MAIS UMA PARCERIA COM O ECOS
 
Na última terça-feira, 12 de Setembro, ocorreu a reunião que formalizou o convênio entre a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás e a Direção da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB). Estavam presentes a Professora e Diretora da FS Maria Fátima de Sousa e o Secretário de Saúde do Estado de Goiás, Leonardo Vilela, além da Professora e Coordenadora do Laboratório ECOS, Valéria Mendonça (DSC/ECOS/FS).
O encontro foi na Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, onde também estiveram a Superintendente de Politica de Atenção Integral à Saúde, Evanilde Fernandes Costa Gomides e Irani Ribeiro de Moura, Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, ambas do Estado de Goiás. Participaram ainda, a Professora Mª da Glória Lima (ENF/FS), o Profº Claudio Lorenzo (DSC/FS), a MSc Elizabeth Alves (ECOS/FS) e Maria Inês do projeto Conecta SUS.
Além da formalização do contrato foi realizada também uma apresentação para a direção da FS sobre o Conecta SUS, em que ficou acordado que a FS/UnB vai receber o kit do projeto. Os envolvidos esperam que a parceria renda bons frutos a partir daí, a exemplo de como está acontecendo o Curso de Capacitação do Processo de Trabalho de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes De Combate às Endemias (ACE), que já vai para a 5ª turma e tem a estimativa de que oito mil agentes participem.

 

ECOS DO QUE FAZEMOS



"DE QUE ALIMENTAÇÃO ESTAMOS FALANDO? A SAÚDE NA MÍDIA"
 
Esse é o tema do Projeto de Pesquisa da integrante do Laboratório ECOS, Andressa Campos, junto ao Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (ProIC/CNPq/UnB). Andressa explica que a análise das informações será feita por meio de análise de conteúdo, verificando se o que a imprensa popular diz sobre alimentação é favorável, desfavorável ou neutro em relação à saúde. 
A estudante afirma que a alimentação saudável não deve ser reduzida ao controle de calorias, pois envolve fatores culturais, econômicos e sociais. Devem-se, então, considerar não só as vozes autorizadas sobre a promoção da saúde, mas também as formas de se comunicar a alimentação saudável, como ocorre, por exemplo, através dos meios de comunicação, que podem e devem ampliar o acesso das pessoas ao SUS. Ela também busca possibilitar clareza e entendimento quanto aos conteúdos publicados pelos jornais populares sobre o tema da alimentação, desmistificando o processo de construção da notícia e proporcionando a integração entre a Promoção da Saúde e a imprensa, como estratégia fundamental do processo comunicativo em saúde. O trabalho contribui com a linha de pesquisa e atuação do ECOS e foi orientado pela coordenadora do Laboratório, Valéria Mendonça.

 

NOTÍCIAS



LANÇAMENTO DO LIVRO MEDIAÇÕES COMUNICATIVAS DA SAÚDE
 

No dia 19 de Setembro, a partir das 18 horas, na Lapa – RJ, ocorrerá o lançamento do livro Mediações comunicações da saúde, organizado por Igor Sacramento e pela editora Multifoco. A coordenadora do Laboratório ECOS, Valéria Mendonça, contribuiu com o capítulo: "Fala, Agente! Saberes e práticas comunicacionais nos territórios de atuação", juntamente com as professoras Grasiela de Sousa Pereira, Mariella S. de Oliveira Costa e Maria Fátima de Sousa. Igor Sacramento é pesquisador em Saúde Pública, editor associado da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (RECIIS), coordenador do Curso de Especialização em Comunicação e Saúde (C & S), além de professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICSA).
 

 
SEMANA UNIVERSITÁRIA UNB
 
O Laboratório ECOS participará da Semana Universitária da UnB, que acontecerá entre 22 e 27 de Outubro com o tema Ciência, Ousadia e Integração Social: Conhecimento, Democracia e Resistência”. O Laboratório vai contribuir com as oficinas de Lambe Lambe, de Educação, Informação e Comunicação para uma Nutrição Saudável e de Produção de Conteúdos com Escolares, esta última realizada pela equipe da  Rádio Web Saúde. As oficinas serão promovidas na FS e o ECOS ainda proporcionará o curso de Revisão Sistemática Mediada por Tecnologias. Participe!
 

Aprovada PLC 56/2017 que regulamenta as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias

O novo Projeto de Lei PLC 56/2017 altera a Lei nº 11.350, de 2006, para dispor sobre a reformulação das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada e a indenização de transporte dos profissionais Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
A iniciativa do projeto foi do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), mas o texto aprovado na Câmara foi o substitutivo do deputado Valtenir Pereira (PMDB-MT). Na CAS, a senadora Marta Suplicy também apresentou alterações com nove emendas.
Uma das novidades foi a explicitação das ações dos agentes com a incorporação de atividades como aferição da pressão arterial e da glicemia capilar, aplicação de vacinas e a possibilidade de fazer curativos. Leia mais.

 

EDITAIS



INSCRIÇÕES PRORROGADAS - ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO NO ECOS

 

O Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em saúde (ECOS) e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), informam que foram PRORROGADAS as inscrições para seleção de bolsista de estágio em pós-doutorado. O Projeto é o ARBOCONTROL - Arbovírus dengue, zika e chikungunya que compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes aegypti - moléculas do Brasil e do Mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação. As inscrições poderão ser feitas pelo endereço eletrônico comsaude@unb.br, para onde deverão ser enviados os documentos exigidos, ou pessoalmente na UnB/FS até o dia 25 de Setembro. Participe!
 

EVENTOS



XVI SECOMUNICA 2017


QUANDO: 18 a 22/09/2017

ONDE: Universidade Católica de Brasília – UCB
DETALHES:
 secomunica


 



Seminário “Scopus: Critérios para Indexação de Revistas”

QUANDO: 26/09/2017, a partir das 14h
ONDE:  Cidade Universitária – Butantã – SP
DETALHES:
 Sistema Integrado de Bibliotecas da USP 

 


 

SEMINÁRIO DO ICHS – Humanidades em Contexto: desafios contemporâneos
QUANDO: 9 a 11/10/2017

ONDE: Universidade Federal de Mato Grosso
DETALHES:
 
UFMT

 



Confira também o boletim do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade - LAISS.