PESQUISADORA DO ECOS SE PREPARA PARA DEFENDER MESTRADO

A fonoaudióloga Alana Dantas Barros, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e pesquisadora vinculada ao Observatório de Saúde da População LGBT do NESP, realizará, em breve, a defesa de sua dissertação, intitulada "A relação entre voz e expressão de gênero: a percepção de pessoas transexuais.”. O trabalho é composto por entrevistas realizadas com homens trans e mulheres transexuais de todo o Brasil. A banca examinadora contará com a presidência da professora e coordenadora do Laboratório ECOS, Valéria Mendonça, bem como com os professores Cláudio Fortes Garcia Lorenzo (UnB), Rodrigo Dornelas do Carmo (UFS) e Edu Turte Cavadinha (NESP/UnB).
Compareça! A apresentação será dia 03 de Outubro, às 16 horas, na sala Interna da FS/UnB.

 

ECOS DO QUE FAZEMOS


 
"PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NO SUS"
 
Esse é o tema do projeto de pesquisa da integrante do Laboratório ECOS, Walquiria Dias Rosa, junto ao Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (ProIC/CNPq/UnB). Ela explica que a complexidade da situação de saúde da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), especialmente diante das evidências que a orientação sexual e a identidade de gênero têm na determinação social da saúde, impõe a construção de interfaces nas quais possam ocorrer ações integradas para a promoção da inclusão social, nas quais o acesso e a qualidade dos serviços de saúde contribuem para o enfrentamento das iniquidades. A estudante afirma que esse projeto visa apoiar a implantação do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral de LGBT (ObservaLGBT) no SUS, no que diz respeito à organização da linha de ação Comunicação para a tomada de decisão. Assim, o objetivo específico deste plano de trabalho é produzir análises qualitativas e quantitativas sobre saúde da população LGBT que sirvam de subsídios para o site ObservaLGBT. O trabalho contribui com a linha de pesquisa e atuação do ECOS e foi orientado pela diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB), Maria Fátima de Sousa, que também é pesquisadora associada do Laboratório.
 
NOTÍCIAS

 

LANÇAMENTO DA PRÉVIA DA APRESENTAÇÃO INTERNACIONAL DE DOUTORA DO ECOS


Em primeira mão, o boletim do Laboratório ECOS circula a prévia oral da apresentação que a jornalista, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e doutora, Mariella de Oliveira-Costa fará no 3º Congresso Internacional de Comunicação em Saúde da Espanha3ICHC. O evento ocorrerá na Universidad Carlos III de Madrid, durante os dias 19 e 20 de Outubro desse ano. Trata-se de sua tese de doutorado intitulada "Parem as máquinas! : a gente não quer só comida: análise da alimentação como pauta jornalística", que teve a contribuição de Deivson Rayner Teixeira da Costa e foi orientada pela coordenadora do Laboratório, Valéria Mendonça e pela professora Lise Renaud, à época de um estágio no Canadá. O trabalho analisa e aponta considerações sobre os limites e possibilidades de um jornalismo que promova a saúde e sobre a necessidade de monitoramento constante da mídia, pois ela constrói sentidos sobre a alimentação. Na apresentação prévia, a doutora explica rapidamente o trabalho, destacando o mapa temático da literatura dos diferentes autores que já estudaram o tema da Comunicação e da Promoção da Saúde e apresenta a metodologia, aplicada pela primeira vez no Brasil. Confira!
 

 
SEMANA UNIVERSITÁRIA UNB
 
O Laboratório ECOS participará da Semana Universitária da UnB, que acontecerá entre 22 e 27 de Outubro com o tema Ciência, Ousadia e Integração Social: Conhecimento, Democracia e Resistência”. O Laboratório vai contribuir com as oficinas de Lambe Lambe, de Educação, Informação e Comunicação para uma Nutrição Saudável e de Produção de Conteúdos com Escolares, esta última realizada pela equipe da  Rádio Web Saúde. As oficinas serão promovidas na FS e o ECOS ainda proporcionará o curso de Revisão Sistemática Mediada por Tecnologias. Participe!
 

EDITAIS



INSCRIÇÕES PRORROGADAS - ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO NO ECOS

 

O Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em saúde (ECOS) e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), informam que foram PRORROGADAS as inscrições para seleção de bolsista de estágio em pós-doutorado. O Projeto é o ARBOCONTROL - Arbovírus dengue, zika e chikungunya que compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes aegypti - moléculas do Brasil e do Mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação. As inscrições poderão ser feitas pelo endereço eletrônico comsaude@unb.br, para onde deverão ser enviados os documentos exigidos, ou pessoalmente na UnB/FS até a segunda quinzena de outubro . Participe!

SELEÇÃO PARA A EDIÇÃO ESPECIAL DE REVISTA CANADENSE

Está aberto o edital para seleção de trabalhos para a edição especial de Cuizine: Jornal de culturas alimentares canadenses, que apresenta como tema da edição: "Fermento a conversa: Interseções de alimentos, fermentação e feminismo". O prazo para envio de síntese dos artigos de pesquisa vai até terça-feira, 10 de outubro. Algumas perguntas que norteiam o evento são: quais são as interseções entre fermentação e feminismo?; o alimento, o feminismo e a fermentação têm modelos complexos para pensar além dos binários ontológicas que eles são muitas vezes obrigados?; como os conhecimentos são produzidos e distribuídos, a fim de reorganizar o nosso pensamento sobre a perícia, práticas e identidades?.
Para maiores detalhes, acesse.

 

EVENTOS



Seminário “Scopus: Critérios para Indexação de Revistas”

QUANDO: 26/09/2017, a partir das 14h
ONDE:  Cidade Universitária – Butantã – SP

DETALHES:
 SiBi

 


 

SEMINÁRIO DO ICHS – Humanidades em Contexto: desafios contemporâneos
QUANDO: 9 a 11/10/2017

ONDE: Universidade Federal de Mato Grosso
DETALHES:
ICHS

 


3º Congresso Internacional de Comunicação em Saúde da Espanha

QUANDO: 19 a 20/10/2017
ONDE: Universidad Carlos III de Madrid, España

REALIZAÇÃO: Facultad de Humanidades, Comunicación y Documentación - UC3M
DETALHES: 3ICHC

 



Confira também o boletim do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade - LAISS.