View this email in your browser

Estágio de Pós-Doutorado no ECOS

 
O Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (Lab ECOS) e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), informam que estão abertas as inscrições para seleção de bolsista de estágio em pós-doutorado. O Projeto é o ARBOCONTROL - Arbovírus dengue, zika e chikungunya que compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes aegypti - moléculas do Brasil e do Mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação. 
Confira o edital

 

 NOTÍCIAS


Lançamento do livro "Mediações comunicativas da saúde"
 
No próximo dia 19 de Setembro, a partir das 18 horas, na Lapa - RJ ocorrerá o lançamento do livro: "Mediações comunicações da saúde", organizado por Igor Sacramento e pela editora Multifoco. Igor Sacramento é pesquisador em Saúde Pública, editor associado da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde - RECIIS, coordenador do curso de Especialização em Comunicação e Saúde - C & S, além de professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICSA. A coordenadora do Laboratório ECOS, Valéria Mendonça, contribuiu com o capítulo: "Fala, Agente! Saberes e práticas comunicacionais nos territórios de atuação", juntamente com as professoras: Grasiela de Sousa Pereira, Mariella S. de Oliveira Costa e Maria Fátima de Sousa.
 
Pesquisadora do ECOS se prepara para defender Mestrado

A fonoaudióloga mestranda Alana Dantas Barros, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e pesquisadora vinculada ao Observatório de Saúde da População LGBT do NESP, realizará a defesa de sua dissertação, intitulada "A RELAÇÃO ENTRE A VOZ E EXPRESSÃO DE GÊNERO: A PERCEPÇÃO DE PESSOAS TRANSEXUAIS.”. O trabalho é composto por entrevistas realizadas com homens trans e mulheres transexuais de todo o Brasil. A banca examinadora contará com a presidência da professora Valéria Mendonça, bem como com os professores Cláudio Fortes Garcia Lorenzo (UnB), Rodrigo Dornelas do Carmo (UFS) e Edu Turte Cavadinha (NESP/UnB).

QUANDO: 03/10/2017, às 16h.
ONDE: Sala Interna da FS / UnB.


                           Curso de Capacitação do Processo de Trabalho de ACS e ACE
 
O Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinarares da Universidade de Brasília (NESP/Ceam /UnB) iniciou no último dia 19 de agosto o Curso de Capacitação do Processo de Trabalho de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes De Combate às Endemias (ACE) do Estado de Goiás. Os colaboradores do Laboratório ECOS Donizete Moreira, Elizabeth Alves de Jesus, João Paulo Fernandes da Silva e Natália Fernandes realizaram três oficinas de Inclusão Digital para 96 ​​agentes no município de Goianésia, uma experiência realizada no Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (ITEGO).
Os agentes foram divididos em 3 turmas com aproximadamente 32 alunos por sala, sendo que o intuito do evento foi de criar e incentivar o uso das tecnologias de informação como computador, notebook e celular (smartphone), no processo de ensino e aprendizagem.
Assim, com esse objetivo de que o desempenho dos agentes seja eficiente durante o curso, a oficina se dividiu em dois momentos, em que o primeiro foi sobre o conhecimento das máquinas e manuseio dos equipamentos tecnológicos e o segundo, sobre o acesso à plataforma do curso. No próximo dia 25 de agosto o curso continua, agora com a realização da capacitação na regional Nordeste I, em Campos Belos - GO.

 

EDITAIS


Estão abertas as inscrições para o XIV Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS, em Porto Alegre. 
O tema desta edição é "Mídias em Transformação: Intermídia, Transmídia, Crossmídia.". Entre os conferencistas estão Lars Elleström da Universidade de Linnaeus (Suécia) e Derrick de Kerckhove da Universidade de Toronto (Canadá). 
A submissão de trabalhos para apresentação nos GT pode ser feita até 28/08 e não acarreta pagamento antecipado. Consulte o regulamento.



LILACS Brasil 2017 abre inscrições para o Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos.
Estão abertas as inscrições para submissão de periódicos brasileiros para indexação na LILACS até 31 de agosto.


 
 

 EVENTOS


Lançamento da Nova Plataforma do Atlas da Vulnerabilidade Social
QUANDO: 23/08/2017
ONDE: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
REALIZAÇÃO: IPEA




XIV Congresso da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Alaic)
QUANDO: 30/07/2018 a 01/08/2018 
ONDE: Universidade de costa Rica