Com as medidas para prevenção ao Covid-19 e a orientação de isolamento social, a demanda por serviços de entregas tem aumentado. Desse modo, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres cadastrados em plataformas digitais de transporte de mercadorias e de passageiros estão sujeitos à exposição e vulneráveis à contaminação pelo coronavírus.

Em consideração à relevância social destes trabalhadores e à necessidade de garantir seus direitos, torna-se fundamental adotar medidas de proteção e redução dos riscos decorrentes dessa exposição. Os Laboratórios de Saúde do Trabalhador e Saúde Indígena e de Antropologia da Saúde e da Doença da Faculdade de Saúde da UnB coordenam duas iniciativas que visam este fim.

A primeira delas é uma pesquisa aprovada na chamada de Propostas e Ações de Pesquisa, Inovações e Extensão para Combate à Covid-19, intitulada “Saúde dos trabalhadores de delivery no contexto da pandemia do Coronavírus: revisão de escopo”. Além disso, também existe um grupo de pesquisa e extensão ligado à disciplina Saúde do Trabalhador e Ambiente, Saúde e Trabalho, com 12 estudantes que estão realizando ações de prevenção ao Covid-19 com trabalhadores delivery.

A ação conta com a atuação das professoras Graça Hoefel, Ximena Bermudez, Denise Severo, Jacinta Senna, Regina Futino e Janaina Sallas. Em parceria com o ECoS, os estudantes de Saúde Coletiva Bernardo de Souza e Rafaela de Souza organizaram uma live sobre o tema. Aqui estão algumas das recomendações e orientações:

>>> Os(as) trabalhadores(as) devem estar atentos(as) aos cuidados de higiene pessoal, utilizar máscaras de proteção e álcool em gel 70% nas mãos e em seus equipamentos como os celulares, capacetes, mochilas, motos, bicicletas, carros, máquinas de cartão e outros. Além disso, devem higienizar suas mãos com água e sabão sempre que possível.

>>> Ao realizarem as entregas das mercadorias é imprescindível evitar o contato físico direto com os clientes e o acesso a elevadores, escadas e outros locais de exposição. Quando não for possível, é importante a higienização pessoal nestes espaços. Ao retornarem às residências devem repetir os procedimentos de higienização antes de entrarem em casa, retirando calçados ainda na porta e limpando-os, assim como as roupas, imediatamente.

>>> As empresas que contratam esses(as) trabalhadores(as) devem fornecer orientações de cuidado e equipamentos de proteção como máscaras, álcool em gel a 70%, luvas descartáveis, bem como lavatórios com água corrente e sabão para cada entrega. Além disso, assegurar a remuneração integral e a permanência em quarentena aos que sejam grupo de risco.

<hr />

Texto: Ádria Albarado

Colaboração: Luana Dias

Atualização: Carolina Magalhães