PESQUISADORA DO ECOS VOLTA DA PHILADELPHIA
 

A mestranda em Saúde Coletiva, integrante do Laboratório ECOS e bolsista de pesquisa do Observatório da Política de Saúde LGBT do NESP, Alana Dantas Barros, embarcou no último final de semana para Philadelphia – EUA, onde apresentou sua tese intitulada como: “The perception of brazilian transgender people about the relationship between voice and social interactions”. O trabalho foi apresentado no simpósio Graduate Student Research Symposium in Transgender Health (WPATH), para estudantes de pós-graduação, na 16th Philadelphia Trans Health Conference (PTHC), organizada pelo Mazzoni Center

 


ECOS DO QUE FAZEMOS



DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE SAÚDE COLETIVA E SAÚDE PÚBLICA NA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

 
Este foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde, do sanitarista Sete Nunes, que contou com a orientação da Profa. Dra. Valéria Mendonça, coordenadora do Laboratório ECOS. Se trata de uma pesquisa quali-quantitativa que objetivou revelar o que pensam os discentes da UnB e da USP sobre o que é Saúde Pública e Saúde Coletiva, a fim de caracterizar e comparar o perfil dos discentes da UnB e da USP, explica Sete. Assim, os resultados da monografia demonstraram que os discentes associam à saúde pública os processos estatais, principalmente “controle e gestão” e a Saúde Coletiva é associada aos processos sociais e aos determinantes da saúde e ainda, que a Saúde Pública tradicional, fundada nos valores Positivistas e que se impõe como função do estado e como autoridade sanitária, encontra-se superada pelo novo padrão. 

NOTÍCIAS


MAIS UMA PARCERIA COM O ECOS

 
O Grupo de Estudos em Revisões Sistemáticas, do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB), reuniu-se nesta segunda-feira, 04, para discutir o Curso de Capacitação em Revisões Sistemáticas Mediadas por Tecnologias, que será ofertado em Brasília, em Outubro de 2017. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o ECOS/NESP e a Profa. Dra. Andréia Drummond, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuris (UFVJM), que ministrará o curso. Os pesquisadores, que trabalham com essa metodologia há cerca de um ano, vêm buscando conhecer a produção científica brasileira sobre os temas dos observatórios de equidade que integram a Rede. LEIA MAIS.
 

LIVRO DA COORDENADORA DO LABORATÓRIO ECOS, ANA VALÉRIA M. MENDONÇA, PASSA POR RECENSÃO
 

O trabalho intitulado: Informação e comunicação para inclusão digital -análise do Programa GESAC: Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão, pela Editora do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, de 2008, passou por recensão elaborada por Benedito Medeiros Neto, Consultor de Inclusão Digital - Programa GESAC.

O Consultor explica, que o livro da coordenadora do Laboratório ECOS, Ana Valéria M. Mendonça, aprofunda a questão da apropriação das tecnologias pelo cidadão, usuário de programa de inclusão digital e trata da construção dos conteúdos pelas comunidades. Destacou ainda: “As redes sociais resultantes do processo de inclusão digital são o principal foco do trabalho. Obras como essa assumem um valor estratégico e devem ser pesquisadas em seus instrumentos de acompanhamento e avaliação. O estudo deve ser utilizado ou explorado na sua aplicabilidade para inclusão digital, notadamente no GESAC, coordenado pelo Ministério das Comunicações, que tem por objetivo promover a inclusão digital em todo território nacional.”.  Leia mais. 

 

EDITAIS



INSCRIÇÕES PRORROGADAS - ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO NO ECOS

 

O Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em saúde (ECOS) e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), informam que foram PRORROGADAS as inscrições para seleção de bolsista de estágio em pós-doutorado. O Projeto é o ARBOCONTROL - Arbovírus dengue, zika e chikungunya que compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes aegypti - moléculas do Brasil e do Mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação. As inscrições poderão ser feitas pelo endereço eletrônico comsaude@unb.br, para onde deverão ser enviados os documentos exigidos, ou pessoalmente na UnB/FS até o dia 25 de Setembro. Participe!


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GRATUITO EM FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM SAÚDE


Estão abertas as inscrições para admissão ao Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde (CEFES), gratuito, na modalidade de educação à distância de profissionais graduados em: Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional. Serão oferecidas 300 vagas divididas em turmas de 75 alunos distribuídas em cada um dos quatro Pólos Municipais de Apoio Presencial de Educação Superior da Universidade Aberta do Brasil – UAB. Confira aqui o edital.
 

EVENTOS



PEER REVIEW WEEK 2017

QUANDO:  11 a 17/09/2017
DETALHES: Peer Review Week 2017


 



CICLO DE ESTUDOS DA SVS

A 1ª sessão do Ciclo de Estudos da SVS (Secretaria de Vigilância Sanitária) de 2017 terá como tema "Infecção por vírus Zika e casos de Síndrome de Guillain Barré (SGB) - desafios para a vigilância e serviços de saúde do SUS".  O interessante é que a sessão será transmitida em tempo real! Basta acessar o link na data e horário marcado. E se quiser fazer perguntas, será por meio do aplicativo WhatsApp: 61- 99662-9808 ou do email: ciclodeestudos.svs@saude.gov.br. Participe!


QUANDO: 15/09/2017,
ONDE: Auditório do Ed. PO 700
DETALHES:
Portal da Saúde

 

 


XVI SECOMUNICA 2017


QUANDO: 18 a 22/09/2017

ONDE: Universidade Católica de Brasília – UCB
DETALHES:
 secomunica


 


SEMINÁRIO DO ICHS – Humanidades em Contexto: desafios contemporâneos
QUANDO: 9 a 11/10/2017

ONDE: Universidade Federal de Mato Grosso
DETALHES: 
UFMT

 


Confira também o boletim do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade - LAISS.