DOUTORA MARIELLA DE OLIVEIRA-COSTA LANÇA CANAL NO YOUTUBE

A jornalista, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e do COMSAUDE, doutora, empreendedora digital, professora e escritora Mariella de Oliveira-Costa, agora também é youtuber. Ela criou um canal com o objetivo de trazer à tona diferentes aspectos da vida - vida acadêmica, vida empreendedora, vida familiar, vida afetiva, entre outros - e espera que o canal auxilie e incentive um jeito leve de viver a vida em suas diversas instâncias, sempre com muito bom humor e vídeos curtos que sejam úteis para a vida dos espectadores. Inscreva-se.
 

ECOS DO QUE FAZEMOS


 
AÇÕES DE INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DESENVOLVIDAS PELOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO BRASIL

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação da pesquisadora do ECOS Grasiela De Sousa Pereira foi apresentado ao Departamento de Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Gestão em Saúde Coletiva. O trabalho contribui com a linha de pesquisa e atuação do ECOS e foi orientado pela coordenadora do Laboratório, Profa. Dra. Valéria Mendonça. Pesquisar sobre os agentes comunitários de saúde é relevante porque eles trabalham diretamente com a população no Brasil e desenvolvem uma forma de comunicação com a comunidade diferenciada dos outros profissionais de saúde, levando em consideração seu vínculo e vivência mais aprofundada com a comunidade. Então, para a pesquisa, foram realizadas oficinas de abordagem com 161 agentes comunitários de saúde divididos em 14 municípios, nas cinco regiões do país, por intermédio da vivência cotidiana e narrativas do que ocorreu e marcou o trabalho dos profissionais participantes da pesquisa, buscando identificar quais dessas ações são promotoras de saúde, bem como, as complexidades enfrentadas por cada município e pelos agentes comunitários. Veja no site ECOS a versão completa.
 
NOTÍCIAS


Curso de Capacitação do Processo de Trabalho de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes De Combate às Endemias (ACE)


                     

Continua o Curso de Capacitação do Processo de Trabalho de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes De Combate às Endemias (ACE) do Estado de Goiás, promovido pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinarares da Universidade de Brasília (NESP/Ceam/UnB), em parceria com o Laboratório ECOS. Dessa vez, foram realizadas quatro oficinas de Inclusão Digital, para quatro turmas de aproximadamente 30 agentes, pelos colaboradores do ECOS Donizete Moreira, Elizabeth Alves de Jesus, João Paulo Fernandes da Silva e Natália Fernandes, no  Instituto Federal de Goiânia, região sudoeste I, Rio Verde – GO. Os encontros ocorreram na última semana de Setembro e o objetivo foi que o desempenho dos agentes seja eficiente durante o curso, incentivando tanto o uso das tecnologias de informação como computador, notebook e celular (smartphone), quanto o acesso à plataforma do curso, no processo de ensino e aprendizagem.

 

EDITAIS



INSCRIÇÕES PRORROGADAS - ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO NO ECOS

 
O Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em saúde (ECOS) e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), informam que foram PRORROGADAS as inscrições para seleção de bolsista de estágio em pós-doutorado. O Projeto é o ARBOCONTROL - Arbovírus dengue, zika e chikungunya que compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes aegypti - moléculas do Brasil e do Mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação. As inscrições poderão ser feitas pelo endereço eletrônico comsaude@unb.br, para onde deverão ser enviados os documentos exigidos, ou pessoalmente na UnB/FS até a segunda quinzena de Outubro. Participe!
 

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA BOLSISTAS

O Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (ECOS/FS/UnB), junto ao Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP/CEAM/UnB), divulga edital para seleção de alunos de iniciação científica para compor o quadro de bolsistas do Projeto “ArboControl: Arbovírus dengue, zika e chikungunya que compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes aegypti – moléculas do Brasil e do mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação”. As inscrições podem ser feitas até HOJE, dia 02 de outubro de 2017.
Confira o edital e se inscreva já!

 

SELEÇÃO PARA A EDIÇÃO ESPECIAL DE REVISTA CANADENSE

Está aberto o edital para seleção de trabalhos para a edição especial de Cuizine: Jornal de culturas alimentares canadenses, que apresenta como tema da edição: "Fermento a conversa: Interseções de alimentos, fermentação e feminismo". O prazo para envio de síntese dos artigos de pesquisa vai até terça-feira, 10 de outubro. Algumas perguntas que norteiam o evento são: quais são as interseções entre fermentação e feminismo?; o alimento, o feminismo e a fermentação têm modelos complexos para pensar além dos binários ontológicas que eles são muitas vezes obrigados?; como os conhecimentos são produzidos e distribuídos, a fim de reorganizar o nosso pensamento sobre a perícia, práticas e identidades?.
Para maiores detalhes e inscrições, acesse.

 

PARTICIPE DA SELEÇÃO DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS

Estão abertas as inscrições para a I Mostra de Experiências Inovadoras no Sistema Único de Saúde no Distrito Federal. A previsão é de 500 participantes, com premiação para os três melhores trabalhos de cada uma das sete categorias.

Prazo limite para receber solicitação de inscrições das experiências: 10 de outubro de 2017. Confira! 

 
EVENTOS


SEMINÁRIO DO ICHS – Humanidades em Contexto: Desafios Contemporâneos
QUANDO: 9 a 11/10/2017

ONDE: Universidade Federal de Mato Grosso
DETALHES:
ICHS

 


Internacional Conference on Communication in Healthcare (ICCH) e Health Literacy Annual Research Conference (HARC) – Conferência Internacional sobre Comunicação em Saúde e Conferência Anual de Pesquisa em Alfabetização em Saúde.

QUANDO: 8 a 11/10/2017
ONDE: Baltimore – EUA
DETALHES: Academia de Comunicação
em Saúde (ACH)

 


3º Congresso Internacional de Comunicação em Saúde da Espanha

QUANDO: 19 a 20/10/2017
ONDE: Universidad Carlos III de Madrid, España

REALIZAÇÃO: Facultad de Humanidades, Comunicación y Documentación - UC3M
DETALHES: 3ICHC

 
 
XVI Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social, da Federación Latinoamericana de Facultades de Comunicación Social - FELAFACS
QUANDO: 18 a 20/10/2017
ONDE: Valparaíso – Chile
DETALHES: FELAFACS

 



Confira também o boletim do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade - LAISS.