CONFRATERNIZAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - UnB
        

 

Na última quinta, dia 14/12, as Profas. Dras. Maria Fátima de Sousa e Karin Eleonora Sávio de Oliveira, da direção da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB), abriram a confraternização de final de ano (foto1, acima). Os funcionários que apoiam na manutenção da faculdade, juntamente com seus filhos, além dos técnicos, professores e estagiários, compartilharam um café da manhã a fim de celebrar o ano de 2017 e o ano que está chegando. A equipe do ECOS apoiou a organização do evento (foto2, acima) e juntamente com outros parceiros ofereceram atividades para as crianças, Oficina de saúde bucal (Parceria com o Professor Laudmar Alves de Oliveria, Dep. Odontologia), Oficina de Alimentação saudável (Parceria com a Ivana Aragão Lira Vasconcelos, Dep. Nutrição), além de pintura de rosto (foto abaixo) e brincadeiras. A professora Moema da Silva Borges, Dep. enfermagem, coordenou a atividade da Árvore da Gratidão, onde as pessoas escreveram seus agradecimentos e depois essas mensagens foram plantadas juntamente com um Ipê nos jardins da FS (foto ao lado). Confira mais fotos na página do ComunicaFS.



CONFRATERNIZATION OF THE FACULTY OF HEALTH SCIENCES -UnB

On the last Thursday, 14/12, Profas. Dras. Maria Fátima de Sousa and Karin Eleonora Sávio de Oliveira, from the direction of the Faculty of Health Sciences of the University of Brasilia (FS / UnB), opened the end of year fraternization (photo1, above). Employees who support the maintenance of the college, along with their children, in addition to the technicians, teachers and trainees, shared a breakfast to celebrate the year 2017 and the coming year. The ECOS team supported the organization of the event (photo2, above) and together with other partners offered activities for children, Oral Health Workshop (Partnership with Professor Laudmar Alves de Oliveria, Dentistry Department), Healthy Eating Workshop (Partnership with Ivana Aragão Lira Vasconcelos, Dep. Nutrition), as well as face painting (photo beside) and jokes . Professor Moema da Silva Borges, Department of Nursing, coordinated the activity of the Tree of Gratitude, where the people wrote their thanks and later these messages were planted together with a Ipê in the FS gardens (photo 3, above). Check out more photos on the ComunicaFS page.

 


NOTÍCIAS


GESTOR SE PREPARA PARA DEFENDER TESE DE DOUTORADO
 
Na próxima quarta, Antônio Carlos Figueiredo Nardi vai defender sua tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB). O gestor possui graduação em Odontologia pela Universidade de Marília e mestrado em Saúde Coletiva pela UnB e já foi condecorado com a Medalha Gilson Carvalho devido à sua atuação como presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/PB). Além disso foi premiado devido a sua gestão e é membro titular da Comissão Intergestores Tripartite, membro titular da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, bem como  diretor financeiro do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Paraná. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Maria Fátima de Sousa, diretora da faculdade e parceira do ECOS e contribui com a linha de pesquisa do Laboratório. A banca examinadora contará com a presença da professora e coordenadora do Laboratório ECOS, Profa. Dra. Valéria Mendonça. Na ocasião também estará presente a Profa. Dra. Lise Renaud, parceira do Laboratório ECOS, por meio do Centre de recherche sur la communication et la santé (ComSanté), da Université du Québec à Montréal (UQAM).  
Compareça! A apresentação será dia 20 de dezembro, a partir das 15 horas, na sala de Webconferência da FS/UnB.
     

SOCIAL MEDIA IN EMERGENT BRAZIL

Esse é o título do primeiro estudo sobre como a classe C do Brasl usa as mídias sociais. Escrita pelo antropólogo Juliano Spyer, que criou e geriu projetos de mídias sociais na América Latina e publicou, entre outros, o primeiro livro brasileiro sobre mídias sociais, a publicação é resultado de quatro anos de pesquisas, que fazem parte do projeto Why We Post, estudo comparativo feito pelo Departamento de Antropologia da University College London. Foi lançado pela UCL Press, que é a maior editora do Reino Unido a incorporar o open access a seu modelo de negócios. Isso significa que todo o seu catálogo pode ser comprado, mas também pode ser baixado em formato PDF gratuitamente, uma inovação que encoraja a difusão do conhecimento. Com o intuito de divulgar trabalh  os, pesquisas e eventos relacionados à Comunicação em Saúde e a fim de valorizar o conhecimento e o compartilhamento de saberes individuais e coletivos na promoção e produção da comunicação em saúde, o ECOS divulga esse trabalho que examina o motivo da fascinação improvável do brasileiro pobre que  mesmo com menos recursos financia sua própria inclusão digital, com jovens tomando a frente de criar perfis e ensinar seus pais, tios e avós a usarem serviços como Facebook e WhatsApp, além do fenômenos das lan-houses.
Social Media in Emergent Brazil está sendo traduzido para o português, mas é possível conferir a versão gratuita em inglês, falar com o autor e conferir vídeos da pesquisa no Brasil.

Fonte: Medium
 


EDITAIS

 
Edição especial da Revista Pan-Americana de saúde pública

Revista Pan-Americana de Saúde Pública, publicada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), anuncia a chamada de artigos para a próxima edição especial intitulada Atenção Primária à Saúde nas Américas: 40 anos de Alma-Ata. Para orientar os autores na produção e submissão dos trabalhos, o comitê editorial definiu quatro tópicos fundamentais para a edição especial: estratégias e programas para reduzir as desigualdades em saúde e na atenção à saúde; aumento da capacidade de resposta no primeiro nível de atenção; liderança e governança e; organização da comunidade para promover o acesso universal à saúde e a cobertura universal de saúde. Serão aceitos artigos escritos em Português, Inglês e Espanhol. O prazo para submissão dos trabalhos encerra no dia 29 de dezembro de 2017. Participe!
 

Inscrições - IAMCR 2018

A conferência de 2018 da Associação Internacional para Pesquisa de Mídia e Comunicação - IAMCR 2018 vai ocorrer de 20 a 24 de junho de 2018, na Universidade de Oregon, EUA. O tema desse ano é Reimaginar a Sustentabilidade: Comunicação e Pesquisa de Mídia em um Mundo em Mudança. As inscrições serão recebidas de 9 de novembro de 2017 até em 31 de janeiro de 2018. Os convites são individuais, para apresentação de propostas das seções temáticas de 31 grupos de trabalho e podem ser em inglês, francês, português e espanhol. Participe!
 


EVENTOS


Convenção Internacional "Cuba Salud 2018"

QUANDO: 23 a 27/04/2018
ONDE: Havana, Cuba.  
DETALHES: convencionsalud2018


14º Congresso Internacional de Pesquisa Qualitativa
QUANDO: 16 a 19/05/2018
ONDE: Universidade de Illinois - EUA
DETALHES: Instituto Internacional de Investigação Qualitativa - IIQI



IAMCR 2018

QUANDO: 20 a 24/06/2018
ONDE: Universidade de Oregon
DETALHES: IAMCR

 


12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva 


QUANDO: 26 a 29/07/2018
ONDE: UERJ - Rio de Janeiro
DETALHES: 
ABRASCÃO


 


Confira também o boletim do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade - LAISS.

 

TODOS OS BOLETINS


Para entrar em contato com ECOS:
+55 61 3107-1820/  comsaude@unb.br
Campus Darcy Ribeiro, s/n - Gleba FS/FM - Sala CT 77/12, Asa Norte, Brasília – Brasil
CEP: 70.910-900.
 
Se não desejar receber mais nossos boletins, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.

Se precisar de mais informações envie-nos um email 
If you need more information send us an email