View this email in your browser

Produção ECOS



DE QUE SUS ESTAMOS FALANDO? UM OLHAR SOBRE AS PERCEPÇÕES DA MÍDIA IMPRESSA DO DISTRITO FEDERAL, NO ANO DE 2016

 
Este foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde, da sanitarista Rianna Carvalho Moraes, ex-estagiária do ECOS. Ela teve orientação da Profa. Dra. Valéria Mendonça, e foi co-orientada pela Dra. Mariella Oliveira. “Algumas produções midiáticas descontextualizadas podem influenciar diretamente na construção da realidade e constituição simbólica do SUS, produzindo sentidos de não pertença e não atuando no engajamento da sociedade em relação a seus direitos”, explica Rianna. Assim, o objetivo do trabalho foi analisar o conteúdo existente sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), no ano de 2016, no jornal de maior circulação no Distrito Federal, o Correio Braziliense. Os achados apontaram para o desconhecimento, por parte dos profissionais da comunicação, da abrangência e da real dimensão do SUS, enquanto uma forte e importante política pública de saúde. Participaram da banca examinadora, a Profa. Dra. Larissa Grandi (FCE) e Prof. Dr. Edu Turte-Cavadinha (ECOS/FS/UnB).
 

ECOS do que fazemos



Iniciação Científica - PROIC

 

A bolsista do Programa de Iniciação Científica (PROIC), Bianca Mendes Araújo (DSC / FS), escreveu o trabalho "De que alimentação estamos falando? Desenvolvimento de plataforma web para coleta de dados sobre a saúde na imprensa ", e contou com a orientação da Profa. Dra. Valéria Mendonça e co-orientação da Dra. Mariella Oliveira.
Entre os objetivos do estudo, a autora traz a pretensão de contribuir no desenvolvimento web de formulário para coleta de dados da análise de conteúdo, possibilitando aos estudantes clareza e entendimento quanto aos conteúdos publicados pelos jornais populares, sobre o tema da alimentação, e ainda, desmistificar o processo de construção da notícia, proporcionando integração entre a Promoção da Saúde e a imprensa, estratégia fundamental para a publicização das políticas e serviços de saúde no país e o estabelecimento de novos perfis de mediadores, especificamente neste processo comunicacional.
 


RÁDIO​ ​WEB​ ​NAS​ ​ESCOLAS: Vivências em Educação Popular na Escola CEF 05 do Paranoá

 
Relatório apresenta vivência e experiências de alunos de graduação do projeto de extensão Rádio Web Saúde nas Escolas (ECOS/DSC/FS/UnB), desenvolvido em parceria com Centro de Ensino Fundamental 05, do Paranoá. Os extensionistas Marina Pissurno do Nascimento, William Dalton Gonçalves Goellner e Raul Ysdyxyam Ferreira Santos, explicam que o trabalho foi realizado com base nos preceitos de Paulo Freire, comunicação em saúde e promoção da saúde. Trata-se de uma iniciativa fruto de uma análise sensível da atualidade da região administrativa do Paranoá. As experiências ocorreram entre o segundo semestre de 2016 até o primeiro semestre de 2017, sob a orientação da Profa.  Dra. Valéria Mendonça.
O projeto Rádio Web Saúde UnB foi implantado em 2011, como estratégia de comunicação moderada por tecnologias e mediadora dos processos comunicacionais aplicados aos estudos dirigidos de comunicação em saúde. A partir do modelo de muitos para muitos, tendo a web como canal de comunicação dialógico, a RWS registra eventos e experiências exitosas do Sistema Único de Saúde através de entrevistas, oficinas e  transmissão em tempo real de vídeos e rádio, todos com temas relacionados à saúde.
A iniciativa tem sido motivada pela participação voluntária de estudantes, em convergência aos estímulos didáticos, técnicos, conceituais e metodológicos no sentido de estabelecer cenários de produção de conhecimento em saúde, com foco no exercício da cidadania, na democratização da comunicação e no acesso à informação de saúde, especificamente. Mais de 20 estudantes já passaram pela experiência da RWS que é um dos Projetos e Programas de Extensão de Ação Contínua (PEAC) da UnB.

 

NOTÍCIAS


 

Relatório anual COAR – Confederação de Repositórios de Acesso Aberto

 
O informe anual da Confederação de Repositórios de Acesso Aberto – COAR – de 2017 apresenta a parceria com novas instituições de países como o Brasil e Peru. Confira o relatório completo, em inglês, aqui

Parceria com o LAISS

Firmada mais uma parceria, dessa vez nacional, com o LAISS - Laboratório Internet, Saúde e Sociedade, coordenado pelo professor André Pereira Neto, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública, onde coordena o Laboratório, o qual é vinculado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval de Faria (CSEGSF). Nosso boletim também estará disponível nas próximas edições do LAISS, a fim de fortalecer a área de informação, educação e comunicação em saúde, mediada por tecnologias.
 

EDITAIS



INSCRIÇÕES PRORROGADAS - ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO NO ECOS

 
O Laboratório de Educação, Informação e Comunicação Social (Laboratório de Educação) e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), informam que foram PRORROGADAS as inscrições para seleção de bolsista de estágio em pós-doutorado. O Projeto é o ARBOCONTROL - Arbovírus dengue, zika e chikungunya que compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes aegypti - moléculas do Brasil e do Mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação. As inscrições poderão ser feitas pelo endereço eletrônico comsaude@unb.br, para onde deverão ser enviados os documentos exigidos, ou pessoalmente na UnB/FS até o dia 25 de Setembro. Participe!

EVENTOS



16th Philadelphia Trans Health Conference – PTHC

QUANDO: 7 a 9/09/2017
ONDE: Mazzoni Center , Philadelphia - EUA
REALIZAÇÃO: WPATH
DETALHES: Mazzoni Center


CICLO DE ESTUDOS DA SVS
 

A 1ª sessão do Ciclo de Estudos da SVS (Secretaria de Vigilância Sanitária) de 2017 terá como tema "Infecção por vírus Zika e casos de Síndrome de Guillain Barré (SGB) - desafios para a vigilância e serviços de saúde do SUS".  O interessante é que a sessão será transmitida em tempo real! Basta acessar o link na data e horário marcado. E se quiser fazer perguntas, será por meio do aplicativo WhatsApp: 61- 99662-9808 ou do email: ciclodeestudos.svs@saude.gov.br. Participe!


QUANDO: 15/09/2017,
ONDE: no auditório do Ed. PO 700 (1º Subsolo).
DETALHES: portalsaude

 

 



XVI SECOMUNICA 2017

QUANDO: 18 a 22/09/2017

ONDE: Universidade Católica de Brasília – UCB

REALIZAÇÃO: Universidade Católica de Brasília – UCB