PESQUISADORA DO ECOS SE TORNA MESTRE EM SAÚDE COLETIVA

A fonoaudióloga Alana Dantas Barros, integrante do Laboratório ECOS e pesquisadora vinculada ao Observatório de Saúde da População LGBT do NESP, realizou, na última semana, a defesa de sua dissertação, intitulada A RELAÇÃO ENTRE A VOZ E EXPRESSÃO DE GÊNERO: A PERCEPÇÃO DE PESSOAS TRANSEXUAIS. O trabalho é composto por entrevistas realizadas com homens trans e mulheres transexuais de todo o Brasil. A banca examinadora contou com a presidência da professora Valéria Mendonça, coordenadora do ECOS, e com os professores Cláudio Fortes Garcia Lorenzo (UnB), Rodrigo Dornelas do Carmo (UFS) e Edu Turte Cavadinha (NESP/UnB). Alana já havia apresentado sua tese no simpósio Graduate Student Research Symposium in Transgender Health (WPATH), para estudantes de pós-graduação, na 16th Philadelphia Trans Health Conference (PTHC), organizada pelo Mazzoni Center, entre os dias 07 a 09 de setembro deste ano, como é possível verificar, no poster ilustrativo do trabalho. A autora segue para o XVI Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social, da Federación Latinoamericana de Facultades de Comunicación Social – FELAFACS, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de outubro, para apresentar o trabalho intitulado “Los medios digitales como una herramientas de comunicación interpersonal para hombres transexuales en Brasil”, também fruto de sua tese.
 

ECOS DO QUE FAZEMOS


 
O PENSAMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS SOBRE A OUVIDORIA COMO UM POTENCIAL INSTRUMENTO DE GESTÃO PARTICIPATIVA DO SUS

Esse é o título do trabalho de conclusão de curso de graduação em Gestão em Saúde Coletiva, de autoria da pesquisadora do ECOS, Raelma Paz Silva, apresentado em 2015 à Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.  Ela explica que o trabalho é um estudo de abordagem qualitativa que visa a partir do discurso do gestor, identificar potencialidades à participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como compreender como o gestor municipal de saúde utiliza a Ouvidoria como instrumento para a tomada de decisão na gestão. A pesquisa foi realizada em 13 municípios brasileiros, foram entrevistados 12 gestores em seus respectivos municípios, contemplando quatro regiões do país. O trabalho contribui com a linha de pesquisa e atuação do ECOS e foi orientado pela coordenadora do Laboratório, Valéria Mendonça. Participaram da banca examinadora a MSc. Luciani Martins Ricardi  e a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB), Maria Fátima de Sousa, que também é pesquisadora associada do Laboratório.  Veja o trabalho completo aqui
 
NOTÍCIAS

 
SEMANA UNIVERSITÁRIA UNB

A Semana Universitária da UnB, evento tradicional da instituição que reúne alunos, professores, comunidade e servidores, traz esse ano o tema “Ciência, Ousadia e Integração Social: Conhecimento, Democracia e Resistência”. São oferecidas palestras, cursos, oficinas, mesas-redondas, seminários e exposições nas áreas de comunicação, cultura, educação, meio ambiente, saúde, direitos humanos e justiça, trabalho, tecnologia e produção, todos gratuitos e abertos ao público. O Laboratório ECOS em parceria com o COMUNICA FS, mais uma vez vai ofertar diversas atividades, tais como: o Lambe Lambe (cabine de fotos), nos dias 23 e 24. A oficina de fotografia com tecnologias do dia a dia será feita com os escolares no dia 23, às 14h. As oficinas serão promovidas na FS. No rol de ofertas do ECOS da semana de extensão está a segunda edição do Curso de Revisão Sistemática Mediada por Tecnologias. Participe! A programação oficial será divulgada no dia 11 de outubro, e o público poderá se inscrever a partir de 13 de outubro, de acordo com a página do evento.
 

EDITAIS



INSCRIÇÕES PRORROGADAS - ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO NO ECOS

 
O Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em saúde (ECOS) e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), informam que foram PRORROGADAS as inscrições para seleção de bolsista de estágio em pós-doutorado. O Projeto é o ARBOCONTROL - Arbovírus dengue, zika e chikungunya que compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes aegypti - moléculas do Brasil e do Mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação. As inscrições poderão ser feitas pelo endereço eletrônico comsaude@unb.br, para onde deverão ser enviados os documentos exigidos, ou pessoalmente na UnB/FS até 13 de Outubro. Participe!
 

SELEÇÃO PARA A EDIÇÃO ESPECIAL DE REVISTA CANADENSE

Está aberto o edital para seleção de trabalhos para a edição especial de Cuizine: Jornal de culturas alimentares canadenses, que apresenta como tema da edição: "Fermento a conversa: Interseções de alimentos, fermentação e feminismo". O prazo para envio de síntese dos artigos de pesquisa vai até terça-feira, 10 de outubro, amanhã. Algumas perguntas que norteiam o evento são: quais são as interseções entre fermentação e feminismo?; o alimento, o feminismo e a fermentação têm modelos complexos para pensar além dos binários ontológicas que eles são muitas vezes obrigados?; como os conhecimentos são produzidos e distribuídos, a fim de reorganizar o nosso pensamento sobre a perícia, práticas e identidades?.
Para maiores detalhes e inscrições, acesse.

 

PARTICIPE DA SELEÇÃO DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS

Estão abertas as inscrições para a I Mostra de Experiências Inovadoras no Sistema Único de Saúde no Distrito Federal. A previsão é de 500 participantes, com premiação para os três melhores trabalhos de cada uma das sete categorias.

Prazo limite para receber solicitação de inscrições das experiências: 10 de outubro de 2017. Confira!

EVENTOS


3º Congresso Internacional de Comunicação em Saúde da Espanha
QUANDO: 19 a 20/10/2017
ONDE: Universidad Carlos III de Madrid, España

REALIZAÇÃO: Facultad de Humanidades, Comunicación y Documentación - UC3M
DETALHES: 3ICHC

 
XVI Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social, da Federación Latinoamericana de Facultades de Comunicación Social - FELAFACS
QUANDO: 18 a 20/10/2017
ONDE: Valparaíso – Chile
DETALHES: FELAFACS

 

Simpósio "Organização de Saúde e Digital"
QUANDO: 23 e 24 de Outubro
ONDE: PARIS e MONTREAL (momentos de videoconferência - conexão Paris-Montréal)
DETALHES: COMSANTE

 


12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva


QUANDO: 26 a 29/07/2018
ONDE: UERJ - Rio de Janeiro
DETALHES:
ABRASCÃO



 



Confira também o boletim do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade - LAISS.

 

Para entrar em contato com ECOS:
+55 61 3107-1820/  comsaude@unb.br
Campus Darcy Ribeiro, s/n - Gleba FS/FM - Sala CT 77/12, Asa Norte, Brasília – Brasil
CEP: 70.910-900.
 
Se não desejar receber mais nossos boletins, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.