia a dia – no dia 23, às 14h – e a oficina de Produção de Conteúdos com Escolares – no dia 23 pela manhã e no dia 24 à tarde. As oficinas serão promovidas na Faculdade de Ciências da Saúde da UnB e a programação oficial pode ser vista aqui. As inscrições nas atividades deverão ser realizadas de 13 a 27 de outubro de 2017, via sistema SIEX ou no local de realização da atividade, desde que haja vaga e anuência do(a) coordenador(a). Segue o cronograma de apresentações de projetos dos colaboradores do ECOS.




Simpósio “Organização de Saúde e Digital”
QUANDO: 23 e 24/10
ONDE: Paris e Montreal (momentos de videoconferência)
Para participar, email para: cordelier.benoit@uqam.ca
DETALHES: COMSANTÉ



IV Congresso Latino-Americano de Ouvidorias das Audiências de Mídia
QUANDO: 30 e 31/10/2017
ONDE: Universidade de Brasília
 DETALHES: OUVIDORIA




12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva


QUANDO: 26 a 29/07/2018
ONDE: UERJ - Rio de Janeiro
DETALHES: ABRASCÃO



 



Confira também o boletim do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade - LAISS.

 

Para entrar em contato com ECOS:
+55 61 3107-1820/  comsaude@unb.br
Campus Darcy Ribeiro, s/n - Gleba FS/FM - Sala CT 77/12, Asa Norte, Brasília – Brasil
CEP: 70.910-900.
 
Se não desejar receber mais nossos boletins, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.
 
Se precisar de mais informações envie-nos um email / If you need more information send us an email